Hospedagem

Hotel Santa Teresa MGallery: um refúgio carioca repleto de charme e história

Instalado numa antiga fazenda de café de 1850, o Hotel Santa Teresa MGallery é um charmoso e aconchegante refúgio em Santa Teresa

Hotel Santa Teresa MGallery

Já não é de hoje que a hospedagem é parte muito importante de uma viagem. Para mim, fazer a escolha de um quarto de hotel é essencial para elevar e transformar a experiência em qualquer lugar do mundo. E se você é daquelas pessoas presas na realidade da hotelaria do século passado, onde tudo era feito única e exclusivamente para receber e abrigar turistas cansados após longos dias de exploração, acho que está na hora de dar uma reavaliada.

Hoje o viajante está em busca de novidades que estimulem seus sentidos e sentimentos e é aqui que a dica de hospedagem que eu trago hoje vai fazer toda a diferença na sua passagem pelo Rio de Janeiro.

Hotel Santa Teresa MGallery
Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

Instalado numa antiga fazenda de café de 1850, o hotel Santa Teresa MGallery é um charmoso e aconchegante refúgio no badalado bairro de Santa Teresa. 

Muito mais do que um hotel de luxo, o MGallery tem uma proposta totalmente diferenciada de oferecer experiências aos seus hóspedes, e essas experiências passam pela acomodação, gastronomia, lazer e relaxamento.

Hotel Santa Teresa MGallery - Foto Diana Cabral
Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

Logo na chegada já é possível notar a forma personalizada como cada hóspede é recebido. Após o check-in somos conduzidos a um pequeno tour pelo hotel, onde são passadas as informações básicas e o melhor de tudo, suas histórias e curiosidades. Aqui fica ainda mais marcado que este não é apenas um hotel como outro de luxo qualquer. Estamos falando de uma construção impregnada de história, dentro de um bairro diferenciado, em um dos recantos mais apaixonantes da cidade.

Hotel Santa Teresa MGallery - Foto Diana Cabral
Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

O hotel já se diferencia pela decoração e arquitetura inspirada na época do cacau, onde com extrema elegância o mobiliário e objetos decorativos feitos de materiais nobres e ecológicos das terras e culturas do Brasil, roubam nossos olhares para tanta delicadeza. Detalhes em cimento queimado, cal, ardósia vinho ou dourada, madeiras tropicais, fibras da bananeira, do buriti ou da bacaba, se juntam ao design contemporâneo em perfeita harmonia.

Quartos amplos e delicadamente decorados no Hotel Santa Teresa MGallery

O hotel possui confortáveis apartamentos e suítes, em um total de 44 quartos divididos em 6 categorias diferentes, decorados com peças de mobiliário de design brasileiro. Cada quarto possui peças de decoração de arte brasileira e todo conforto das camas king-size com lençóis extremamente macios. 

Hotel Santa Teresa MGallery
Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Como cortesia, o hotel disponibiliza água mineral e uma máquina Nespresso, além de oferecer chinelos personalizados para proporcionar ainda mais conforto para os hóspedes.

Assim que cheguei no quarto me deparei com um porta-retratos, com uma das minhas fotos preferidas, publicada em meu instagram, acompanhado de um cartão de boas-vindas muito delicadamente escrito à mão. Havia também um doce de chocolate e uma garrafa de espumante prontamente no gelo à minha espera.

Hotel Santa Teresa MGallery
Quarto Hotel Santa Teresa MGallery – Foto: Diana Cabral

Eu fiquei hospedada na ampla Junior Suite, com aproximadamente 40m², que além de oferecer uma varanda belíssima com vista para o bairro e o lindo Castelinho Valentin,  também contava com uma decoração única mesclada com diversas peças de arte feitas por designers brasileiros. Inclusive, a minha poltrona DIZ foi minha companhia em alguns momentos de puro relaxamento após um dia de muitas caminhadas e descobertas por Santinha.

Hotel Santa Teresa MGallery - Foto Diana Cabral
Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

No banheiro todo trabalhado em ardósia e muita iluminação natural, o destaque fica mesmo para a banheira do Studio Vitty, que foi responsável pelos banhos mais relaxantes que tive nos últimos tempos. Os amenities L’Occitane seguem a linha sustentável que a rede Accor tem levado muito à sério em seus hotéis. Antes, aquele monte de plásticos descartados ao final da hospedagem viravam lixo que demorava anos para se decompôr. Hoje, com a proposta de dispensers que podem ser reabastecidos, aumentou a praticidade e o planeta tem muito a agradecer.

Hotel Santa Teresa MGallery
Banheira Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

Paz, sossego e uma bela vista

Na área externa do Santa Teresa MGallery os jardins nos induzem a momentos de muita paz e harmonia. Em alguns pontos encontramos bancos para apenas sentar e contemplar toda a natureza do entorno, sem nos darmos conta de que ao sair do portão e virar mais para baixo já encontramos na pulsante atmosfera de Santinha. Esta, aliás, é uma das coisas mais surpreendentes por lá, a gente se esquece de verdade que está no meio de um bairro tão movimentado.

A piscina do hotel é outra das grandes vantagens de se hospedar por lá. Não é em todo lugar que é possível mergulhar com direito a uma das vistas mais bonitas da cidade. Para dias mais frescos, o mergulho fica garantido pelo sistema de aquecimento de água, que permite sempre ter uma temperatura agradável na piscina. Logo ali ao lado fica uma Jacuzzi, também aquecida, perfeita para dar uma relaxada depois de bater muita perna pelas ladeiras do bairro.

Hotel Santa Teresa MGallery
Área externa Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Retiro urbano no Hotel Santa Teresa MGallery

Como se já não fosse bastante estar hospedado em um lugar que transborda charme e é recheado de história, com um restaurante de alta gastronomia e um bar todo descolado para curtir a noite de Santa Teresa, ainda encontramos um espaço totalmente dedicado ao bem estar e à reconexão com nossa essência. Essa é mais uma das experiências incríveis que o Santa Teresa MGallery oferece.

Idealizado pela terapeuta integrativa e consultora de imagem Helen Pomposelli, o Spa Urbano Per Vivere Bene oferece pílulas de bem-estar e autoconhecimento aos hóspedes e também não hóspedes do hotel.

Per Vivere Bene Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Imagine um momento totalmente propício para se desligar do estresse cotidiano, sendo acolhida e muito dengada. Essa é a proposta que oferece três tipos de programas: detox, alinhamento energético e autoconhecimento. Mas como com a Helen nada é engessado, você pode montar seu próprio plano, de acordo com a sua necessidade. A ideia central é oferecer experiências que possam reduzir os níveis de estresse, fazer um controle da ansiedade, estimular a nossa criatividade, melhorando nossa saúde física, aliada a um equilíbrio energético.

Essas experiências, entre elas, atividades corporais, yoga, meditação, ancoramento, escalda-pés, banho de ervas, tratamentos terapêuticos e sessão de Ayurveda com anamnese  poderão ser realizadas com profissionais da equipe da Helen na aconchegante Sala de Cuidados, exclusiva para os atendimentos, ou em outras áreas do hotel, de acordo com o programa escolhido.

Le Spa

Além de tudo que já descrevi, o hotel conta ainda com o Le Spa, que foi recentemente reaberto com uma proposta de oferecer ainda mais momentos de total paz e serenidade aos hóspedes. 

Hotel Santa Teresa MGallery
Le SPA Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Com tratamentos exclusivos a base de óleos essenciais e ingredientes naturais, o Spa oferece tratamentos corporais, massagens, cuidados especiais, tratamentos faciais e Ritual para casais em seu cardápio. Entre algumas opções, Massagem Relaxante, Massagem Deep Tissue, Massagem para gestantes, Massagem Modeladora, Drenagem linfática, Shiatsu, Pedras quentes e Quatro mãos. Além de muitas outras opções.

O Le Spa também oferece o Day Spa, com pacotes especiais que prometem transformar a experiência do hóspede, além de disponibilizar o uso da piscina para o dia do tratamento. 

Hotel Santa Teresa MGallery
Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Durante minha hospedagem tive a oportunidade de fazer uma massagem relaxante, passando antes pelo ritual do escalda pés, desfrutando de muito conforto e ficando totalmente entregue a uma profissional incrível, que cuidou de mim com muita dedicação e atenção a cada detalhe que passei quando conversamos momentos antes do processo se iniciar.

Térèze

A gastronomia do hotel fica por conta do chef Paulo Grobe e uma cozinha contemporânea que apresenta o melhor da gastronomia local com um toque latinoamericano, uma verdadeira viagem de sabores, em um ambiente intimista e uma bela vista para o bairro de Santa Teresa. 

Restaurante Térèze Hotel Santa Teresa MGallery – Arquivo pessoal Naira Amorelli

Aqui você pode conferir um pouco mais sobre o restaurante.

É aqui que você vai ter a oportunidade de tomar um dos melhores cafés da manhã dos hotéis da cidade. Não tem outra palavra para descrever que não seja sensacional. Além de uma grande variedade de frutas, frios e pães, ainda é possível fazer alguns pedidos especiais na cozinha. Não deixe de fora do seu café os croissants macios, as crocantes fatias de bacon e as saborosas madeleines.

Café da Manhã Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

Bar dos Descasados

Com programação musical semanal, o descolado Bar dos Descasados já virou referência no Rio e recebe todos aqueles que gostam de brindar a vida. Um dos lugares mais legais para curtir um happy-hour com boa música, boa carta de drinks e um ambiente moderninho e vintage, tudo ao mesmo tempo, agora. E claro que a vista panorâmica da varanda para um admirável pôr-do-sol é uma outra excelente desculpa para terminar o dia.

Bar dos Descasados Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

E depois de todas as experiências maravilhosas que tive no Santa Teresa MGallery, eu só posso dizer que esse charmoso hotel boutique se tornou um dos meus lugares preferidos na cidade. Fica a dica para você que está vindo para o Rio de Janeiro, ou que já mora por aqui e está em busca de um lugar diferenciado para curtir alguns momentos especiais.

Hotel Santa Teresa MGallery - Foto Diana Cabral
Hotel Santa Teresa MGallery – Foto Diana Cabral

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *