Variedades & Tecnologia

Dicas Rock in Rio 2022 para seu conforto e segurança

Hidratação, alimentação e vestimenta são pontos importantes para aproveitar o Festival com conforto e segurança

Dicas Rock in Rio
Dicas Rock in Rio 2022 para seu conforto e segurança

Os sete dias do Rock in Rio serão repletos de música, dança, caminhadas, comidas e bebidas. Por isso, alguns cuidados devem ser levados em conta para deixar a experiência ainda melhor, mais confortável, alegre e segura para o público que vai encarar a maratona de shows. Prestar mais atenção ao que comer e beber, ou até mesmo à roupa que vestir, os sapatos que calçar e não deixar de lado o merecido descanso entre os dias da intensa e tão esperada diversão, são alguns dos principais pontos de atenção. Confira:

Hidrate-se da forma certa!

Para a Dra. Sara Morhbacher clínicageral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a principal preocupação deve ser com relação à hidratação e não existe melhor remédio do que água.

“O frequentador do Rock in Rio deve tomar bastante cuidado para não ficar desidratado, já que estará no meio da multidão, com calor, sol na cabeça, pulando e dançando e para isso é importante a ingestão de bastante líquido, em especial a água, que deve ser de boa procedência. O ideal é consumir água mineral e evitar compartilhar as garrafinhas com outras pessoas. O consumo excessivo de bebida alcoólica deve ser evitado porque o álcool faz a gente ir mais ao banheiro, o que pode contribuir para a desidratação”, esclarece.


Leia também: Guia Rock in Rio: Como melhorar sua experiência na Cidade do Rock


A especialista chama a atenção para a ingestão de isotônicos porque contém sais minerais, como sal e potássio, e nem todo mundo pode ingerir essas substâncias. Os energéticos também requerem um cuidado especial.

“A nossa preocupação com os energéticos é a cafeína, que a em doses exageradas pode aumentar a chance de arritmias, especialmente, para quem tem predisposição. Fazendo o coração trabalhar de maneira acelerada ou descompassada. A dose máxima recomendada de cafeína é de 420 mg por dia. Uma lata de energético tem cerca 114 mg. Então quatro latas já atingem a dose máxima, isso se o indivíduo não tomar café e outras bebidas cafeinadas. Portanto, o ideal é não abusar dos energéticos, principalmente para aqueles que tenham problemas cardíacos”, destaca a especialista.

Outra dica é com relação à vontade de ir ao banheiro. “Quando der vontade de fazer xixi, vá ao banheiro. Eliminar o excesso de líquido no organismo deixa o corpo mais leve, confortável e pronto para ingerir mais água ainda”, explica.

Alimentação para ajudar na energia

A médica destaca também que consumir comidas leves, como saladas e frutas, seria aconselhável. “Mas, se lá dentro não houver essa opção, procure por alimentos menos gordurosos, porque proporcionam uma digestão mais rápida. A gordura e o excesso de proteína têm uma digestão mais lenta e podem causar desconforto gastrointestinal durante as apresentações. Então, a dica é comer alimentos que sejam compostos basicamente por carboidratos, que são de fácil digestão e proporcionam maior conforto durante o show, além de evitar frituras e alimentos com muito queijo, que são mais pesados”, ressalta.

“Também é muito importante prestar atenção nas condições de higiene dos estabelecimentos onde você vai comprar seu alimento. O local deve estar limpo e apresentar condições mínimas de higiene para evitar o contágio por uma bactéria ou, até mesmo, uma virose alimentar. E não esquecer de observar também se os alimentos estão dentro do prazo de validade e em condições ideais de conservação. Se o alimento precisa estar refrigerado, prestar atenção se ele realmente estava onde deveria antes de consumir”, aconselha a especialista.


Leia também: Como é a alimentação no Rock in Rio


Look confortável

As roupas e calçados também devem ser pensados para que a experiência em um dos maiores festivais de música do país seja prazerosa. “Procurar usar roupas frescas e não muito apertadas, para não prender a circulação. Se estiver frio, levar um casaco, principalmente para os shows noturnos. Usar calçados confortáveis, de preferência sem saltos, para evitar de cair e se machucar. E lembrar que os sapatos não devem, em hipótese alguma, estar apertados ou machucando os pés, visto que eles ficarão muito tempo ‘presos’ lá dentro dos calçados e sofrerão muito com as longas caminhadas, a dança e os saltos, pulos.”, orienta e complementa: “Se tiver sol é aconselhável usar protetor solar e algum tipo de cobertura física, como chapéus e bonés”.


Leia também: O que vestir no Rock in Rio?


Descanse os ouvidos e seu corpo!

Dra. Sara ainda recomenda que as pessoas tenham atenção com relação ao sono nesses dias de muito frenesi. “O ideal é mesmo com a programação intensa de shows, não se descuidar do sono e o tempo de repouso é fundamental para descansar e recuperar as energias”.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *