Variedades & Tecnologia

Guia Rock in Rio: Como melhorar sua experiência na Cidade do Rock

Atualizada em 23 de agosto de 2022 às 23:17

Confira algumas dicas que reunimos para melhorar a sua experiência na Cidade do Rock

Guia Rock in Rio

Estamos a exatas duas semanas do início do maior festival de música e entretenimento, o Rock in Rio, e para dar uma ajudinha para você que está se organizando para vir ao festival, montamos este guia com algumas informações úteis para consultar sempre que rolar alguma dúvida e melhorar sua experiência na Cidade do Rock 

E por falar em dúvida, você acompanhou a nossa live direto de lá da Cidade do Rock? Se você tá boiando na parada, hoje rolou um bate-papo muito descontraído com Luis Justo, CEO do Rock in Rio, em uma live muito gostosa que fiz com meus amados parceiros de Rádio Cidade e de viagens, Bernardo Araújo e Flávio Fusco, e com o pessoal do Portal POPline. E claro, mais uma vez foi muito bom! Depois corre lá no Instagram do Embarque na Viagem para conferir!

Obviamente a gente sabe que os shows que vão rolar no Palco Mundo e Sunset são as grandes atrações que levam a maior parte das pessoas a comprar seus ingressos, de acordo com as datas que suas bandas preferidas irão se apresentar. Mas a gente sabe também que o Rock in Rio não é só isso faz tempo, né?  Hoje, além dos diversos palcos espalhados pelo evento, não faltam outras atrações que garantem o puro suco de entretenimento. 

Mas, se tem uma coisa certa, seja você do time que não dispensa nenhuma apresentação das bandas, ou da galera que prefere explorar tudinho que o festival tem para oferecer, o Rock in Rio 2022 vai ser sensacional!

Eu já começo te alertando que a melhor maneira de se organizar para não perder os horários dos shows das suas bandas preferidas, ou até mesmo para agendar seu horário para curtir algum dos cinco brinquedos desta edição, ou até mesmo para conferir a NAVE ou UIRAPURU  é imprescindível baixar o App oficial do Rock in Rio.  Lá você vai conseguir não só agendar e se organizar com horários das apresentações, como conferir rotas de deslocamento, informações sobre acessibilidade e em breve muito mais.

Então, vamos lá começar a destrinchar os vários espaços para melhorar sua experiência na Cidade do Rock!

Parque de Diversões 

Nos brinquedos, duas novidades! Este ano a Cidade do Rock ganha mais uma grande estrutura radical, que vai divertir e agitar o público aventureiro. O Discovery é um enorme brinquedo de fabricação italiana, totalmente iluminado, que eleva 40 passageiros em movimentos circulares horários e anti-horários, em dois eixos, atingindo uma impressionante altura total de 20 metros. 

Além disso, aqueles que marcarem a ida nos brinquedos, poderão acompanhar o status do agendamento pelo app. Para melhorar e facilitar a experiência do público no festival, os acessos serão feitos por meio de um QR code disponibilizado no aplicativo daqueles que marcaram uma hora em qualquer uma das cinco atrações: Roda-Gigante, Tirolesa, Megadrop, Montanha Russa e Discovery.

UIRAPURU

E como sempre, temos novidades nesta edição. Agora um novo projeto vai tomar conta de uma das arenas olímpicas, na Cidade do Rock. O espaço, que em 2019 era ocupado pelo musical argentino “Fuerza Bruta”, dará lugar a uma produção inédita, o espetáculo Uirapuru, um musical de 25 minutos que tem produção de Charles Möeller e Claudio Botelho.

Em o “Uirapuru”, o público pode aguardar muita tecnologia e sonoplastia similar aos musicais da Broadway para abraçar a mágica lenda de um pássaro. Conta a fábula que quem ouve seu canto, ao fazer um pedido, tem o desejo realizado. Uma história que fala de amor e de felicidade a partir de um jovem guerreiro que se apaixona pela filha de um cacique. Mas, como se trata de um amor proibido, eles não podem se casar e ele se transforma em um pássaro para que possa cantar e acompanhar os passos de sua amada.

O espetáculo terá uma cachoeira artificial de 40 metros de extensão e cerca de 200 mil litros de água (reutilizável) utilizados por hora.

NAVE Natura

Mais uma vez, totalmente conectada com as questões ambientais, a marca Natura confirmou a segunda edição da experiência “NAVE – Nosso Futuro É Agora“. O evento poderá ser vivenciado pelo público do festival, que terá à disposição cenários surpreendentes da Amazônia.

A NAVE contará com experiências imersivas e grandiosas que vão fazer o público mergulhar na região amazônica. Uma das atrações imperdíveis são as enormes projeções que vão do chão ao teto, trazendo a Amazônia em primeira pessoa sob a voz e ótica de artistas da região. Outra novidade será a presença da maior aparelhagem já construída por João do Som, criador das famosas aparelhagens Crocodilo, Tupinambá e reconhecido “arquiteto” que constrói as tradicionais esculturas famosas nas festas de tecnobrega do Pará.

A ação tem por objetivo a conscientização, reflexão e promoção de mudanças que contribuam para a preservação da Amazônia, território que reúne fauna, flora e recursos naturais indispensáveis para a humanidade.

Rock Street

Se tem uma coisa inegável, é que a Rock Street é um dos lugares mais instagramáveis da Cidade do Rock, e esse ano ela estará trabalhada no glamour do Mediterrâneo. As fachadas das casas são compostas por elementos e detalhes que fazem referências aos diversos países da região, que abraça países como Itália, França, Espanha e Grécia.

Mas claro que vão rolar muitas performances de rua, que conquistaram o público na última edição. Nesta edição, bailarinos irão apresentar danças típicas das regiões para o público e artistas de rua trarão referências do mediterrâneo para o Brasil.

Aqui você confere um pouco mais das atrações da Rock Street.

Rock District

A Rock District chega nesta edição cheia de novidades. No ano que é marcado pelo reencontro, os fãs do festival poderão caminhar novamente pelos tradicionais e charmosos bairros da Cidade do Rock, experimentando a vida ao vivo nestes espaços que serão ainda mais fluidos.

Na Rock District vão rolar shows com nomes consolidados da cena musical como Oitão, Malvada, Lucy Alves, Rodrigo Santos, Fernando Badauí, Deia Cassali, Thiago Fragoso, Di Ferreiro, Rogério Flausino, entre outros, além de uma banda inédita chamada All Stars Rock Band, formada por Dinho Ouro Preto nos vocais, Andreas Kisser na guitarra, João Barone na bateria, PJ no baixo e Liminha na guitarra. Atrações de rua, como o ballet da Cia Nós Da Dança, Eletrika e Rodrigo Sha, também estarão presentes.

Espaço Favela

Devido ao grande sucesso entre o público, logo em sua estreia na edição passada, atraindo olhares para as comunidades do Rio de Janeiro, o Espaço Favela, está de volta e recheado de novidades para a edição deste ano do Rock in Rio. 

O palco encantou a Cidade do Rock ao exaltar os artistas consagrados e expoentes que nasceram nas favelas e nos subúrbios do Rio de Janeiro, independente de seus gêneros musicais. 

Entre as novidades desta edição, está o anúncio de um embaixador: o cantor Ferrugem, que faz sua estreia no maior evento de música e entretenimento do mundo como headliner do palco no dia 10 de setembro. 

E não para por aí! Mais uma vez, não serão apenas as potentes vozes das comunidades cariocas que serão amplificadas por meio de apresentações musicais no palco, mas os talentos da gastronomia das favelas também terão a oportunidade de expor seus cardápios para as 700 mil pessoas ao longo dos sete dias do evento. Ao todo, 21 empreendedores de 18 comunidades cariocas foram escolhidos, em parceria com o Sebrae, sendo assim, o Espaço Favela terá cardápio especial, com seus produtos vendidos nos três bares que compõem o Espaço.

Guia Rock in Rio

New Dance Order

Após uma estreia memorável em 2019, o New Dance Order mostrou que veio para ficar marcado na história da Dance Music.

A palavra de ordem deste espaço é dançar. Por isso, o New Dance Order terá uma programação com 12 horas de música por dia, sem intervalos, onde as pessoas poderão curtir a pista de dança das 16h até às 4h da madrugada. Com um extenso cronograma que reúne as mais variadas batidas — passando pelos gêneros House, Techno, Trance, Bass, Trap, EDM, entre outros beats eletrônicos —, o palco tem o maior período de atividades entre todos os demais espaços do Rock in Rio.

Assim como em 2019, o grande palco totalmente tecnológico tem uma estrutura de 65 metros de extensão, 24 metros de altura, 560 metros quadrados de LED screen, e conta com shows pirotécnicos e lasers de última geração. 

Supernova

Sucesso na sua estreia no Rock in Rio 2019, o palco Supernova mostrou que veio para ficar e acaba de confirmar sua segunda edição no maior festival de música e entretenimento do mundo. Em uma parceria com a Filtr Live, o line-up do espaço seguirá o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos. 

Entre as atrações, Jovem Dionísio, Lil Whind (Whindersson Nunes), Priscilla Alcantara, TETO e Francisco, el Hombre que já foram confirmados.

Ao todo, o Supernova receberá 37 atrações selecionadas pelo Filtr Brasil e pelo festival em uma cenografia que vai encantar os fãs da Cidade do Rock. O palco contará com engrenagens na cenografia inspirado no SteamPunk, subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao Século XIX.

Gastronomia – Gourmet Square

Para quem não abre mão de comer bem, seja onde for, o Rock in Rio não deixa absolutamente nada a desejar, já que tem um espaço totalmente dedicado para a boa gastronomia, com a presença de marcas e chefs de cozinha renomados na Gourmet Square. A cada edição, a participação de restaurantes cresce aumentando a possibilidade de degustar tantos quitutes e iguarias. Aqui você confere os nomes dos restaurantes que estarão participando da Gourmet Square desta edição.

Lojas e Marcas

A gente sabe que sempre dá uma vontade enorme de comprar alguma coisinha da marca Rock in Rio durante o festival, para guardar como lembrança daquele momento incrível, não é mesmo? Então é só aproveitar para dar uma passadinha na loja de produtos oficiais do evento.

Os produtos estão divididos em 14 categorias: alimentos, vestuário, casa e decoração, utensílios domésticos, roupa íntima, viagem, maquiagem, enxaguante bucal, óculos e relógio, boné, calçados, acessórios PET, acessórios de celular e pin. 

As marcas que estarão no mercado brasileiro associadas ao Rock in Rio são: 3 Corações, Bob’s, Boneleska, Cellairis, C&A, Chilli Beans, Colcci, Colgate, CVC, DORITOS®, Enfim, Ellus, FreeFaro, Glück, Icebrg, Ímãs do Brasil, KitKat, LPO, Lupo, Natura, Pierim, Reserva Go, Rochedo, Westwing. Produtos que vão desde linha de maquiagem, chocolate KitKat, camisa, jaqueta, óculos de sol e de grau, enxaguante bucal, relógio, escova de dentes, boné, top, ímãs, casaco, chaveiro, calcinha, cueca, meia, passando por powerbanks, capa de celular, petisqueira, canecas, squeeze, coleira cães e gatos, até bowls e kit bebida. 

Os preços dos produtos variam de R? 3,20 até R? 699,00 e alguns já podem ser encontrados nos pontos de venda físico e online de cada marca. 

Mas a gente sabe também que nem sempre sobra uma graninha para comprar alguma lembrança do evento. E aí, significa que você não vai conseguir guardar nadinha, nenhum mimo para lembrar desta edição? Nada disso! 

Em todas as edições diversas empresas marcam presença no Rock in Rio com ativações, estruturas grandiosas e muita interação com o público. Em vários desses casos, os frequentadores do evento acabam ganhando brindes descolados que fazem muito sucesso, como aquele copo maravilhoso que acendia e apagava da última edição, que foi um verdadeiro fenômeno, tendo esgotado logos nos primeiros dias.

Mas além dos copos personalizados, o público também ganha maquiagem, relógios, pulseiras, óculos, camisas, entre outros mimos. E acredite, muita gente passa o dia todo colecionando lembranças do festival.

Curtir o nadismo ou assistir um show no gramadão

Por sorte nossa, ao contrário de outros festivais pelo Brasil e pelo mundo, o Rock in Rio tem aquele piso de grama sintética instalado pela Cidade do Rock, o que torna a experiência para o público ainda mais agradável, já que não existe aquele desconforto de ter que andar na terra, e quando chover, nada de ficar todo lambuzado de lama.

Automaticamente por conta disso, ficar jogado no gramado praticando o nadismo por algum tempo, para assistir um show, fazer um lanche, ou só para dar uma aliviada nas pernas e na coluna, deitado, relaxado, é uma super mão na roda. Você acredita que tem gente que relaxa tanto que chegam até a pegar no sono? É, mas aí não é muito boa ideia não, minha gente. Tendo em vista que a movimentação de pessoas é muito grande, não custa nada redobrar a atenção com os seus pertences.

Como chegar

Existem três maneiras de chegar até a Cidade do Rock: optando pelo transporte público (metrô + BRT com Rio Card), o novo ônibus especial Rock Express ou o tradicional Primeira Classe, transporte exclusivo do evento.

Guia Rock in Rio

Primeira Classe

Quem quer chegar e sair da Cidade do Rock com mais conforto, tem a opção do Transporte Primeira Classe. Os já conhecidos ônibus executivos com 17 pontos espalhados pelo Rio de Janeiro, incluindo Petrópolis e Niterói, são uma ótima escolha para quem quer sair com hora marcada e ainda chegar em uma entrada exclusiva no Rock in Rio 2022, já que o primeira classe para dentro do festival.

As vendas estão sendo realizadas pela internet e o valor é R$ 125 para ida e volta, podendo escolher qualquer ponto de partida na cidade.

Rock Express

Os coletivos exclusivos para o transporte do público na ida e volta para o Rock in Rio irão usar os corredores do BRT. Eles  funcionarão das 13h até às 5h em dias de evento, e custarão R$ 22 o bilhete de ida e volta. 

Com ônibus exclusivos e pontos de embarque sinalizados nos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada, os articulados Rock Express saem de 10 em 10 minutos com destino ao Terminal Olímpico durante todos os dias de festival, sem paradas. A partir das 22h até 2h, após o término da última atração do Palco Mundo, o Rock Express parte do Terminal Olímpico da Cidade do Rock, que estará exclusivamente destinado aos usuários do nosso serviço, com destino aos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada em intervalos de 10 em 10 minutos.? 

Aqueles que desejarem comprar o bilhete do transporte Rock Express deverão acessar o site  www.transporterockexpress.com.br

BRT + Metrô

Foi feita uma atualização e o BRT não irá funcionar no período do evento, de acordo com o comunicado abaixo:

A maneira mais fácil, e mais barata, de chegar ao festival é fazendo a casadinha Metrô + BRT, abertos 24h em todos os dias de festival. Todas as estações do Metrô Rio estarão abertas para o desembarque do público, e a Estação Jardim Oceânico será a única aberta para o embarque. Por exemplo, quem sair da Cidade do Rock às 3h da manhã, poderá embarcar na Estação Jardim Oceânico e saltar em qualquer uma das outras estações do Metrô para ir embora.

Já o sistema de BRT terá um reforço durante os dias de Rock in Rio. Algumas linhas estarão funcionando saindo do terminal Jardim Oceânico e Alvorada. As linhas regulares do BRT também estarão funcionando normalmente, e poderão ser usadas para chegar ao Parque Olímpico.

Para embarcar no BRT só serão aceitos os cartões RioCard, VT e Bilhete Único. Por isso, para facilitar o deslocamento nos dias de Rock in Rio, é recomendado que todos já estejam com os RioCards carregados com créditos para a ida e volta. 

O que pode e não pode levar

Todo ano essa pergunta sempre ronda as pesquisas aqui no site e naturalmente isso já gerou muitas discussões nas redes sociais. A organização do Rock in Rio sempre divulga uma lista com itens que podem ou não ser levados ao evento. Até o momento estas informações ainda não foram divulgadas, mas geralmente é permitido o acesso de objetos como carregadores de celular, protetor solar, óculos escuros, agasalhos, entre outros. Vamos conferir mais detalhes:

O que pode

  • Comida industrializada (biscoitos, torradas e barra de cereal)
  • Frutas cortadas e sanduíches – só entra se estiver lacrado em embalagem transparente tipo “zip lock”. Há um limite de cinco unidades por pessoa
  • Garrafas plásticas para o consumo de água, desde que sem tampa. O público terá à disposição bebedouros com água potável espalhados pela Cidade do Rock.

O que não pode

  • Garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material, como as de água mineral, incluindo squeeze.
  • Embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos de marmita)
  • Latas
  • Capacetes
  • Armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo
  • Cadeiras ou banquinhos
  • Guarda-chuvas
  • Objetos pontiagudos
  • Objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha)
  • Fogos de artifício, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie
  • Objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente)
  • Bebidas (em qualquer tipo de recipiente)
  • Skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não
  • Isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem
  • Bastão de selfie para fazer fotos
  • Itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada
  • Substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais
  • Bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais.

Guarda-volumes

O festival vai disponibilizar um guarda-volumes (lockers) para que  o público que irá para o festival possa guardar seus objetos pessoais. No site oficial, você pode escolher e reservar entre as três opções de tamanho disponíveis. São eles:

  • Locker P 13 cm (altura) x 34 cm (largura) x 50 cm (profundidade) – R$ 35
  • Locker M 26 cm (altura) x 34 cm (largura) x 50 cm (profundidade) – R$ 50
  • Locker G 34 cm (largura) x 37 cm (altura) x 60 cm (profundidade) – R$ 60

No locker será permitido guardar objetos como documentos pessoais, óculos escuros, capa de chuva, protetor solar, protetor labial, câmera portátil, frutas cortadas, alimentos industrializados lacrados, chapéu ou boné, canga, mochila ou bolsa.

O valor inclui também o uso da entrada USB que fica dentro do armário que pode ser usada para carregar celular. Mas fique atento, você precisa levar o seu cabo para conectar.

Para garantir o seu locker, a melhor opção é reservar com antecedência, já que no dia do evento apenas uma pequena quantidade de armários costuma estar à venda e a disponibilidade não é garantida. Esta área é monitorada por câmeras e os armários podem ser usados desde a abertura dos portões até uma hora antes do encerramento no dia do evento.

Na edição de 2019 nós fizemos um vídeo com várias dicas para melhorar a sua experiência na Cidade do Rock, e acredite, ele está super atual! Dá uma conferida aqui que tá beeem explicadinho!

Horário dos shows dos Palcos Sunset e Mundo

Através do aplicativo oficial, O Rock in Rio confirmou os horários das atrações dos palcos Mundo e Sunset. Confira abaixo a lista com os horários de cada show.  

2 de setembro, sexta-feira

Palco Mundo

·         00h10 – Dream Theater

·         22h20 – Iron Maiden

·         20h10 – Gojira

·         18h – Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira

Palco Sunset

·         21h15 – Bullet For My Valentine

·         19h05 – Living Colour + Steve Vai

·         16h55 – Metal Allegiance

·         15h30 – Black Pantera + Devotos

3 de setembro, sábado

Palco Mundo

·         00h10 – Post Malone

·         22h20 – Marshmello

·         20h10 – Jason Derulo

·         18h – Alok

Palco Sunset

·         21h15 – Racionais MC’s

·         19h05 – Criolo + Mayra Andrade

·         16h55 – Xamã + Brô MC’s

·         15h30 – Papatinho e L7nnon + MC Hariel e MC Carol

4 de setembro, domingo

Palco Mundo

·         00h10 – Justin Bieber

·         22h20 – Demi Lovato

·         20h10 – Migos

·         18h – Iza

Palco Sunset

·         21h15 – Gilberto Gil com família

·         19h05 – Emicida e convidados

·         16h55 – Luísa Sonza com Marina Sena

·         15h30 – Matuê

Guia Rock in Rio

8 de setembro, quinta-feira

Palco Mundo

·         00h10 – Guns N’ Roses

·         22h20 – Måneskin

·         20h10 – Offspring

·         18h – CPM 22

Palco Sunset

·         21h15 – Jessie J

·         19h05 – Corinne Bailey Rae

·         16h55 – Gloria Groove

·         15h30 – Duda Beat

9 de setembro, sexta-feira

Palco Mundo

·         00h10 – Green Day

·         22h20 – Fall Out Boy

·         20h10 – Billy Idol

·         18h – Capital Inicial

Palco Sunset

·         21h15 – Avril Lavigne

·         19h05 – 1985: A homenagem

·         16h55 – Jão + convidado

·         15h30 – Di Ferrero + Vitor Kley

10 de setembro, sábado

Palco Mundo

·         00h10 – Coldplay

·         22h10 – Camila Cabello

·         20h10 – Bastille

·         18h – Djavan

Palco Sunset

·         21h15 – CeeLo Green

·         19h05 – Maria Rita + convidado

·         16h55 – Gilsons + convidado

·         15h30 – Bala Desejo + convidado

11 de setembro, domingo

Palco Mundo

·         00h10 – Dua Lipa

·         22h20 – Megan Thee Stallion

·         20h10 – Rita Ora

·         18h – Ivete Sangalo

Palco Sunset

·         21h15 – Ludmilla

·         19h05 – Macy Gray

·        16h55 – Power! Elza Vive, um show em homenagem a Elza Soares

·         15h30 – Liniker + Luedji Luna

Acho que este “Guia Rock in Rio” ficou bem caprichadinho, com várias dicas super práticas para você. Com certeza ainda vai ter novidades chegando e vou sempre adicionando por aqui. Agora é com você, compartilhe com a galera que tá indo para o evento para ajudar a experiência deles também.

Aproveita e dá uma conferida em algumas matérias sobre o Rock in Rio que nossa equipe destacou:

Rock in Rio 2022: Espaço Favela terá cardápio especial de 18 comunidades cariocas

Aplicativo Rock in Rio: se organize com os horários das atrações na Cidade do Rock

Rock in Rio 2022: divulgado esquema especial de transportes e BRT segue como opção

Espaço Favela anuncia atrações das comunidades e do subúrbio carioca no Rock in Rio 2022

Rock in Rio 2022 anuncia novidades do Rock District e Rock Street

Rock Street Mediterrâneo terá conteúdo inédito no Brasil

Rock in Rio anuncia as atrações amazônicas da NAVE, na Cidade do Rock

Uirapuru: espetáculo musical é anunciado para o Rock in Rio 2022


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro <<


7 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *