Life&Style

Cuidados no frio: 3 dicas especiais para limpar a casa no inverno

Período é capaz de aumentar a sensibilidade alérgica e proporcionar maior proliferação de fungos e ácaros

limpar a casa

Ainda em curso, o inverno é a estação que exige a maior quantidade de cuidados em relação à saúde. Seja com o uso de mais agasalhos ou em aumento da frequência de tarefas domésticas, o período pede atenção redobrada – principalmente, com a limpeza – para a manutenção do bem-estar.

 O tempo frio agrava doenças respiratórias como sinusite, rinite e asma, além de gripes e resfriados. Com a menor incidência de raios solares e as baixas temperaturas, a proliferação de ácaros e fungos também é maior, pois há uma menor ventilação e luz nos ambientes, especialmente porque é comum deixar as janelas fechadas quando existe a presença de ventos gelados no exterior da casa.

Para proteger melhor a saúde nas quedas de temperatura, há algumas soluções que podem ser adotadas no dia a dia e ao limpar os ambientes domésticos. Veja abaixo!

Limpe periodicamente

Popularmente, é mais comum fazer limpezas frequentes no verão, já que há as tempestades, grandes circulações de ar e a temperatura é mais propícia para a tarefa. No entanto, o inverno também pede por limpeza, mesmo que mexer com água no período não seja uma das atividades mais atraentes. Por isso, é possível utilizar aspiradores de pó, panos levemente úmidos ou utensílios de microfibra, que absorvem a sujeira sem que precisem estar úmidos.

Caso uma limpeza mais profunda precise ser feita, é preciso lembrar que os espanadores de pó devem ser evitados – principalmente, nesta época. Acontece que o material levanta a poeira e deixa o móvel com aparência de limpo, mas após alguns minutos o pó retorna à superfície. Assim, o movimento irá apenas agravar os sintomas respiratórios dos que são alérgicos na residência. 

Mantenha os locais arejados

Manter os locais arejados, mesmo que esteja frio para abrir as janelas, é importante. Deixar a casa fechada durante dias porque as temperaturas estão baixas não é saudável ou higiênico. A ventilação de ar será responsável por fazer com que o ambiente não fique contaminado e que a proliferação de ácaros e fungos seja menor.

Com portas e janelas abertas, é possível renovar o ar que circula dentro da casa e, em partes, viabiliza que algumas limpezas sejam menos pesadas, pois não haverá a presença de mofo nos ambientes.

Higienize também as roupas

Uma das recomendações gerais mais comuns para evitar as doenças respiratórias é manter roupas limpas e longe de poeiras para conseguir amenizar os sintomas. Assim, antes de usar edredons, cobertores e roupas de cama que ficaram alguns meses guardados, o ideal é que eles sejam higienizados. Além disso, é interessante estendê-los ao sol uma vez por semana, se possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *