Variedades & Tecnologia

Jardim Botânico do Rio lança a Trilha das Árvores Gigantes

Para marcar o Dia da Árvore, o Jardim Botânico do Rio lança a Trilha das Árvores Gigantes, que destaca as dez maiores árvores da coleção viva do arboreto

Trilha das Árvores Gigantes

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21/9), o Jardim Botânico do Rio lançou a Trilha das Árvores Gigantes, que destaca as dez maiores árvores da coleção viva do arboreto. A maior delas, um exemplar de mogno africano (Khaya senegalensis), tem 49,1 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares, aproximadamente. O lançamento acontece nesta sexta (23/9) e sábado (24/9), com visitas guiadas às 10h e às 14h.

A trilha apresenta os maiores vegetais do Jardim Botânico do Rio, todos com altura acima de 25 metros. Depois do mogno africano, vem uma das famosas palmeiras-imperiais (Roystonea oleracea) do Jardim, com 48,1 metros. Outras informações sobre as espécies e a trilha estarão disponíveis no aplicativo de visitação do JBRJ.

As árvores gigantes desempenham um papel ecológico importante nas florestas. Sobre seus imensos galhos, várias espécies de plantas e animais sobrevivem, em consequência do microclima específico que envolve umidade e luminosidade. Servem também como abrigos e suporte para ninhos.

As árvores gigantes mais conhecidas são as sequoias que crescem no Oeste dos Estados Unidos. Podem alcançar mais de 100 metros de altura. No Brasil, recentemente, foram descobertos indivíduos de angelim-vermelho (Dinizia excelsa), com 88 metros de altura e 9 metros de diâmetro, com, provavelmente, mais de 400 anos, na Amazônia, entre Amapá e Pará.


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro com Naira Amorelli <<


A atividade será gratuita, havendo cobrança de ingresso para entrada no arboreto. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelos telefones (21) 3874-1808 / (21) 3874-1214 ou por cvis@jbrj.gov.br  Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site jbrj.eleventickets.com

Serviço – Lançamento da Trilha das Árvores Gigantes
Sexta-feira (23/9) – Trilha guiada com a equipe do Centro de Visitantes, às 10h e às 14h.
Sábado (24/9) – Trilha guiada com o pesquisador Marcus Nadruz (coordenador da Coleção Viva do JBRJ), às 10h e às 14h.
Rua Jardim Botânico, 1008

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *