Variedades & Tecnologia

Como foi o primeiro fim de semana do Rock in Rio

Passado o primeiro fim de semana do Rock in Rio as buscas continuam insanas aqui no Portal Embarque na Viagem, e por isso mesmo, fizemos um apanhado geral do que rolou nos palcos, nas ruas e na boca do povo, na Cidade do Rock.

primeiro fim de semana do Rock in Rio

Após um hiato de três anos, a Cidade do Rock se vestiu de muita empolgação, mas acima de profunda emoção ao receber o público, que foi tomado por uma energia contagiante. E a recepção de quem cruzou os portões ao som da música-tema do maior festival de música e entretenimento do mundo não poderia ser melhor: o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, e a vice-presidente executiva, Roberta Medina, estiveram pessoalmente na abertura dos portões para abraçar e agradecer a presença de quem chegava. 

Na sexta-feira, dia do metal, uma tradição em todas as edições do festival, grandes ícones do gênero passaram pelo Palco Mundo e pelo Sunset, atraindo fãs de diversos lugares e várias idades. O Espaço Favela mostrou que tem funk, tem samba e também tem rock pesado de muita qualidade sendo produzido pelos músicos das comunidades. 

Quem esteve na Cidade do Rock no primeiro dia de festival também pôde aproveitar os novos brinquedos – como o Carrossel e o Discovery – acompanhar os novos talentos da música no Supernova, dançar ao som da música eletrônica e se divertir com os jogos da GamePlay Arena, entre muitas atrações.

No Palco Mundo, o headliner IRON MAIDEN foi a penúltima banda a se apresentar. Os veteranos britânicos investiram nos efeitos pirotécnicos e incendiaram o público ao som de clássicos como “Fear of the dark”, “Trooper” e “Run to the hills”. Os fãs da banda foram ao delírio quando um boneco gigante da mascote Eddie surgiu no palco vestido de samurai, em referência ao último álbum da banda, “Senjutsu” – inspirado na cultura japonesa e lançado em 2021. Abrindo a noite no Palco Mundo, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi ovacionada pelo público antes da entrada dos músicos do Sepultura. Em uma apresentação criada especialmente para o festival, juntos eles homenagearam grandes nomes da música clássica, como Vivaldi e Beethoven, equilibrando com sucessos da banda como “Roots Bloody Roots” e “Refuse / Resist”.

O segundo grupo ao subir ao palco foram os franceses do Gojira, que, conhecidos pelo envolvimento em causas ambientais, fizeram um show repleto de ativismo em defesa da causa indígena. Além de entrar com o rosto pintado de urucum, o vocalista Joe Duplantier, convidou representantes de povos originários e apresentou a música “Amazônia”, sobre a destruição da floresta. Fechando a noite, o Dream Theater subiu ao palco com muita potência em seu tradicional rock progressivo e empolgou o público até a última música. 

Os brasileiros do Black Pantera, que foram os responsáveis por abrirem as apresentações do Palco Sunset, convidaram a banda Devotos para um show emblemático e totalmente único. Logo depois, foi a vez do grupo heavy metal americano Metal Allegiance, agitar todo o público presente e colocar todos para cantarem seus maiores hits. Abrindo a sequência de headliners do palco Living Colour e o guitarrista Steve Vai, fizeram um encontro inédito marcado por solos de guitarra e homenagens a grandes nomes como Led Zeppelin e Jimi Hendrix, entrando para a história das grandes apresentações realizadas no festival. No encerramento dessa noite apoteótica, os americanos da banda Bullet For My Valentine levaram os headbangers ao delírio com seus sucessos como “Your Betrayal” e “Tear Dont’t Fall”.

Já no segundo dia do festival, os figurinos deslumbrantes, cenografias de tirar o fôlego, espaços para relaxar e, claro, muita música se mesclaram na Cidade do Rock. 


Leia também: Guia Rock in Rio: Como melhorar sua experiência na Cidade do Rock


Espaços foram marcados pelos detalhes pensados para transportar o público para outros países, pela história do festival e até mesmo para momentos de introspecção e reflexão. Da Rock Street Mediterrâneo até as atrações das arenas – NAVE, Uirapuru e GamePlay Arena – passando pela instalação dos Gêmeos e a Rota 85, o público teve uma infinidade de atrações para complementar a experiência do maior festival de música e entretenimento do mundo. Mas, para quem não abre mão de dançar e cantar com seus artistas favoritos, o dia foi de shows interessantes no Palco Mundo, com apresentações de Alok, Jason Derulo, DJ Marshmello e Post Malone, além de um dia dedicado ao rap com encontros únicos que só o Sunset proporciona.  

O primeiro artista a se apresentar no maior palco da Cidade do Rock, Alok levantou o público amante de música eletrônica com um setlist repleto de sucessos. Em “Hear me now” e “Alive”, o artista contou com um verdadeiro coro formado pelos fãs. Quem subiu ao Palco Mundo em seguida foi Jason Derulo, que não deixou a temperatura cair com muito pop, R&B e coreografias sensuais. O artista entoou clássicos de sua carreira, como “Want to want me” e “Talk dirty”, além do hit “Savage love”, que virou trend no TikTok. Derulo esbanjou simpatia ao levar seu filho bebê para ver a plateia de cima do palco, descer para interagir com o público e dançar ao som de “Ai, preto”.  

Atração mais enigmática do festival, DJ Marshmello foi o terceiro artista a se apresentar no Palco Mundo neste sábado. Com seu capacete sorridente cobrindo o rosto, o artista foi da música eletrônica ao funk.  

Simpatia, carisma e talento foram as marcas da passagem de Post Malone pelo Rock in Rio. Sentindo-se em casa, o headliner deste sábado foi abraçado por uma multidão que, mesmo com a chuva, não arredou o pé da Cidade do Rock e acompanhou o cantor em músicas como “Circles”, “Congratulations”, “Rockstar” e “Better Now”. Um dos pontos altos da apresentação do norte-americano foi a participação de um fã que subiu ao palco para acompanhar o artista na canção “Stay”. Theo Kant, de 21 anos, é morador de Niterói, mas não foi o único a levar uma lembrança do artista para casa. Após quebrar um violão, Malone desceu até o público para distribuir os pedaços entre os fãs.   

Encontros únicos sacodem o público do Sunset 

Quem escolheu começar o sábado na Cidade do Rock pelo Sunset aproveitou um verdadeiro baile. No dia dedicado ao rap, o produtor musical e hitmaker, Papatinho, recebeu o rapper L7nnon e MC Carol para um show que não deixou ninguém parado com sucessos de funk, rap e trap. Em seguida foi a vez do malvadão Xamã subir ao palco. O artista, que na edição de 2019 esteve no Palco Favela, fez questão de exaltar suas origens e o rap nacional, além de levar o rap indígena para o Rock in Rio com os convidados do grupo Brô MCs. L7nnon, que já havia participado do show de Papatinho, voltou ao palco para cantar “Melhor forma”.  

O cantor e compositor Criolo recebeu a cabo-verdiana, Mayara Andrade, sua parceira na canção “Ogum, Ogum”. Fazendo sua estreia na programação oficial do Rock in Rio, ele se emocionou ao relembrar a trajetória de sua carreira por meio de canções como “Convoque seu Buda”, “Não existe amor em SP” e “Esquiva da Esgrima”. A última atração da noite no Sunset foi o icônico grupo Racionais, que também se apresentou pela primeira vez no festival. Com um repertório repleto de canções conhecidas do público, os artistas foram acompanhados pela plateia em diversos momentos como em “Jesus chorou” e “Vida loka”. Além de clássicos, a apresentação teve muito ativismo e homenagem às vítimas de violência, que tiveram suas fotos exibidas no telão.  

E o domingo foi de fortes emoções no Rock in Rio

No Palco Mundo, um dos artistas mais esperados desta edição e também grande mistério, Justin Bieber, se apresentou como headliner para a alegria dos fãs, que esgotaram os ingressos em apenas 12 minutos e chegaram cedo à Cidade do Rock. Antes dele, foi a vez de Demi Lovato empolgar a plateia com sua super banda formada apenas por mulheres, marca da nova fase roqueira de sua carreira. No segundo show do palco, Iza abriu a apresentação em meio a plateia com figurinos dignos de uma diva do pop e muita música. Na abertura do Palco Mundo, Jota Quest embalou a plateia com um repertório repleto de sucessos da carreira. No Sunset, Gilberto Gil recebeu a neta, Flora Gil, destaque da noite, em um show em homenagem aos seus 80 anos.  


Leia também: Guia para aproveitar as ativações de marcas no Rock in Rio


Contrariando os rumores, Justin Bieber fechou o primeiro fim de semana do Rock in Rio com um show honesto, onde era visível notar que o astro teen estava esgotado, mas que se esforçou para atender seus fãs. Headliner da noite em que bateu o recorde da venda geral de ingressos, Justin Bieber fechou o primeiro fim de semana do Rock in Rio com um show que animou os fiéis fãs do cantor. Com muitos fogos, hits musicais e vibração do público, o cantor canadense fez sua estreia no Rock in Rio.  

A Cidade do Rock acompanhou o artista em todas as músicas do setlist, que estava repleto de clássicos, como “Sorry”, “What Do You Mean”, “Peaches” “Yummy”, “Love Yourself”, entre diversos outros, incluindo seu primeiro grande sucesso “Baby”, levando todos os presentes ao delírio. Justin percorreu toda a extensão do Palco Mundo, dançou, tocou piano, tirou a camisa, interagiu com os fãs e declarou todo seu amor pelos brasileiros.  

A primeira banda a subir ao Palco Mundo neste domingo, 4 de setembro, foi o Jota Quest. Os mineiros entregaram um show repleto de sucessos conhecidos do grande público como “Fácil”, “Só Hoje”, “Dias Melhores” e “Do seu lado”.  

Iza surpreendeu ao surgir bem na frente do público, marchando com seus bailarinos antes de subir para sua estreia no Palco Mundo do Rock in Rio. Vestida com um figurino digno de uma diva do pop nacional, empolgou os fãs com hits de sua carreira como “Dona de mim”, “Briza” e “Talismã”. A cantora contou com a participação especial de sua mãe, em um dos momentos mais emocionantes do show, onde a professora de música e artes,?Isabel Cristina Lima, assumiu o piano para acompanhar a filha em “No Woman No Cry”, eternizado na voz de Bob Marley.   

Demi Lovato subiu ao palco com uma banda formada apenas por mulheres e com uma atitude que marca a nova fase roqueira de sua carreira. Na abertura já era possível ver a empolgação e emoção nos olhares dos fãs, que já tinham decorado as letras, de trás para frente, das músicas de seu novo álbum “HOLY FVCK”, lançado no fim de agosto. Ao longo da apresentação, Demi intercalou hits autorais como “Skyscraper”, “Don’t Forget”, “Substance” e “Confident” com covers de clássicos do rock como “Iris”, Goo Goo Dolls, envolvendo o público em um show repleto de empoderamento e atitude.  

Gilberto Gil se apresenta no Sunset com show em homenagem aos seus 80 anos 

Um dos maiores artistas da história da MPB, Gilberto Gil, está sendo homenageado com uma série de atividades no Sunset. Ele, que se apresentou na primeira edição do festival, em 1985, hoje subiu ao palco para uma apresentação com muita música boa e também muita emoção. Um dos destaques foi a participação da neta, Flora Gil, de apenas 13 anos, que foi às lágrimas ao subir ao palco para cantar “Garota de Ipanema” com o avô. Em seguida, foi a vez de Preta Gil se juntar ao pai para o clássico “Andar com Fé”. O setlist repleto de sucessos trouxe ainda canções como “Vamos fugir” e “Expresso 222”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *