Hospedagem

Copacabana Palace é eleito como um dos melhores do mundo e marca retomada do turismo no Brasil

Entenda como medidas de segurança, aliadas a ações eficientes, mostram resiliência do turismo brasileiro

Copacabana Palace

O famoso Copacabana Palace, renomado por sua história,  exclusiva piscina de mármore negro, spa, quadras de tênis, academias e a maravilhosa vista para o mar, recebe mais um item em sua lista de elogios: o hotel conquistou o ponto mais alto do ranking entre as hospedarias brasileiras, ocupando a sexta colocação no prêmio Condé Nast Traveler 2021 Readers’ Choice Awards, na categoria Top 20 Hotéis da América Latina.

Essa marca tão importante para o setor hoteleiro sinaliza uma nova fase do turismo no Brasil, e a retomada dos serviços após a pandemia de Covid-19 pode trazer revitalização econômica ao Rio de Janeiro.

Período conturbado

Durante a quarentena, um dos setores mais abalados foi o de turismo e hotelaria. A combinação de lockdowns e restrições de viagens resultou em muitos hotéis que fecharam temporariamente ou operaram com capacidade reduzida. 

Assim, o ano de 2020 apresentou uma queda generalizada de clientes que procuram hospedagem no mundo todo – e não foi diferente no Brasil, que registrou, em março de 2020, uma redução de 80% da taxa de ocupação dos hotéis, se comparado com o mesmo período de 2019, segundo estudo do Fórum dos Operadores de Hotéis do Brasil (FOHB).

Um respiro de esperança

A retomada do turismo já é uma realidade em vários países. No Brasil, no entanto, ela caminha a passos lentos: com a demora no início do calendário de vacinação, o país tem sido um dos últimos em todo o globo a retomar as atividades comuns antes do isolamento social. Contudo, graças à retração da pandemia e a imunização em massa, assim como o compromisso de hotéis, restaurantes e atrações turísticas na adoção de normas de segurança sanitária, os visitantes podem ser recebidos de maneira responsável e segura, o que tem atraído novamente os turistas.

No Rio de Janeiro, um dos cartões-postais do país, a retomada chegou com urgência. Para aumentar o fluxo de visitantes, muitas ações de publicidade foram criadas, como ‘O Rio continua lindo. E perto!’, lançada através da Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), que visa reaquecer a atividade turística. A ação conta com parceria da Fecomércio, da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), do grupo Multiplan e da Aliansce Sonae. 

Aliadas às ações governamentais de reaquecimento do turismo, a premiação do Copacabana Palace ganha destaque: o hotel é um dos mais conhecidos na América do Sul e já foi estadia de diversos artistas famosos, bem como filmes e novelas. O prêmio, portanto, é mais um atrativo para visitantes da cidade e, com a retomada do segmento, restabelece uma série de vagas de emprego no RJ, o que ajuda a alavancar o movimento e o trânsito de pessoas pela capital.

Para além do enriquecimento do turismo, é importante destacar que a premiação traz um grande reconhecimento ao hotel e fortalece, dessa forma, toda a classe hoteleira do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *