Viagem de verão: os cuidados com a pele antes e após os dias de sol

Apesar de ser mais do que recomendado tirar um período de descanso nesta época do ano, é preciso tomar cuidados para aproveitar o sol de maneira segura

Viagem de verão

Todo mundo espera pela hora de aproveitar o verão: são planos de viagem, passeios e de experienciar ao máximo o período de sol e calor. Apesar de ser mais que recomendado tirar um momento de descanso nesta época, é preciso se atentar a alguns cuidados necessários para aproveitar o sol de maneira segura. Conheça a seguir algumas medidas para um verão mais saudável e sem riscos. 

Proteção solar

Talvez o item mais lembrado no momento de curtir o sol, o protetor solar é realmente indispensável, mas a proteção solar pode ir além do uso do filtro. Se atentar aos horários recomendados para se expor à radiação do sol, por exemplo, é uma medida que faz a diferença. O ideal é evitar a exposição direta entre 11h e 15h para aproveitar os benefícios da luz solar sem o risco de queimaduras.

A pele do rosto, uma das mais sensíveis do corpo, também precisa de atenção especial. O uso de chapéus ou bonés, por exemplo, pode ajudar na proteção a queimaduras nessa área e na prevenção ao surgimento de sardas ou pintas.

Micoses

Tanto o excesso de umidade, quanto o contato com a areia, por exemplo, podem ser causadores de micoses nos pés e nas unhas dos pés. Por isso, durante um dia na praia, é importante permanecer calçado de chinelos e lavar o corpo e os pés com água potável depois. A higienização do corpo após a praia é um fator importante para retirar impurezas da água do mar, resíduos de produtos para proteção solar, entre outros. 

Hidratação

Para evitar ressecamentos na pele e no cabelo após o contato com sol, areia, água do mar ou piscina, é recomendável manter a pele bastante hidratada na sua viagem de verão. Lembre-se sempre de adicionar à sua mala de viagens um hidratante potente para o corpo e o rosto, e utilizá-lo com o corpo e o rosto limpos, após o banho. Para um toque de frescor no seu dia de viagem, você pode deixar esses hidratantes por algum tempo na geladeira antes de utilizá-los. 

Para os cabelos, além de shampoo e condicionador de praxe, é recomendável utilizar um leave-in, para manter a hidratação e proteger o cabelo. Durante o dia de praia, também é recomendado usar protetores térmicos para os cabelos, que podem proteger também do frizz causado pela umidade.

Procedimentos estéticos e o verão

Antes de viajar, muita gente procura fazer procedimentos estéticos para sentir-se confortável aproveitando o descanso, mas alguns procedimentos exigem um cuidado especial com o sol. Depilação a laser, peeling e tatuagens, por exemplo, são exemplos de procedimentos que exigem distância do sol por um certo período. Por isso, se você costuma fazer algum tipo de procedimento recorrente, ou mesmo para se preparar para uma viagem, cheque se ele é recomendado para quem vai à praia. No caso da depilação feminina a laser, por exemplo, o mínimo recomendável é de 15 dias sem exposição solar após o procedimento.

Com cuidado, sua viagem de verão pode ser ainda mais deliciosa. Aproveite!

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *