Variedades & Tecnologia

Como montar um home office funcional com pouco espaço

Trabalhar em casa fica mais fácil com organização e espaço adequado

home office funcional

O trabalho remoto não é exatamente uma novidade. Desde que existe comunicação à distância, pelo telefone ou pelo fax, há registros de profissionais de algumas áreas que realizam trabalhos e fornecem serviços dessa forma. A popularização da internet, contudo, trouxe ainda mais força para essa modalidade.

Contudo, trabalhar em casa exige, é claro, espaço e tempo destinado a essa finalidade. Luz natural, mesa organizada e uma cadeira ideal devem fazer parte do ambiente do home office funcional. Por causa da pandemia e das recomendações de isolamento social, o trabalho remoto se tornou uma realidade para milhares de pessoas no mundo todo.

Assim, mesmo sendo uma tendência global, o home office é um elemento novo para boa parte desses trabalhadores. Desacostumados a passar o dia em casa, muitos deles se veem, agora, no desafio de conciliar a rotina do lar com a de trabalho num mesmo espaço físico.

O desafio é ainda maior para quem não tem muito espaço a sua disposição. Exatamente por isso, o cantinho especial para o trabalho entra como elemento fundamental  dessas dinâmicas. Mesmo com pouca extensão, é possível dedicar uma região da casa para o seu escritório remoto e ter finalmente um home office funcional.

Aposte no minimalismo

Um erro comum para quem faz home office e tenta criar um espaço destinado ao trabalho é tentar reproduzir o ambiente do escritório convencional no lar. Para quem mora em casa ou apartamento pequeno esta missão fica ainda mais difícil. O primeiro passo é entender que sua residência não é a empresa, mas apenas uma parte dela.

Assim, evite trazer tudo que tinha a sua disposição no seu ambiente formal para a sua casa. Aproveite o momento para, inclusive, rever suas prioridades. Além de estar alinhado com o espaço que tem a disposição, isso vai, potencialmente, otimizar sua produtividade.

Funcionalidade é a palavra-chave. Faça um inventário de tudo que tem e decida o que realmente precisa para realizar suas tarefas diárias. Uma vez entendida essa necessidade, o passo seguinte é garantir que todos os objetos terão um espaço exclusivo para eles.

Trazer o trabalho para casa, em especial, para quem não está acostumado e se viu nessa situação por causa da pandemia da COVID-19, vai alterar a dinâmica da residência. De qualquer forma, esses novos elementos presentes no lar não podem adicionar nenhum aspecto de bagunça.

Compartilhe espaço

Nem todo mundo tem um quarto sobrando em casa, no qual pode transformar em escritório. Muitas pessoas trouxeram sua mesa de trabalho para a sala de jantar, a sala de estar e, até mesmo, o quarto. Por mais desafiador que isso seja, também existem formas de fazer com que essa dinâmica funcione.

Prefira uma mesa menor com muitas gavetas. Se necessário, tenha outro móvel em outra parte da casa com os objetos que utiliza menos. Para isso, até um canto da parede pode funcionar. 

Mesmo que o espaço compartilhado tenha objetos com diferentes funções, como trabalho e jantar, por exemplo, entenda o ambiente como um todo na hora de dispor os móveis para criar o seu home office funcional. A sobrecarga visual do cômodo pode, inclusive, diminuir a produtividade de seu trabalho.

A dica final é que, uma vez montado o seu home office, acrescente pequenos elementos na sua mesa, ou próximo a ela, que te tragam uma sensação de calma e alegria. Pode ser um vaso pequeno de flor, uma foto da sua família, de algum amigo especial ou um cartão postal de uma viagem incrível que fez no passado.

Isso vai deixar o desafio de trabalhar em casa um pouco mais fácil e pode, no fim, te fazer gostar dessa dinâmica. Já é esperado que, mesmo após a pandemia, muitas empresas mantenham o home office, pelo menos, parcialmente.

A tendência de trabalhar em casa pré-pandemia não é um acaso. Muitas pessoas que escolheram, no passado, trabalhar dessa forma, apontam as diversas vantagens dessa dinâmica de trabalho. Agora, muitas empresas também têm percebido esses e outros benefícios que o home office traz — tanto para o negócio, quanto para os colaboradores.

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *