Variedades & Tecnologia

Cingapura Lidera o Ranking de Passaportes Mais Poderosos, Japão Perde o Primeiro Lugar

Os cidadãos de Cingapura têm acesso a 192 dos 227 destinos pesquisados pela Henley sem a necessidade de visto

Passaportes Mais Poderosos
O Japão saiu da liderança dos passaportes mais poderosos do mundo

O Henley Passport Index de 2023, que avalia os passaportes mais poderosos do mundo com base em dados oficiais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), trouxe uma mudança significativa no topo do ranking. Pela primeira vez em cinco anos, o Japão não ocupa mais o primeiro lugar, cedendo o posto para Cingapura. Os cidadãos de Cingapura agora têm acesso a incríveis 192 dos 227 destinos pesquisados pela Henley sem a necessidade de visto. Enquanto isso, o Brasil manteve sua posição no 19º lugar, repetindo o mesmo desempenho do ano anterior.

Ascensão Europeia: Alemanha, Itália e Espanha no Topo da Vice-Liderança

Cingapura não foi o único país a subir na classificação. Três nações europeias – Alemanha, Itália e Espanha – conquistaram a vice-liderança com acesso livre a 190 destinos sem visto. O Japão agora faz parte do grupo de seis países em terceiro lugar, com 189 destinos isentos de visto, juntamente com Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Suécia e Coreia do Sul.

Reino Unido Recupera Posição, EUA Desaceleram

Após seis anos de declínio, o Reino Unido experimentou uma recuperação notável, ocupando agora a quarta posição – sua melhor colocação desde 2017 – com 188 países acessíveis sem visto. Por outro lado, os EUA não tiveram a mesma sorte, caindo para a oitava posição este ano, empatados com a Lituânia, ambos com acesso a 184 destinos sem visto. Há uma década, os EUA e o Reino Unido dominavam o topo do Índice Henley, mas agora enfrentam os impactos das mudanças geopolíticas no cenário mundial.

Os Passaportes Mais Fracos do Mundo

Na outra extremidade do ranking dos passaportes mais poderosos, o Afeganistão ocupa a última posição, com apenas 27 destinos acessíveis sem visto para seus cidadãos. Iraque e Síria também estão entre os três passaportes mais fracos, com pontuações de 29 e 30, respectivamente.

Evolução da Mobilidade Global

Uma análise histórica de 18 anos do Índice Henley revela uma tendência impressionante: o número médio de destinos sem visto praticamente dobrou, passando de 58 em 2006 para 109 em 2023. Apesar disso, a disparidade na mobilidade entre os países com classificação superior e inferior é maior do que nunca. Os portadores de passaporte de Cingapura têm acesso a 166 destinos sem visto a mais do que os portadores de passaporte do Afeganistão, destacando o impacto das diferenças geopolíticas no cenário global.

Essas informações mostram como a classificação dos passaportes pode mudar ao longo do tempo, com alguns países avançando, outros perdendo posições e as implicações das relações internacionais no acesso à mobilidade global. Cada vez mais, as nações buscam facilitar a entrada de turistas e investidores estrangeiros para impulsionar suas economias e fortalecer laços internacionais. Porém, as dinâmicas geopolíticas podem mudar rapidamente, alterando o panorama do ranking em futuras edições do Henley Passport Index.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *