Dicas & Destinos

Jardim Botânico do Rio lança neste domingo a “Trilha do Patrimônio” em comemoração aos seus 213 anos

Em comemoração aos 213 anos de sua fundação, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançará, no próximo domingo (13/6), a Trilha do Patrimônio do JBRJ. A Trilha apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos que contam a história bicentenária da instituição. No evento, também será inaugurada uma exposição sobre a Trilha. A cerimônia está marcada para às 10h, e contará com a presença da presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro, e autoridades.

Trilha do Patrimônio

O evento faz parte do calendário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA-RIO 2021), e representa um marco para a promoção da importância histórico-cultural do JBRJ, instituto de pesquisas referência nacional para o estudo e conservação da flora e importante ponto turístico do Rio de Janeiro, que recebe mais de 500 mil visitantes anualmente. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil e é o maior evento mundial da arquitetura e urbanismo do mundo.

A Trilha do Patrimônio é composta por 11 pontos – 10 localizados no arboreto e um, o Solar da Imperatriz, no Horto -, que contribuíram para a formação do Jardim Botânico ao longo de 445 anos. O ponto de partida é o prédio mais antigo da Zona Sul do Rio, onde hoje funciona o Centro de Visitantes do JBRJ, construído em 1576, ou seja, 232 anos antes da data de fundação do Jardim, em 1808.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *