SOS Petrópolis: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas da cidade

Diferentes entidades estão recolhendo donativos para as vítimas da tempestade de Petrópolis

SOS Petrópolis
SOS Petrópolis: Morro da Oficina – Foto: Marcos Serra Lima/g1

Mais uma vez nos deparamos com cenários desoladores que vira e mexe se repetem na Região Serrana do Rio de Janeiro. Desta vez a cidade afetada foi Petrópolis, que até o momento do fechamento desta matéria, contabilizava 130 mortos e mais de 220 desaparecidos. O número de desabrigados cresce a cada momento.

É justamente pensando neste grande número de pessoas, vítimas de todo esse horror, que nós do Portal Embarque na Viagem também nos unimos a tantas outras empresas, meios de comunicação, influenciadores, órgão públicos e privados, entre outros, para ajudar na divulgação sobre as mais variadas formas e locais que você poderá realizar sua doação. Note que garrafas de água mineral são a prioridade, já que o abastecimento foi comprometido em grande parte da cidade. Colchões, cobertores, material de limpeza e higiene pessoal, máscaras, álcool em gel, roupas e alimentos não perecíveis também estão sendo recolhidos.

A triste realidade é que três dias depois do temporal que matou centenas de pessoas em Petrópolis, moradores das áreas de risco enfrentam dificuldades para obter água e alimentos. Com os sistemas de fornecimento de água e energia comprometidos, eles têm que peregrinar em busca de doações que podem ou não vir.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta, permanece muito alta a possibilidade de ocorrência de eventos de movimentos de massa na Região Serrana do Rio, especialmente em Petrópolis.

Onde doar em Petrópolis

Por orientação da Diocese de Petrópolis, todas as paróquias da cidade estão recolhendo doações de roupas e material de higiene.

  • Centro de Cultura de Pedro do Rio
  • Centro de Defesa de Direitos Humanos, no Centro
  • Centro de Defesa dos Direitos Humanos: Rua Monsenhor Barcelar 400, Centro
  • Igreja Batista Atitude: Rua Quissamã, 777
  • Igreja Católica de São Francisco de Assis: Rua João Xavier, Moinho Preto
  • Igreja Lagoinha, no Quitandinha
  • Igreja Metodista Central, na subida da Rua Teresa
  • Igreja Missões Evangelística Vinde Amados Meus: Rua Bernardo de Vasconcelos 604 , Cascatinha.
  • Igreja Semeando Avivamento: Rua Dr. Thouzet 10, Quitandinha
  • OAB: Rua Marechal Deodoro 229, sobreloja, Centro
  • Pronto Socorro do Alto da Serra: Rua Teresa 1.839, Alto da Serra
  • Shopping Tarrafas, em Itaipava

Onde doar no Rio de Janeiro

Todos os batalhões da Polícia Militar e as bases do Segurança Presente estão reunindo donativos.

Também são bases as unidades da Faetec, do Cecierj, do Cederj e as escolas da Rede Ceja.

A Águas do Rio e a Prolagos, concessionárias de serviços de saneamento, recebem doações em 46 lojas em todo o RJ.

A Alerj recebe doações na Rua da Ajuda, 5, no Centro do Rio.

A Uerj arrecada doações, que podem ser entregues nos campi do Maracanã, São Gonçalo, Duque de Caxias, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende e Ilha Grande.

Dez Coordenadorias de Assistência Social (CAS) do Rio estão recebendo doações no Centro, Vila Isabel, Engenho Novo, Bonsucesso, Madureira, Irajá, Jacarepaguá, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

As estações de trens, barcas e metrô também montaram postos de recolhimento de doações.

Postos do Detran-RJ no estado também estão recebendo doações na sede no Centro, e nos postos de vistoria da Barra da Tijuca (Aerotown), Largo do Machado (Machado de Assis), Detran Acessível (Francisco Bicalho) e Duque de Caxias (posto de vistoria e Ciretran). 

A concessionária de energia Enel Distribuição Rio está apoiando as doações com postos de coleta nas lojas de Angra dos Reis, Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Rio das Ostras e São Gonçalo.

A Firjan criou uma campanha de solidariedade para atender empresas e população de Petrópolis. As empresas que quiserem participar podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9-9925-0363 ou pelo e-mail da campanha.

A Arquidiocese do Rio também está recebendo doações através da Cáritas Arquidiocesana do Rio, na conta 48500-4, agência 0814-1, do Bradesco.

A Câmara dos Vereadores, no Centro do Rio, também é um ponto de recebimento de doações.

O torneio Rio Open também está recolhendo doações. Aqueles que quiserem contribuir podem deixar roupas, alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene no stand da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer do Rio, no Leblon Boulevard. Tudo o que for arrecadado será encaminhado para o RioSolidário. A iniciativa montou uma base no Palácio Quitandinha em Petrópolis e fará a distribuição do material recolhido.

O RIOgaleão colocou à disposição algumas áreas do aeroporto para servir como pontos de doação para a região. A ação acontece em parceria com a “SOS Petrópolis – Uma chuva de solidariedade”, do RioSolidário. Ao todo, são dez pontos de coleta disponibilizados em todo o terminal para funcionários, comunidade aeroportuária, passageiros e sociedade em geral. Segundo o RioSolidário, a necessidade primordial neste momento são colchões, edredons e roupas de cama. Este será o foco das doações no RIOgaleão.

Além disso, a ONG reforça a importância da presença de voluntários em Petrópolis, no bairro Quitandinha. Mais informações pelo site da organização: http://www.riosolidario.org/fale-conosco/

Onde doar – RIOgaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim:  Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador

Terminal 2 – Balcão de Informações, localizado próximo ao Embarque Doméstico.

Terminal de Cargas – Na entrada do prédio administrativo.

As 353 lojas das Drogarias Pacheco do estado estão arrecadando itens de higiene, água, alimentos não perecíveis, agasalho e roupas para as vítimas da chuva de Petrópolis.

AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado também arrecadam doações de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.  Tudo o que for arrecado pelos três parques serão repassados ao INEA para que sejam enviados à cidade da região serrana do estado. Mas além de doações para os petropolitanos, os atrativos turísticos também estão recolhendo donativos para os animais. 

AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado estão arrecadando rações para cães e gatos, toalhas, caixas de transporte, coleiras, xampus para pets, curativos, antipulgas e medicamentos veterinários que serão destinados à ONG Rio Eco Pets que está cuidando da logística para enviar as doações à Petrópolis.  Onde doar:

AquaRio?? – Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)?? Horário de funcionamento:?De segunda à sexta, das 9h às 17h. Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h.  Informações: ?www.aquariomarinhodorio.com.br?? 

BioParque?do Rio?? – Parque da Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão?. Horário de funcionamento:?Diariamente, das 9h às 17h. ?Informações: ?www.bioparquedorio.com.br?? 

Centro de Visitantes Paineiras?? – Estrada das Paineiras, s/n?. Horário de funcionamento:?Diariamente, das 8h às 17h. ?? Informações: ?www.paineirascorcovado.com.br?? 

A Drogaria Venâncio também está recolhendo mantimentos nos seguintes endereços:

  • Av. Olegário Maciel, 188 – Barra da Tijuca
  • Rua Conde de Bonfim, 340 – Tijuca
  • Av. das Américas, 13400 – Recreio dos Bandeirantes
  • Rua Visconde de Pirajá, 477 – Ipanema
  • Av. Almirante Barroso, 63 – Centro do Rio de Janeiro
  • Rua Dias da Cruz, 110 – Méier
  • Av. Nossa Senhora de Copacabana, 791 – Copacabana
  • Av. Nilo Peçanha, 248 loja 252 – Centro de Duque de Caxias
  • Estrada União e Indústria, 10290 – Itaipava
  • Rua Dom Helder Câmara, 7371 – Abolição
  • Av. Nilo Peçanha 73 – Centro de Nova Iguaçu
  • Av. Professor Manoel de Abreu, 693 – Vila Isabel

O Procon-RJ está recolhendo doações de colchonetes, material de limpeza e de higiene pessoal e água na sede, no Centro do Rio, e nas unidades do Poupa Tempo de Bangu, na Zona Oeste, São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) disponibilizou pontos de arrecadação de donativos nos seguintes endereços:

Na sede da Emerj, da Abaterj e nos Fóruns da Capital – portarias das Lâminas 3, 4 e 5, do Palácio da Justiça, do Beco da Música, da Avenida Antônio Carlos e do Centro Administrativo da Praça XV.

Na Emerj, localizada na Rua Dom Manuel, nº 25, no Centro do Rio de Janeiro, as doações podem ser feitas no andar térreo, seguindo os protocolos de segurança em decorrência da Covid.

Quem preferir doar em dinheiro, três contas estão disponíveis, são elas:

  • Itaú: Agência 6002 C/C 07264-0
  • Bradesco: AG 6246 C/C 3030-9
  • PIX CNPJ Amaerj: 40.422.305/0001-06

A CCR ViaLagos arrecada doações na praça do pedágio, em Rio Bonito, e na base de atendimento do km 40, em Araruama.

A Cervejaria Noi promove uma edição extraordinária do seu Drive Thru Solidário, neste sábado (19). Quem doar três quilos de alimento não perecível ganhará um litro de chope Noi Bionda (pilsen). Cada carro pode fazer até três doações (seis quilos). A ação acontece em frente a fábrica da cervejaria, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, número 1964, em Itaipu, das 10h às 14h ou enquanto durarem o estoque de 500 litros de chope. Apenas carros e motos estão habilitados para participar do Drive Thru Solidário.

SOS Petrópolis
SOS Petrópolis: Carros deformados no leito de rio em Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo

Outros pontos de coleta:

  • ViaRio: postos nas bases de atendimento, ao lado da Praça de Pedágio
  • NovaDutra faz a coleta nas bases operacionais

A BR Marinas está coletando doações de roupas, material de higiene, alimentos não perecíveis e água, até dia 24, nas recepções das seguintes marina:

  • Marina da Glória (Zona Sul do Rio)
  • Marina de Búzios
  • Marina Itacuruçá
  • Mariana Verolme (Angra dos Reis)
  • Marina Piratas (Angra dos Reis)
  • Marina Ribeira (Angra dos Reis)
  • Marina Bracuhy (Angra dos Reis)
  • Marina Paraty

Zona Sul

  • Sede do Fluminense: Rua Álvaro Chaves 41 , em Laranjeiras
  • Sede do RioSolidário: Travessa Euricles de Matos 17, em Laranjeiras
  • Sede do Flamengo, na Gávea
  • Sede Náutica do Vasco, na Lagoa
  • Paróquia São José da Lagoa: Avenida Borges de Medeiros, nº 2.735
  • Botafogo Praia Shopping: Praia de Botafogo 400
  • Rio Design Leblon
  • Posto da PF no RioSul
  • Posto da PF no Shopping Leblon
  • Bossa Nova Mall – Aeroporto Santos Dumont
  • Escola Bom Tempo: R. Barão de Lucena, 103 – Botafogo
  • Colégio Ao Cubo: R. Bambina, 126 – Botafogo
  • Shopping Leblon: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon

Zona Norte

  • Estádio do Maracanã
  • Estádio Nilton Santos, no Portão 2, no Engenho de Dentro
  • Estádio de São Januário, em São Cristóvão
  • Prefeitura Universitária da UFRJ: Praça Jorge Machado Moreira 100, na Ilha do Fundão
  • Shopping Tijuca: Av. Maracanã 987, 1º piso e SAC (G2)
  • Norte Shopping: Av. Dom Hélder Câmara 5.474, Cachambi, Espaço Cliente, 2º piso
  • Shopping Nova América: Av. Pastor Martin Luther King Júnior 126 – Del Castilho
  • Madureira Shopping: Estr. do Portela, 222
  • Shopping Boulevard: Rua Barão de São Francisco 236 – Vila Isabel
  • Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão
  • Igreja Metodista de Vila Isabel: Boulevard 28 de Setembro, 400
  • Escola de Samba Em Cima da Hora: Rua Zeferino Costa 556, Cavalcanti
  • Mercadão de Madureira: Avenida Ministro Edgar Romero, 239
  • Escola de Samba Império Serrano: Avenida Ministro Edgar Romero 114 – Madureira
  • Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense: Rua Professor Lacê, 235 – Ramos
  • No domingo (20), o grupo de ciclismo Pedal do Maracanã recolhe donativos das 8h às 12h na Estátua do Bellini
  • Escola Sunny Days: R. Lopes da Cruz, 176 – Méier
  • Colégio Ao Cubo: Rua Professor Gabizo, 334
  • Colégio Matriz Educação: Rua dos Topázios, 375, Rocha Miranda
  • Escola de Samba União da Ilha do Governador: Estrada do Galeão 322 – Cacuia – Ilha do Governador

Centro e Zona Portuária

  • Câmara de Vereadores, na Cinelândia
  • Posto da PF no Santos Dumont
  • Sede da OAB: Avenida Marechal Câmara, 210
  • Sede da Ação da Cidadania: Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo
  • Sede da Cedae: Avenida Presidente Vargas, nº 2655
  • Sede da Seap, na torre da Central do Brasil
  • Sede da Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá
  • Sede da ACRJ: Rua Candelária, nº 9 – Centro – no hall de entrada, de 10h às 16h
  • Rodoviária Novo Rio: Avenida Francisco Bicalho 1, guichê da Única, no setor de embarque inferior – Santo Cristo

Zona Oeste

  • Rio Design Barra: Avenida das Américas, 7.777
  • Projeto social Brasil Sem Alergia em Realengo: Avenida Santa Cruz, 1.896
  • Escola de Samba Unidos de Padre Miguel: Rua Mesquita, 8
  • Barra Shopping: Avenida das Américas, 4.666, no SAC
  • New York City Center: Av. das Américas, 5.000 – Barra da Tijuca
  • Village Mall : Avenida das Américas, 4.666, no SAC – Barra da Tijuca
  • Park Shopping Campo Grande: Estrada do Monteiro, 1.200 – no Espaço Multi Conecta, no piso L2
  • Shopping Park Jacarepaguá: Estrada de Jacarepaguá, 6.069 – Anil – no SAC
  • Colégio Ao Cubo: Av. Rodolfo Amoedo, 333 – Barra da Tijuca
  • Colégio Matriz Educação: Rua Agrícola, 318, Bangu; Rua Padre Ventura, 200, Taquara; Rua Professor Gonçalves, 41, Campo Grande
  • O Grand Hyatt Rio de Janeiro – Avenida Lúcio Costa 9.600, Barra da Tijuca. Telefone: (21) 3797-1234
  • Universidade Castelo Branco: Avenida Santa Cruz, 1631- Realengo, das 9h às 18h de segunda a sexta e sábado até as 13h
  • Shopping Metropolitano Barra – Espaço Cliente, localizado no piso L2

Onde doar na Baixada Fluminense

  • Projeto social Brasil Sem Alergia em Duque de Caxias: Rua Conde de Porto Alegre, 155, bairro 25 de Agosto, e Praça da Mantiquira, em Xerém
  • Projeto social Brasil Sem Alergia em Nova Iguaçu: Rua Iracema Soares Junqueira, 224, Centro
  • Estação de Tratamento do Guandu: Rua Coqueiros, 142, Nova Iguaçu
  • Colégio Matriz Educação: Rua Professor Gonçalves, 41, Duque de Caxias; Rua Humberto Gentil Baroni, 189, Nova Iguaçu; Rua Coronel Henrique da Fonseca, 228, São João de Meriti

Onde doar em Niterói e São Gonçalo

  • Plaza Shopping Niterói: Rua XV de Novembro 8, Centro – SAC, 2º piso e entrada principal
  • Partage Shopping: Avenida Presidente Kennedy, 425 – Centro, São Gonçalo
  • Escola de Samba Porto da Pedra: Travessa João Silva, 84 – Porto da Pedra – São Gonçalo
  • Escola de Samba Acadêmicos do Sossego: Rua Reverendo Armando Ferreira – Mercado Popular do Largo da Batalha – Niterói – das 9h às 17

A Prefeitura de Niterói recolhe doações de água potável, material de higiene e limpeza, fraldas infantis e geriátricas, absorvente higiênicos, alimentos não-perecíveis e ração animal para cães e gatos nos seguintes endereços:

  • Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí
  • Caminho Niemeyer: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro
  • Shopping Itaipu Multicenter: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6.501 – Itaipu

Onde doar em Teresópolis

  • Cedae: Avenida Feliciano Sodré, 848, Várzea
  • Cultura Inglesa: Av. Lúcio Meira, 621 – Várzea

Onde doar para os animais

Há postos de recolhimentos de ração e água para os animais resgatados na tragédia da chuva em Petrópolis.

  • Shopping Tijuca: Avenida Maracanã, 987
  • Barra Shopping
  • Park Shopping Campo Grande
  • Plaza Shopping Niterói
  • Pontos da Prefeitura de Niterói (veja os endereços acima)

Veja aqui como obter informações sobre desaparecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *