Dicas & Destinos

4 Programas culturais gratuitos para curtir no RJ em novembro

Confira alguns programas culturais gratuitos para curtir na capital carioca neste mês de novembro

Programas culturais gratuitos

Quem curte um bom roteiro cultural e admira literatura, arte e música, tem sempre programa garantido no Rio de Janeiro. Neste mês de novembro, não faltam opções de lazer gratuito em diferentes bairros da cidade e para todos os gostos.

Neste sábado (06/11), a Feira do Lavradio, no Centro, comemora 25 anos. Para celebrar esta data tão importante, a programação está imperdível: além do Circuito de Jazz na Feira, que começa às 16h, a Feira apresenta o projeto ”Lavradio Literário”, que conta com o lançamento de livros, exposição dos quadros da artista visual Fernanda Lima e presença do fotógrafo Walter Firmo. O evento acontece na Praça Emilinha Borba, das 10h às 18h.

Pertinho dali, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, na Praça Tiradentes, está aberta ao público a Exposição de Artesanato do Piauí. No local, os visitantes poderão apreciar o artesanato piauiense e toda a sua diversidade por meio da produção de artesãs e artesãos em artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. As peças artesanais selecionadas para a mostra, feitas à mão por diversos núcleos de artesanato do estado nordestino, são comercializadas no CRAB, com pronta-entrega e também sob encomenda. A exposição fica no espaço até o dia 15/11 e é uma realização do Sebrae no Piauí, com curadoria do designer Renato Imbroisi.

Outra excelente opção para quem se encanta pelo artesanato brasileiro é o Museu do Pontal, reaberto recentemente em uma nova sede, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O percurso expositivo, com cores e aberturas que permitem vislumbrar uma perspectiva do amplo espaço de mil metros quadrados, foi pensado para revestir de magia e encantamento o mergulho do público no universo da arte popular.

E na Zona Sul, no fim de semana dos dias 20 e 21/11, acontece a tradicional Babilônia Feira Hype, no bairro da Lagoa, que na ocasião completará 25 anos e promete realizar uma edição ainda mais especial. A feira cultural e turística oficial da capital carioca, reúne em um só lugar moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia, comercializados diretamente por seus produtores. O espaço abriga entre 120 a 150 expositores e proporciona sempre um ambiente aconchegante e convidativo a todas as tribos, em edições ao longo do ano.   

Programas culturais gratuitos

Feira do Lavradio

Rua do Lavradio – Centro

Visitação: Todos os sábados

Horário de funcionamento: Das 10h às 19h

Entrada: Gratuita

Exposição no CRAB

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)

Praça Tiradentes, 69 – Centro

Visitação: Até 15/11/2021

Horário de funcionamento: De terça-feira a sábado, das10h às 17h.

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório e o visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro)

Museu do Pontal

Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/Nº – Barra da Tijuca

Horário de funcionamento: Quinta a domingo, das 10h às 18h*

*O acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do museu.

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório e o visitante deverá apresentar documento de identidade com foto e comprovante vacinal contra Covid-19 correspondente a 1ª dose, 2ª dose ou dose única, respeitando o calendário de comprovação de vacinação da cidade do Rio de Janeiro)

Babilônia Feira Hype

Parque das Figueiras – Avenida Borges de Medeiros, 1426 – Lagoa

Edição de aniversário: 20 e 21 de novembro de 2021

Horário de funcionamento: Das 14h às 22h

Entrada: Gratuita

(O uso de máscara é obrigatório)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *