Descubra Portugal

Hospedagem em Coimbra com História e Sofisticação

Em minha passagem por Coimbra a cidade que transpira história e cultura, tive a oportunidade de me hospedar em um lugar, que a meu ver, é uma das melhores opções na hotelaria local. Não digo isso só pelo fato de ter muito conforto, requinte e qualidade de atendimento acessível, mas principalmente pela oportunidade de estar em um lugar que assim como Coimbra de uma forma geral, respira história também. Estou falando do Quinta das Lágrimas Palace, um verdadeiro retiro de conforto em um palácio do século XVIII por onde passaram Reis e Imperadores e mais recentemente presidentes do Brasil. Um verdadeiro hotel-monumento. Veja um pouco mais de minha hospedagem em Coimbra.

Quinta das lágrimas

Com instalações extremamente confortáveis, hoje o hotel é membro da cadeia Relais & Châteaux, que reúne os mais belos hotéis de charme e os melhores restaurantes do mundo. E para as pessoas que buscam paz e tranquilidade, o Bamboo Garden Spa é um espaço dedicado ao relaxamento com terapias completas para promover o bem estar. O hotel conta com mais de um estilo arquitetônico devido a várias reformas que sofreu ao longo do tempo, assim como a sua ampliação mais recente. O restaurante Arcadas é estrelado no Guia Michelin e por isso mesmo sua cozinha é fantástica.

Jantar

Jantar no Restaurante Arcadas

O momento “magia” nesta parte da viagem ficou por conta dos talentosos e especialmente queridos integrantes do Fado ao Centro.

Noite de Fado (2)

Noite de Fado especial do Fado ao Centro

Imagine estar em uma aconchegante sala, iluminada suavemente com 3 belos representantes do Fado de Coimbra em uma exibição exclusiva para seu grupo? Isso, logo após termos nos conhecido em um jantar especial com uma gastronomia de enlouquecer nossos sentidos. Pois esta foi a forma como fechamos a nossa noite em Coimbra. Momentos de puro encanto e uma forte emoção tomando conta de todos nós. Claro que não fui a única a me emocionar desta vez.

Na manhã seguinte pudemos visitar mais um pouco o exterior do hotel onde ainda temos muita história e um belo jardim recheado de lendas e amores. Afinal, quem não conhece a história de Pedro e Inês, não conhece uma das mais tradicionais lendas de Portugal.

 

Jardins Quinta das lágrimas

Jardins Quinta das lágrimas

A história de Pedro e Inês

Conta-se que a quinta foi cenário dos amores proibidos do príncipe D. Pedro (futuro Pedro I de Portugal) e Inês de Castro, uma fidalga galega que servia de dama de companhia a sua mulher D. Constança. D. Inês terminou assassinada por fidalgos a quem o rei Afonso IV ordenara a sua morte. Teria sido nas matas das Lágrimas que Inês fora assassinada. Reza a lenda que ela se encontrava “posta em sossego”, quando de repente se viu abordada pelos três homens, que a esfaquearam até à morte. Terão sido as lágrimas que Inês então chorou que fizeram nascer a Fonte das Lágrimas, onde o sangue que do seu corpo saiu ainda hoje está gravado na rocha. Mal Pedro subiu ao trono, logo arranjou a morte dos assassinos de Inês, fazendo-o de uma forma cruel, arrancando os seus corações. Depois transladou o corpo da sua amada para Alcobaça. Nessa altura foi feita uma marcha fúnebre até ao futuro local de repouso de Inês, na qual toda a Nobreza foi forçada a participar.  Já em Alcobaça diz-se que Inês foi coroada (Camões diz nos Lusíadas que Inês “depois de morta foi Rainha”), tendo os nobres sido obrigados a beijar a sua mão. Estas lágrimas então derramadas por Inês e pelo povo em sua memória inspiraram Luís de Camões a criar o nome de Fonte das Lágrimas e muitos outros escritores a consagrar o amor eterno de Pedro e Inês.

Um pouco da História de Pedro e Inês

Um pouco da História de Pedro e Inês

“As filhas do Mondego, a morte escura

Longo tempo chorando memoraram

E por memória eterna em fonte pura

As Lágrimas choradas transformaram

O nome lhe puseram que ainda dura

Dos amores de Inês que ali passaram

Vede que fresca fonte rega as flores

Que as Lágrimas são água e o nome amores”

Os Lusíadas, canto III.

Jardins Quinta das Lágrimas

No interior do hotel, na ala que foi ampliada existe uma exposição com diversas obras literárias e lindos quadros que retratam a história de Pedro e Inês. Não deixe de conferir.

Seguimos nossa viagem com a certeza de que Coimbra foi muito além do que esperávamos. Certamente deixou saudade no coração de todos nós.

Confira em nossa FanPage o álbum Coimbra – Portugal com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação  #DescubraPortugal : Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *