Café da manhã traz benefícios à saúde física e mental

Confira alimentos indicados para consumir na sua alimentação matinal e incluir muitos benefícios à saúde física e mental

benefícios à saúde física e mental

Existem dois tipos de pessoas: as que não dispensam um belo café da manhã e as que pulam essa refeição, seja para dormir um pouco mais, pela agenda cheia ou até mesmo por falta de apetite. Se você faz parte do segundo grupo, confira algumas razões para nunca mais pular o café da manhã.

Controle do peso

Alimentar-se pela manhã promove a saciedade, o que evita exageros na próxima refeição e, consequentemente, um controle mais adequado do peso. Além disso, o café da manhã faz o metabolismo funcionar logo cedo, o que favorece a queima de calorias ao longo do dia. 

Evita o mal-estar e fornece mais energia

Permanecer em jejum depois de acordar pode causar sintomas que causam desconforto como tontura, dor de cabeça, náuseas, etc. É pela manhã que precisamos de mais energia, por isso uma boa alimentação matinal é essencial para manter a glicemia equilibrada e proporcionar a disposição necessária para a realização das atividades diárias.

Melhor concentração

Para obter mais benefícios à saúde física e mental, um bom desjejum fornece um suprimento estável de glicose ao cérebro, essencial para manter um bom desempenho mental pela manhã e aumentar a capacidade de concentração, favorecendo o rendimento no trabalho e nos estudos

Menos riscos de doenças 

Hipoglicemia, hipotensão e diabetes são algumas doenças que podem ser evitadas ao manter uma dieta saudável, que inclui tomar café da manhã diariamente. Além disso, a refeição  aprimora o metabolismo das gorduras, reduzindo o colesterol LDL ruim e a taxa de triglicérides no sangue. 

Bom humor

O mau humor matinal é mais comum em pessoas que costumam pular o cafezinho, sabia? Isso porque consumir nutrientes pela manhã favorece a liberação de serotonina (conhecido popularmente como o hormônio da felicidade), o que faz você se sentir mais feliz. 

O que comer para começar o dia 

A menos que você esteja na faculdade de nutrição ou seja da área da saúde, é muito comum ter dúvidas sobre o que comer no café da manhã. Para te ajudar a ter uma boa refeição matinal, são excelentes opções de alimentos:

Ovos: São ricos em proteínas e vitaminas. Por ter um bom valor proteico, ajudam a saciar a fome e reduzir a ingestão de calorias nas refeições posteriores. Além disso, possuem triptofano, ideal para a sintetização da serotonina. 

Frutas: São fontes de nutrientes e fibras, por isso as frutas ajudam o sistema digestivo a trabalhar melhor. 

Castanhas, nozes e grãos: As oleaginosas ajudam a controlar o apetite e liberam sua energia aos poucos. Castanhas, por exemplo, são uma excelente fonte de proteínas, gorduras boas e fibras, além de vitaminas e minerais.

Pães: Há opções que podem ser consumidas sem receio, e a dica é optar pelo pão branco, que fornece energia de forma mais rápida, ou pelo pão integral, que contribui para a saciedade e auxilia o trânsito intestinal. 

Leites e derivados: O próprio leite e os queijos brancos, como minas, ricota e mussarela light, são excelentes alimentos para consumir pela manhã. Algumas pesquisas sugerem que a mistura de nutrientes encontrados no leite, como cálcio e proteína, pode melhorar a capacidade do corpo de queimar gordura.

1 Comentário

  1. Pingback: Café da manhã traz benefícios à saúde física e mental - Clínica Estética em Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *