Descubra Portugal

Vinhos vulcânicos? Conheça o Arquipélago dos Açores, em Portugal

Ilhas se destacam pela tranquilidade e produção de Vinhos vulcânicos e ingredientes de alta qualidade utilizados em sua gastronomia

Vinhos vulcânicos

Alguns dos melhores restaurantes de Portugal utilizam produtos de uma região específica do país: o Arquipélago dos Açores.

O arquipélago, localizado no Oceano Atlântico, é um verdadeiro celeiro de produtos nobres, que são bastante utilizados nas cozinhas de renomados restaurantes. Em muitos cardápios de estabelecimentos de luxo, há a indicação da origem desses produtos, como uma chancela de qualidade.

Até mesmo a manteiga produzida na ilha dos Açores é considerada de alta qualidade, com uma coloração de amarelo vivo. O gado criado na região também é valorizado, com uma carne considerada mais macia do que a criação bovina de outras regiões.

Entre outros ingredientes muito apreciados, estão ainda os crustáceos, os peixes, os moluscos, as sardinhas, os cogumelos e muitos outros. Há ainda os vinhos vulcânicos, que merecem uma atenção ainda mais especial.

Os vinhos dos Açores são produzidos principalmente na Ilha do Pico, que tem a montanha mais alta do país. Trata-se de uma região vulcânica, o que torna o solo rico em nutrientes, favorecendo a agricultura, especialmente a produção de vinhos. A produção da região tem um paladar curioso, com os vinhos brancos sendo mais valorizados que os tintos. Infelizmente, os vinhos dos Açores não costumam chegar à América do Sul.

Como chegar ao Arquipélago dos Açores

Ao contrário do que aconteceu na Ilha da Madeira, que se tornou um local bastante turístico, seguindo um ritmo frenético, o governo pretende manter o Arquipélago dos Açores como um destino mais pacato e tranquilo, privilegiando a qualidade de vida dos moradores.

O arquipélago é formado por nove ilhas, que são habitadas desde 1432. Seus nomes são  Ilha Terceira, Faial, Corvo, Flores, São Jorge, Graciosa, Pico, Santa Maria e São Miguel, que é a maior e mais povoada entre elas, com uma boa infraestrutura hoteleira e turística, onde estão alguns dos melhores restaurantes dos Açores.

É também em São Miguel que está o aeroporto, que é a principal porta de entrada dos viajantes que desejam visitar o arquipélago.

Para chegar até São Miguel, não há voos diretos do Brasil. É necessário ir até o continente europeu e de lá pegar um voo até o Arquipélago dos Açores, o que pode levar um tempo. Por conta dessa característica, muitos viajantes aproveitam para adotar práticas de relaxamento durante o trajeto, incluindo a utilização de técnicas naturais ou suplementos auxiliares como a melatonina, visando garantir uma chegada mais tranquila ao destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *