Descubra Portugal

Vindimas do Alentejo: programações e experiências únicas na região

Experiências vão desde a colheita e pisa das uvas, passando pela prova dos melhores rótulos da região

Vindimas do Alentejo

As vindimas do Alentejo, maior região vitivinícola de Portugal, já começaram. Neste período, os produtores do excelente vinho local colhem as uvas e dão início a um processo que vai desde a colheita até a pisa das uvas e que resulta em alguns dos melhores rótulos do mundo.

Nesta época festiva, o destino fica cheio de programações exclusivas e especiais para os visitantes que querem conhecer e celebrar a arte ancestral de fazer vinho. Veja algumas experiências únicas para se fazer no período de vindimas do Alentejo.

A época de vindimas do Alentejo é ideal para os visitantes provarem uma variedade enorme de vinhos produzidos na região e participarem das típicas lagaradas, ritual tradicional que consiste na pisa das uvas em lagar de pedra. Uma grande festa regada a vinho e música para celebrar o fim da colheita que conta com a participação de todos que cuidaram das vinhas o ano todo.

Na Herdade do Rocim, é possível conhecer o processo de vindima apreciando o cante alentejano. O passeio inicia com uma visita às vinhas, passa pela adega e finaliza com um almoço típico alentejano harmonizado com vinhos produzidos na herdade. 

Na Ervideira, uma produtora de vinhos de mais de 130 anos, além de visitar a adega e degustar os vinhos que estão em processo de fermentação, o visitante poderá pisar as uvas e desfrutar de um piquenique à sombra dos plátanos da Ervideira ou no Ervideira Wine Terrace, na vila de Monsaraz.

Já no Torre de Palma, a vindima é celebrada tal como no período romano. A “vinalia rustica” marca o início das vindimas em meados de agosto e termina em meados de outubro com a celebração da “meditrinalia”, data em que o mosto (vinho novo) é consagrado. O programa de vindimas inclui visita às vinhas e colheita manual das uvas, prova de vinhos, almoço ou jantar no restaurante Palma com bebidas incluídas. 

A Herdade dos Grous possui um processo único em que as uvas são colhidas manualmente ao luar, durante o ciclo de maior influência pela lua no transporte da seiva. Depois, as uvas são inoculadas com leveduras selecionadas e fermentadas em lagares com maceração prolongada. Todo esse processo dá origem a um vinho especial chamado Moon Harvested. Durante as vindimas, os visitantes podem fazer tour guiados e claro, apreciar refeições harmonizadas com os vinhos da herdade. 

Outra atividade que não pode faltar em uma visita ao destino em tempos de vindima é a Rota dos Vinhos do Alentejo, um circuito turístico pela temática vinícola que abrange aspectos culturais, artesanato, gastronomia, enoturismo etc. No centro histórico de Évora, cidade classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco, uma sala de provas está à disposição para receber os visitantes que queiram degustar os melhores vinhos do Alentejo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *