Variedades & Tecnologia

Jardim Botânico do Rio promove atividades especiais em outubro

Exposição inédita e gratuita no Museu do Meio Ambiente, com instrumentos científicos, materiais interativos e fotos seguirá até o próximo dia 23

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai celebrar 200 anos de ciência da flora no Brasil, durante a 19 ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa na próxima segunda-feira (17/10). Uma exposição inédita e gratuita no Museu do Meio Ambiente, com instrumentos científicos, materiais interativos e fotos, será a porta de entrada da programação da semana, que se estenderá até o próximo dia 23.

Serão apresentados marcos históricos da pesquisa sobre plantas no país, as expedições científicas e a atuação de mulheres na botânica, como a de Maria Bandeira, a primeira botânica de que se tem notícia no Jardim Botânico do Rio. Nascida em 1902, a cientista viveu e se destacou em uma época em que as mulheres tinham dificuldades em seguir carreiras destinadas aos homens.

Além disso, o público poderá participar de mais de 40 atividades, como oficinas de fotografia botânica com celulares e ecojardinagem, visita ao arboreto em realidade virtual, visita guiada à coleção de plantas medicinais do Jardim e mesas redondas com pesquisadores da instituição, que vão apresentar o que há de mais atual nas pesquisas sobre biodiversidade.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808, é considerado por historiadores da ciência como a primeira instituição científica do país. Naquele ano, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, Dom João criou o Real Horto, mais tarde Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para aclimatar espécies e produzir sementes e mudas para a produção agrícola, especiarias e ornamentação. Até hoje a instituição tem papel de destaque na produção de conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira.


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro <<


A SNCT tem como proposta mostrar a importância da ciência e a tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país. A finalidade é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, por intermédio de palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos.

Serviço – 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Data: de segunda-feira (17/10) a domingo (23/10)

Horário: 9h às 17h.

Rua Jardim Botânico, 1008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *