Variedades & Tecnologia

Paço Imperial do Rio de Janeiro.

X


“O Paço Imperial possui no próprio prédio;
a beleza de sua arquitetura e a sua importância histórica,
como acervo permanente a ser explorado.”

x

A origem do prédio remonta ao final do século XVII, 1699, quando a Casa da Moeda foi construída para fundir o ouro proveniente das Minas Gerais, na proximidade do mar, com a vantagem de facilitar os transportes marítimos. Em planta datada de 1713, o Armazém Del Rey já aparece com essa denominação, remetendo ao local onde eram guardadas armas e munições reais. Mais tarde, como Palácio dos Vice-Reis, foi usado como cocheira para cavalos e carruagens.

Com a chegada da Corte de D. João VI ao Rio de Janeiro, o Paço se transformou em sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, nele foram instalados os Correios e Telégrafos. Em 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é um dos marcos da história cultural da cidade.

Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos.

As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.

O Paço Imperial possui um rico espaço multicultural com programação diversificada de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários e serviços de lojas e restaurantes.

Biblioteca Paulo Santos – Originária do acervo particular do arquiteto e historiador de arte Paulo Santos, a biblioteca do Paço conta com mais de 8 mil volumes e 250 títulos de periódicos, além de obras raras dos séculos XVI a XVIII sobre arquitetura, engenharia e literatura Brasileira e Portuguesa.

A Biblioteca, aberta ao público para consulta, integra-se também, através do Setor Educativo, à programação do Paço Imperial propondo bibliografias de seu acervo ligadas às exposições e aos eventos.

Horário de funcionamento da biblioteca:
De segunda a sexta-feira das 13h às 17h.
biblioteca@pacoimperial.com.br

ARLEQUIM E CAFÉ ARLEQUIM – Oferece uma completa seleção de DVDs com clássicos, jazz e MPB, e com o melhor do Cinema.

Para quem busca os títulos raros ou que as lojas convencionais não oferecem, a Arlequim desenvolveu o mais tradicional serviço de encomendas da cidade, tendo ao longo dos últimos anos ajudado a construir muitas das discotecas particulares em todo o Brasil.

Conheça também o “Café Arlequim”, com um especialíssimo expresso, vinhos e diversos tipos de sanduíches. Às quintas-feiras, happy hour com música ao vivo.

Horários de funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábados, das 11h às 17h.
musica@arlequim.com.br
www.arlequim.com.br
Telefones: (21) 2220 8471 / (21) 2524 7242

BISTRÔ DO PAÇO – Possui um cardápio que inclui quiches, saladas, sanduíches, doces suíços e tortas. Para acompanhar, oferece, além de sucos e refrigerantes, vinho, café e o característico chá gelado suíço.

Horários de funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h às 20h. Sábados e domingos, das 12h às 19h.
Telefone: (21) 2262 3613
Aceita cartões e tickets.

RESTAURANTE ATRIUM – Reúne requinte e qualidade em seu saboroso cardápio. O Restaurante Atrium recebe também para jantares, coquetéis e eventos exclusivos.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 11h30 às 15h30.
Telefones: (21) 2220 0193 / (21) 2220 3282
Aceita cartões.

Paço Imperial/Minc IPHAN
Telefone: 2215-2622
paco@pacoimperial.com.br
https://www.pacoimperial.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *