Variedades & Tecnologia

Hoje na História: independência do Brasil é reconhecida por Portugal

O reconhecimento por parte dos portugueses abriu os caminhos para que as nações amigas da ex-metrópole pudessem negociar com o Brasil

independência do Brasil
Foto: Wikipedia

Hoje trazemos mais um capítulo da nossa série Hoje na História com uma passagem importante na História do Brasil: o dia que Portugal reconheceu oficialmente a independência do Brasil.

Quase três anos após a proclamação da Independência do Brasil – em 7 de setembro de 1822, aconteceu o reconhecimento da emancipação brasileira por parte de Portugal.

Esta era uma necessidade para o país que demorou a se concretizar. D. Pedro I precisou deste reconhecimento para que o Brasil não ficasse isolado economicamente.

Depois de muitas pendengas, de lá pra cá e de cá pra lá, finalmente, no dia 29 de agosto de 1825 aconteceu o reconhecimento por parte dos portugueses, o que também abriu caminho para reconhecimento das nações amigas da ex-metrópole.

O primeiro país a reconhecer a emancipação do Brasil foram os Estados Unidos, em maio de 1824. Já a Inglaterra, então potência mundial, reconheceu o Brasil somente depois do reconhecimento português.

Com informações: History.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *