Variedades & Tecnologia

Comemorando 25 anos, Feira Rio Antigo tem nova temporada de jazz e promove “Lavradio Literário”

Feira celebra o Dia Nacional da Cultura Brasileira com evento “Lavradio Literário”. Lançamentos de livros e contação de histórias fazem parte da programação

Lavradio Literário

A tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, que recebeu no mês passado o título de  Patrimônio  Imaterial  Cultural do Estado do Rio, acaba de completar 25 anos de vida e está cheia de motivos para comemorar! Começa neste sábado, dia 6 de novembro, a sexta temporada do projeto Jazz na Feira, que tem levado ao espaço nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero, e promove pela primeira vez o evento Lavradio Literário, com atrações diversas em homenagem ao Dia Nacional da Cultura Brasileira.

Lavradio Literário

O novo projeto Lavradio Literário vai acontecer na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h, com lançamento de livros, exposição de arte com quadros de Fernanda Lima, e vai contar ainda com a presença do fotógrafo Walter Firmo. Participam as livrarias Machado & Cia, Letras Virtuais Editora, Soluções Literárias, Livraria Cavalcanti e Gambiarra Livros, além das editoras Litteris, Mórula e Malê, com a curadoria de Marta Lemos e apoio da Associação Polo Novo Rio Antigo. Entre os lançamentos, estão os livros “A Sereia de Copacabana”, de Silvia Castro (ed. Ogro), com contação de histórias, às 11h30; “Beata, a menina das águas”, de Elaine Marcelina (Ed. Malê); e “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea”, de Célia Maria Antonacci (Ed. Invisíveis Produções), das 11h às 14h30.

Jazz na Feira

Já o Jazz na Feira, que tem garantido um charme a mais à tradicional feira de antiguidades, acontece sempre às 16h. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. Quem abre a sexta temporada neste sábado, 6 de novembro, é o baterista Guga Pellicciotti, acompanhado pelo pianista João Braga e o baixista Guizão, considerado um dos precursores da nova geração do jazz carioca.

A programação continua no dia 13, com o duo de Ana de Oliveira (Violino, violino elétrico e rabeca) e o multi-instrumentista Sérgio Ferraz (violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica). Lançaram juntos o elogiado álbum ‘Carta de Amor e outras Histórias’ em 2019.

Já no dia 20 de novembro, quem se apresenta é Renato Massa e Convidados.  O baterista Renato Massa está presente em dezenas de discos de artistas como Cassia Eller, Ed Motta, Marcos Valle e Zé Ramalho. Neste dia, Massa e convidados farão uma tarde de samba jazz em homenagem ao Beco das Garrafas.

Finalizando a 6° Temporada do Jazz na Feira, de quatro sábados, o espaço recebe, no dia 27 de novembro, a artista curitibana Helena Ribeiro, que apresenta o show “Helena Sounds e Convidados”, com Victor Nansfil (baixo) e o saxofonista carioca Rafael Adriano, de atuação em projetos musicais diversos, que vão do Samba ao Jazz. Neste projeto Helena passeia pelas melodias marcantes do jazz e do blues, desliza em altas nuances com sua voz, melodias e improvisos nos acordes do teclado e segurando o Groove, harmonizando as canções em um repertório de artistas como Etta James, Tim Maia, Amy Winehouse, Stevie Wonder, entre outros. 

Vale lembrar, é claro, que a Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.

Feira Rio Antigo

A Feira Rio Antigo acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.

Rua do Lavradio

Todos os sábados, das 10h às 19h

Tel.: 98207-0222

Programação Lavradio Literário

Sábado, 6 de novembro – das 10h às 18h

Praça Emilinha Borba

10h às 18h: Exposição dos quadros da artista visual Fê Lima. Nessa performance, o espectador é convidado a adentrar o universo de imagético do ateliê da artista em seu processo de criação, com intervenções artísticas na praça. As obras expostas são da série “Domínios de Margô”.

11h: Contação de histórias

11h às 14h30: Lançamento dos livros “Saguairu”, de Júlio Emílio Braz, e “Apontamentos da Arte Africana e Afro-Brasileira Contemporânea”, de Célia Maria Antonacci (Ed. Invisíveis Produções), com a participação do fotógrafo Walter Firmo, que participa do livro e irá fotografar parte do lançamento.

11h30: Lançamento dos livros “A Sereia de Copacabana”, de Silvia Castro (Ed. Ogro), com contação de histórias; e “Arpoador In e Leblon Blues”, de Mariza Gualano e Marici Passini (Ed. Rotornelo).

11h30 às 14h30: Lançamento dos livros “O Silêncio Somos Nós”, de Fábio Cezar (Ed. Metanoia), e “Viagem em Trânsito Mítico”, de Fabio R. Penna.

12h às 14h: Lançamento dos livros ” Um Diário Para Alice” de Bruna Paiva, e “Sobre Rodas”, de JM Costa (Produção Independente).

13h30: Lançamento do livro “Para Fellini, com amor”, de Mariza Gualano e Roberta Maya, com bate-papo sobre Fellini.

14h: Lançamento dos livros “Beata, a menina das águas”, de Elaine Marcelina (Ed. Malê), e “Ashanti – Nossa Pretinha “, de Taís do Espírito Santo (Ed. Malê).

Programação Projeto Jazz na Feira

Sábado, 6 de novembro –16h

Show: Guga Pellicciotti (bateria), João Braga (teclado) e Guizão (baixo).

Sábado, 13 de novembro – 16h

Show:  Duo Ana de Oliveira & Sérgio Ferraz. Ana de Oliveira (Violino, violino elétrico e rabeca) e o multi-instrumentista Sérgio Ferraz (violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica).

Sábado, 20 de novembro – 16h

Show: Renato Massa & Convidados. O baterista tocarásamba jazz em homenagem ao Beco das Garrafas.

Sábado, 27 de novembro – 16h

Show: Helena Ribeiro Sounds e convidados. Helena Ribeiro (teclado e voz) se apresenta com o Rafael Adriano (Sax) e Victor Nansfil (baixo) no projeto Helena Ribeiro Sounds. O repertório passeia entre o jazz, o blues e a música brasileira.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *