Life&Style

Dieta restritiva? Saiba o que acontece com o corpo durante esta fase

Carboidratos, proteínas e até mesmo gordura são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo

Dieta restritiva

Não precisa procurar muito para encontrar por aí fórmulas ou receitas milagrosas que prometem um emagrecimento rápido e fácil. Em geral, a proposta dessas dietas, que estão se popularizando, é ingerir apenas determinado grupo de alimentos. Contudo, emagrecer rapidamente, sem acompanhamento e exercícios, é um risco para a saúde.  Especialmente quando falamos sobre a dieta restritiva.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) mostra que sete em cada dez brasileiros já tentaram perder peso por conta própria. Entre as práticas mais comuns estão a dieta restritiva, que retira da alimentação carboidratos ou proteínas, ou as mais radicais, como a dieta líquida e o jejum intermitente.

Todas essas opções são prejudiciais para a saúde, pois garantem resultados imediatos, mas não permanentes. Isso acontece porque o processo estimula a perda da massa muscular e da água, mas não da gordura. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos indivíduos que adotam dietas restritivas retornam ao peso anterior. 

Carboidratos, proteínas e até mesmo gordura são macronutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Dietas restritivas não só impedem o consumo de macronutrientes, como também provocam a insuficiência de micronutrientes, vitaminas e minerais – também essenciais para o organismo.

A falta de vitaminas, por exemplo, pode causar queda de cabelo, fragilidade nas unhas e ressecamento da pele, enquanto o déficit de nutrientes faz com que o metabolismo atue lentamente para não queimar energia, gerando dificuldades para dormir, dores de cabeça, desmaios, irritabilidade, fraqueza, tontura, alterações no ciclo menstrual e anemia.

Dietas restritivas podem ser responsáveis por danos muito mais severos à saúde. Alguns exemplos são o desenvolvimento de doenças como gota, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, cálculo biliar, doenças cardiovasculares e até mesmo danos neurológicos. 

A monotonia alimentar também pode desencadear transtornos alimentares após o período de restrição, como a anorexia e a bulimia, ou comportamentos compulsivos que provocam o ganho de peso, aumentando os níveis de colesterol e triglicérides. Isso sem falar na fragilização do sistema imunológico, que deve ser muito bem preservado, especialmente em tempos de pandemia. 

Se quem vive em busca de uma vida mais saudável precisa de suplementos como o whey protein e a creatina, a alternativa para emagrecer definitivamente não está na restrição de nutrientes. Não existem milagres para atingir o peso desejado com facilidade. A fórmula para perder peso com saúde e segurança é optar por uma alimentação balanceada e que contenha tudo o que o organismo precisa, além da prática de exercícios físicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *