Dicas & Destinos

‘Rolé’ passa por marcos da Independência do Brasil em tour no Centro do Rio

Roteiro vai passar por importantes locais relacionados à data histórica, indo da Praça Tiradentes à Praça da República

Rolé

O projeto cultural Rolé, que comemora 10 anos em 2022, realiza neste sábado, dia 24 de setembro, às 10h, um passeio especial revisitando uma outra importante data aniversariante: o Bicentenário da Independência do Brasil.  Ao longo de uma década, o Rolé apresenta a cidade e sua história a partir de diferentes pontos de vista. O Rio de Janeiro, em especial o centro da cidade, foi palco de múltiplos acontecimentos que marcaram a história do Brasil, e suas ruas, praças, instituições e monumentos nos permitem percorrer diferentes tempos e narrativas que se somaram, oscilaram ou se anularam para emergir novos símbolos na criação da tal identidade nacional. 

O passeio se inicia na Praça Tiradentes e segue até a Praça da República (ou Campo de Santana). Ao longo do trajeto testemunhamos a coexistência espacial de diferentes tempos, símbolos e narrativas. Ao pensar o bicentenário da Independência, privilegiamos uma abordagem que entende a cidade como um palco de disputas, onde algumas narrativas são tidas e celebradas como História única enquanto outras são apagadas ou deixadas de lado. Propomos levar os rolezeiros a uma viagem no tempo, questionando, a todo momento, que independência foi essa. 

O roteiro vai seguir pelas ruas do Centro do Rio buscando, a cada ponto, questionar não apenas a Independência, mas o Brasil que se constrói a partir dela. Avenida Passos, Rua Uruguaiana, Igreja de São Jorge, Igreja do Rosário, Biblioteca Parque, Monumento Zumbi dos Palmares, e outros pontos carregados da história do Rio e do Brasil serão explorados. O destino final será o famoso Campo de Santana, conhecido também como Praça da República, onde foi realizada a aclamação de Dom Pedro como Imperador do Brasil, e que também representa uma colisão entre dois mundos (a Cidade Nova e a “cidade velha”, a chegada e a saída do Centro). O roteiro, guiado pela equipe de historiadores do Rolé, vai levar os rolezeiros em uma verdadeira aula ao ar livre sobre o contexto histórico da época, personagens “esquecidos” e as principais consequências do marcante evento de 200 anos atrás. 

“O Rolé entende a Educação Patrimonial como um instrumento de ‘alfabetização cultural’ que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. O patrimônio cultural é um bem inalienável de seu povo, e é imprescindível para a formação e compreensão da identidade e da história.  Além dos tradicionais roteiros por bairros, o Rolé tem uma série de roteiros temáticos que buscam apresentar a cidade a partir de um recorte narrativo, e o Rolé Bicentenário é um desses mergulhos em uma temática específica e uma oportunidade imperdível para entendermos como os processos da Independência refletem as dinâmicas atuais do país”, destaca Isabel Seixas, idealizadora e diretora do Rolé.


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro com Naira Amorelli <<


Apesar de ser considerado o momento mais simbólico para a soberania do Brasil como nação, a Independência foi também um ato repleto de contradições. Isto porque, mesmo independente, o país seguiu governado por um português, a escravidão não apenas continuou, mas intensificou-se, enquanto os muitos povos indígenas permaneceram em conflitos que perduram até os dias atuais. Afinal, ainda com tantos conflitos e divergências, quem realmente se beneficiou após o 7 de setembro de 1822? Quem foi excluído do processo? Por que a Independência do Brasil não está ligada à ideia de liberdade? E quantos “Brasis” distintos começaram a surgir depois dali? Essas e outras valiosas questões para o entendimento do Brasil atual serão levantadas e discutidas no passeio do Rolé do dia 24 de setembro. 

Além do passeio presencial, dois vídeos sobre o tema irão integrar em outubro o canal do youtube do Rolé. O primeiro será mais um episódio da série “Rolé Visita”, em que toda a narrativa do passeio é passada para o vídeo. O segundo, “Oficina para Professores”, conduzido pelo professor Diego Rogero, tem como objetivo criar agentes multiplicadores dos conteúdos. A proposta é produzir uma vídeo-oficina para dar dicas e orientações de como usar a metodologia e os conteúdos do projeto dentro e fora da sala de aula.

O Rolé chegou ao TIKTOK!

Embarcando nos conteúdos do Bicentenário, o Rolé estreia um novo formato, agora no TikTok. Serão vídeos que vão apresentar personalidades históricas de diferentes épocas mas que de alguma forma tem em suas histórias atravessamentos sobre independências possíveis. Estamos falando de resgatar as histórias de Zumbi à Mussum, de Tia Ciata à Ludmila, de Prata Preta a Taís de Araújo. 

Serviço 

Rolé – Bicentenário da Independência

Gratuito

Livre para todas as idades

Data: 24 de setembro de 2022

Horário: 10h 

Endereço: Centro da Cidade

Ponto de encontro: CRAB – Praça Tiradentes 69.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *