Slow living: conheça o movimento contra a vida acelerada

Movimento incentiva pessoas a engajar no presente de forma mais apreciativa e proveitosa

Slow living

Cada dia é mais comum nos depararmos com a sensação de que não temos tempo para nada. Sejam compromissos profissionais ou afazeres domésticos, sentimos que nosso tempo nunca é o suficiente para encaixar todas as tarefas do dia.

Para se contrapor a esse estilo de vida, o slow living, ou slow life (vida sem pressa, em tradução livre), propõe a busca por uma maior qualidade de vida, elencando as prioridades no seu bem-estar. 

Criado nos anos 80, derivou de outro movimento chamado slow food, que é antagônico ao consumo desenfreado de fast food e luta pela valorização da comida nutritiva e consciente. Esse chamado para prestar atenção ao que estávamos consumindo na mesa se expandiu para outras áreas, como beleza, moda, consumo e também para o nosso modo de viver.

Em tempos de pandemia, amenizar o estresse e a agitação se torna ainda mais importante. Desacelerar, ouvir mais a voz interior e focar no que está acontecendo no momento é uma ótima ferramenta para se autodescobrir e entender as suas prioridades. É importante lembrar que o movimento é um estilo de vida, e não uma doutrina ou uma imposição. 

Apesar de parecer fácil se adaptar a esse modo de vida, não é fácil se desapegar de hábitos passados. Até hoje associamos, erroneamente, uma vida acelerada, cheia de afazeres e compromissos de trabalho, com sucesso, e isso impacta muito na forma que distribuímos nossas tarefas e priorizamos nosso descanso e nossa saúde. Compreender que o bem-estar e a calmaria são direitos, e não privilégios, já é um bom primeiro passo. 

Separamos algumas dicas para você entender mais sobre como colocar esse estilo de vida em prática. 

Dicas para desacelerar 

Seja consciente e valorize o seu tempo. Se você está matriculada em um curso de administração, aula de pilates ou formação de culinária, por exemplo, aproveite ao máximo o período do seu dia reservado ao aprendizado e à interação social. Quando você “desliga” os ruídos e as preocupações externas, é muito mais fácil se concentrar nas atividades que serão realizadas. Priorize o que faz sentido e tem propósito na sua vida. 

Existem atividades e compromissos que são essenciais e não podem ser adiados ou evitados, mas lembre-se de priorizar sempre encontros que te façam bem e sejam proveitosos para você. 

Para dar mais valor ao presente, também evite comparações com o passado. Respeite o seu ritmo e aprenda a esperar. Isso é essencial para aproveitar os ensinamentos e as vivências que sua jornada única te dá. 

E, por fim, reduza o tempo online. O imediatismo das redes atrapalha muito qualquer processo de tentativa de apreciação. Tire um tempo do dia, principalmente antes de ir para a cama, desligue a internet e se permita ficar desconectado. Não veja isso como uma pausa para poder voltar a rolar pela timeline mais tarde, mas como um momento de conexão com si mesma, reflexão e silêncio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *