Descubra Portugal

Morar em Portugal: 7 dicas para planejar sua mudança

Portugal é um país europeu que atrai cada vez mais brasileiros. Com um clima ameno, uma cultura rica e um custo de vida relativamente baixo, o país oferece muitas oportunidades para quem quer mudar de vida

morar em Portugal
imigrantes em Portugal
Morar em Portugal: 7 dicas para planejar sua mudança

Portugal é um país que desperta o sonho de muitos brasileiros. Com sua beleza natural, sua cultura vibrante e sua proximidade com o Brasil, o país é um destino atraente para quem quer recomeçar a vida, ou apenas aproveitar uma aposentadoria de forma mais tranquila.

Mas, antes de fazer as malas e partir para Portugal, é importante se planejar. Afinal, mudar de país é uma grande decisão que requer cuidados e o pessoal do Clube do Passaporte separou algumas dicas.

Aqui estão algumas dicas para planejar sua mudança e morar em Portugal:

Há diversos tipos de vistos disponíveis para brasileiros, dependendo do seu objetivo. Pesquise bem para escolher o que melhor se adapta à sua situação.

Cada tipo de visto tem uma lista de documentos exigidos. Verifique com antecedência o que você precisa para evitar atrasos na sua solicitação.

Leia sobre a cultura, a história, os costumes e as leis de Portugal. Isso vai te ajudar a se adaptar melhor à nova realidade.

Faça uma estimativa dos seus gastos mensais, incluindo moradia, alimentação, transporte, lazer e outros. Isso vai te ajudar a se organizar financeiramente.

Se você já sabe para onde vai, pesquise sobre as diferentes opções de moradia disponíveis. Se ainda não tem certeza, pode começar a pesquisar depois de chegar ao país.

Converse com pessoas que já moram em Portugal para saber sobre suas experiências e tirar dúvidas. Na internet existem muitos grupos com participação ativa de residentes e aspirantes a residentes de Portugal.

Com um bom planejamento, você vai aumentar as chances de ter uma mudança tranquila e bem-sucedida para Portugal.

Comece a aprender algumas diferenças de português o quanto antes. Mesmo que você não precise disso para viver em Portugal, se adaptar à forma como eles falam por lá vai facilitar a sua adaptação.

Não tenha medo de pedir ajuda. Há muitas pessoas e organizações que podem te ajudar a planejar sua mudança para Portugal.

Portugal é um país lindo e cheio de oportunidades, mas não é perfeito. Com um bom planejamento, e os pés no chão, você pode realizar o seu sonho de morar no país europeu.

Você com certeza já ouviu ou viu pelas redes sociais alguns registros agressivos contra brasileiros. Infelizmente esse movimento está se multiplicando no mundo todo, mas não é exclusivo a nossos conterrâneos e nem todos os portugueses odeiam brasileiros, muito pelo contrário. Tenha em mente que poderá haver resistência em alguns momentos na sua chegada e até mesmo depois de um bom tempo já vivendo no país. Por isso é tão importante estar bem planejado e com bases sólidas para dar prosseguimento ao seu sonho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *