Life&Style

Rituaali, um lifestyle center inspirador e acolhedor na Serra da Mantiqueira

A tranquila cidade de Penedo guarda muito mais que belas paisagens naturais, clima de cidade pequena e gastronomia de alta qualidade. Aos pés da Serra da Mantiqueira existe um verdadeiro oásis dedicado ao bem estar e ao cuidado de corpo e mente em uma só consonância. E foi justamente nesse lifestyle center que dediquei sete dias para conhecer um pouco mais uma proposta inovadora e extremamente prazerosa no Rituaali, e vou dividir com você aqui essa experiência.

A proposta do Rituaali vai além da aparência, a real finalidade do Spa é prevenir e tratar fatores de risco comportamentais associados ao desencadeamento de doenças típicas do mundo moderno e altamente frenético que fazemos parte. Com uma pegada diferente daqueles spas  que são mais voltados para emagrecer, relaxar ou fazer tratamentos estéticos sem a real preocupação com a mudança do estilo de vida, no Rituaali todos são incentivados a retomar o controle da própria saúde. A ideia é incentivar os hóspedes a adquirirem hábitos mais saudáveis não só durante a estada, mas principalmente, na volta para a rotina.

O Rituaali, que em finlandês significa ritual, é um lugar para buscar o equilíbrio. Foi criado a partir dos princípios da Medicina de Estilo de Vida, especialidade que surgiu nos Estados Unidos pelas mãos de um grupo liderado pelo médico Edward Philips, fundador e diretor do Instituto da Medicina do Estilo de Vida da Universidade de Harvard.

Logo que cheguei, uma equipe extremamente  qualificada estava me esperando  com profissionais das áreas médica, nutricional, física, fisioterápica e psicológica que me avaliaram  individual e profundamente com a intenção de me indicar o programa com os melhores resultados. Fiz uma série de avaliações e foi traçado um programa específico para minhas necessidades. A intenção era que eu me sentisse emocionalmente equilibrada, fisicamente disposta, espiritualmente viva  e socialmente confortável.

O corpo clínico do Rituaali, liderado pelo Dr. Sella e pela Dra. Daniela Kanno, que são especialistas em Medicina de Estilo de Vida, desenvolveu seis programas para estimular cada hóspede a transformar desejos e expectativas em ações concretas, com conceitos inovadores da Medicina de Estilo de Vida. São eles: Detox, Controle de Estresse, Equilíbrio, Estilo de Vida, Antidor e Tabagismo.

A variedade de tratamentos oferecidos é bem interessante,  todas se adéquam  aos objetivos e às necessidades de cada pessoa. As opções vão desde banhos de imersão, contrastes térmicos e geoterapia (que utiliza cataplasmas de argila, de dolomita e carvão ativado, enriquecidos com óleos, sais e ervas, sobre articulações, pele e órgãos abdominais) até o espetacular percurso Kneipp, caminho de água e pedras que combate dores e melhora a circulação, necessário após as sessões na academia. Entre os vários tratamentos que fiz, os cataplasmas de argila e carvão ativado, os banhos de imersão anti-inflamatório e as duchas escocesas se sobressaíram para o extremo alívio das minhas dores lombares.

Ao chegar, todo hóspede experimenta um processo de desintoxicação entre 48h e 72h, seguido pela recuperação do equilíbrio corporal. Completar esse ciclo é fundamental já que estudos científicos afirmam que a mudança de hábitos requer tempo e repetição, ou seja, é preciso colocar em prática as mudanças durante vários dias, às vezes semanas, para que elas se incorporem à rotina. E por esta razão, o período mínimo recomendado para a estada no Rituaali é de sete dias consecutivos, como foi o meu caso.

As atividades físicas são bem variadas e foram pensadas para agradar a todos, desde os sedentários (como eu) até aqueles que já se exercitam regularmente. Algumas atividades ao ar livre e em contato com a natureza são oferecidas e variam de acordo com o condicionamento e mobilidade física de cada um. Diariamente um grupo sai bem cedo, ainda antes do café da manhã para caminhar por Penedo. Nos sábados, por exemplo, é possível fazer uma visita ao Parque Nacional de Itatiaia ou a Serrinha do Alambari, dependendo do clima no dia. Eu, infelizmente não pude fazer todas as caminhadas externas por conta de um problema mais delicado no joelho. A equipe assim que identificou a dificuldade, logo encontrou uma alternativa para meu caso.

Todas as noites, após as palestras, eu recebia um programa diário das minhas atividades agendadas, com horários definidos para o dia seguinte. As palestras, aliás, são verdadeiramente importantes e gratificantes. Elas ocorriam logo após o jantar e eram ótimas oportunidades de interagir com outras pessoas que estavam por ali com a mesma finalidade que eu.

Acomodações

Como o descanso é parte fundamental da experiência, um ambiente acolhedor é muito importante para fazer uma conexão com sua paz interior. Sendo assim, as acomodações de alto padrão do Rituaali foram carinhosa e cuidadosamente planejadas para atender e superar todas as expectativas dos hóspedes.

Os quartos amplos e elegantemente decorados nos mais altos padrões de hotelaria me permitiram um conforto e aconchego necessário neste momento de conexão e redescobertas comigo mesma.

Fiquei acomodada em um amplo chalé na parte baixa da propriedade e desfrutei de momentos de muito relaxamento. Além de um quarto muito confortável com lareira, closet, sala de estar integrada e um banheiro super equipado, com uma banheira de hidromassagem, inclusive, meu chalé também contava com uma pequena copa, munida de frigobar, chaleira e diversas opções de chás para minha escolha.

Ao todo existem na propriedade 7 chalés e 14 apartamentos muito delicadamente decorado com pedras naturais, madeira de demolição e outros materiais sustentáveis, ressaltando a preocupação com a responsabilidade ambiental.

Obviamente que existe o precioso tempo do ócio e você vai encontrar boas opções para curtir o dia sem muito esforço entre as atividades. Vamos começar pelas piscinas. A maior é a externa que fica emoldurada pelo cenário natural de encher os olhos da Serra da Mantiqueira. Na área interna do Spa fica a piscina aquecida e uma jacuzzi, essencial para os dias frios. Estrategicamente posicionadas, você encontrará algumas “ilhas” de relaxamento por toda a propriedade. São decks e demais espaços especialmente dedicados aos momentos de conexão total com a natureza. O percurso Kneipp, que já mencionei anteriormente é uma alternativa sensacional para dar uma caminhada quando as pernas estão meio cansadas depois de alguma atividade. Eu particularmente sempre dedicava alguns minutos para ficar fazendo minha caminhada após os exercícios da tarde, especialmente antes de entrar em algum tratamento.

Gastronomia

Se você pensa, como eu pensava, que vai passar fome durante sua estada, saiba que esse é um grande engano. A gastronomia, aliás é um ponto de referência da experiência no Rituaali. Todas as refeições servidas são criativas, coloridas e muito saborosas,  elaboradas para oferecer todos os nutrientes necessários para o perfeito funcionamento do corpo. O mais interessante é que no Rituaali não existe aquela tabelinha angustiante para ficar contando e marcando calorias. Cada pessoa tem seu cardápio elaborado de acordo com seu programa e consequentes necessidades.  Todos contam com produtos integrais, orgânicos e sem qualquer origem animal. Ou seja: nada de leite e derivados, ovos e carne. Acredite em mim, você consegue se adaptar. Eu, que sou uma carnívora declarada levei numa boa e não tive nenhum tipo de crise de abstinência ou mau humor. Vale ressaltar que algumas pessoas podem sentir algum desconforto por conta da ausência de cafeína, por exemplo. Como não sou uma dependente de cafeína, fiquei muito bem e não tive nem mesmo dor de cabeça.

Outra grande sacada que reforça o cuidado com nossa saúde é que grande parte dos alimentos são comprados de fornecedores da região, valorizando assim os pequenos produtores locais, e outra parte dos alimentos são cultivados nas hortas do próprio Rituaali, que está em fase de expansão. Desta forma, os pratos que chegam a nossa mesa são totalmente livres de agrotóxicos, químicas e conservantes. Os pães servidos diariamente são produzidos em sua pequena padaria, desta forma, o cuidado com a qualidade se faz presente também nos bolos e massas que são servidos no restaurante.

Um capítulo que merece destaque são os sucos vitais. Eles são assim chamados por combinarem frutas, verduras, legumes, ervas e ingredientes ricos em fibras que são protagonistas na complementação nutricional. Eles são elaborados de acordo com o seu programa e são em grande parte responsáveis pela desintoxicação do organismo e restauração das células, além de serem muito saborosos, pode acreditar. No meu programa, me foi sugerida uma dieta líquida de dois dias. Isso significa que fiquei exatamente 48 horas na base alimentar dos sucos vitais. No início pensei que não iria aguentar, mas acredite, eu não senti fome em momento algum. Na verdade, foi um grande aprendizado para me comprovar que sou capaz de muita coisa que nem imaginava.

A lição que tirei desta experiência foi que a vida é muito mais que conseguir o peso ideal, estar com a pele bonita, com a silhueta fininha ou ser aprovada como um exemplo de beleza externa. Certamente a vida é bem mais que tudo isso. Para manter o corpo legal você precisa unir a qualidade do alimento que vai ingerir e precisa se dedicar à prática de exercícios adequados ao seu estilo de vida. Mas nada disso faz muito sentido se algo que estava adormecido lá no seu interior não te toca de verdade. Sua pele brilha, seu corpo responde se você mantém a mente aberta para experimentar o novo, o improvável. Os benefícios que tive, obviamente foram muitos, mas a conexão com o a natureza e o entendimento de meu organismo como um todo afloraram uma consciência ainda maior que refletiram no corpo e na mente.

RITUAALI – www.rituaali.com.br
Rua Harry Bertel,400 – Penedo, Itatiaia-RJ

Para reservas e outras informações: (24) 3351 9200 | reservas@rituaali.com.br

O acesso a Penedo é feito no KM 311 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Deve-se entrar na estrada de acesso à Rodovia Dr. Rubens Tramujas Mader (RJ-163). O acesso faz-se pelo Portal de Penedo, 3km após sair da Dutra. Do Rio de Janeiro, Penedo está a 170km. De São Paulo, a 250km.

Fotos: Naira Amorelli / Divulgação


Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *