Life&Style

7 dicas para cuidar da pele em viagens para lugares frios

Viajar é uma grande paixão para nós e todos sabemos bem disso. Em algumas, aproveitamos a suave brisa da primavera. Em outras, encaramos o sol forte durante o verão para aproveitar aquela praia paradisíaca. Claro que também amamos o clima mais fresco do outono, e aquele friozinho gostoso do inverno. Sempre nos preocupamos em cuidados com a mala, acessórios e obviamente, os passeios mais legais, porém, deixamos de observar algumas questões importantes como cuidados com a saúde, por exemplo.

family-winter-trip-small

Sabemos que durante o outono e o inverno o vento frio e a falta de umidade podem ser nocivos à pele. Em razão disso, alguns cuidados são essenciais para mantê-la macia e saudável, evitando problemas futuros.

Segundo a dermatologista Márcia Grieco, “Alguns quadros podem ser discretos e, às vezes, muito graves com infecções secundárias por bactérias, devido à coceira e às lesões na pele.”

Você sabia que alguns ferimentos podem ocorrer em consequência da desidratação e abuso de banhos muito quentes e demorados, que deixam a pele mais sensível?

child

Uma das doenças mais comuns são os eczemas: a pele fica extremamente ressecada e com áreas de vermelhidão e aspereza, sobretudo nos braços, pernas, e abdômen. É quando ocorrem as coceiras e a irritação. “As crianças, com pele mais delicada, muitas vezes, também apresentam a que denominamos de dermatite atópica, que surgem em áreas de dobras: cotovelos, joelhos e pescoço.” Há ainda a vermelhidão e o ressecamento das bochechas e coceira nos olhos.

Outras doenças como psoríase, caracterizada pela presença de placas vermelhas com descamação na pele e no couro cabeludo, a dermatite seborreica, conhecida por caspa, também ganham destaque nessa lista.

Para evitar todas essas condições indesejadas, confira algumas dicas:

• Evite banhos muitos quentes e demorados;
• Não use buchas, esponjas nem esfoliantes durante o banho;
• Não tome banho de banheira e evite prolongar o tempo em baixo da água quente;
• Hidrate bem a pele após o banho. Em casos de eczemas, o uso de cremes com corticoides e anti-histamínicos (antialérgicos) devem ser considerados para aliviar a coceira, além de outros tratamentos específicos;

dermato

• Evite o uso de cremes ou loção com corantes ou perfumes;
• Use sempre sabonete neutro;
• Se possível, opte por usar roupas de algodão.

Agora sim, com dicas simples você estará mais preparado para aproveitar sua viagem e curtir o friozinho numa boa, sem trazer lembranças ruins para casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *