Uma parte do acervo de mais de dois mil objetos está em exposição na vitrine da entrada do palácio
Quem passa pelo Centro Histórico desde 2019 consegue observar que o Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, na Região Serrana, está em obras. O que ninguém poderia imaginar é que durante este projeto de recuperação do espaço fossem encontrados também diversos artefatos históricos, vestígios do período do Brasil Imperial.
Pois foi exatamente o que aconteceu, Arqueólogos encontraram recentemente artefatos históricos, da época do Império e do começo da República, no Palácio de Cristal, construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e um dos cartões postais mais importantes da cidade de Petrópolis.
Sobre os artefatos históricos
Durante as obras que estão sendo realizadas, e que sofreram um atraso por conta da exigência do IPHAN, em ter uma equipe de monitoramento arqueológico no local, já foram localizados diversos artefatos nas escavações, em uma área com cerca de 260 metros no entorno do monumento. Entre estes artefatos, foram encontradas algumas louças finas, ferraduras, porcelanas, garrafas e cachimbos dos séculos 18 e 19.
Parte do acervo de mais de dois mil artefatos históricos se encontra em exposição na vitrine da entrada do Palácio de Cristal. As descobertas têm levado a equipe de arqueologia ir cada vez mais fundo nas pesquisas, como explica o diretor da empresa de responsável pelo projeto, Giovani Scaramella.
Tudo que é recolhido vai para um laboratório em Mendes, no Centro-Sul Fluminense, e passa por uma análise que pode ajudar a contar a história de cada peça. Algumas podem sim ter pertencido à família imperial.
A previsão é de que as escavações, iniciadas no fim de maio, sejam concluídas em cinco meses. O trabalho de arqueologia faz parte das obras de restauração do Palácio de Cristal.
- Pelas estradas do Nordeste: roteiros para viajar de carro pela região
- Sustentabilidade e acessibilidade no Rock in Rio: reflexões e melhorias
- Rock in Rio 2024: momentos especiais, frustrações e desafios do festival
- A confluência entre viagens e apostas esportivas: uma nova modalidade de turismo
- Rock in Rio 2024: acessibilidade e inclusão na Cidade do Rock
- Os brindes imperdíveis do Rock in Rio 2024