Variedades & Tecnologia

3 museus para visitar online no Google Arts & Culture

Pandemia continua sendo um empecilho para visitas presenciais, mas nada nos impede de frequentar diversos museus virtualmente

museus para visitar online

Um ano já se passou desde o início da pandemia do Covid-19 e novamente estamos enfrentando uma fase crítica em se tratando da transmissão do vírus. Até pouco tempo era possível visitar presencialmente os principais museus brasileiros, mas, devido ao retorno de vários estados à fase vermelha, muitos foram fechados novamente. A boa notícia é que ainda podemos visitar vários deles de forma totalmente segura e sem pagar nada!

A solução que muitos museus encontraram ao longo de 2020 foi oferecer visitas e exposições 100% online, através da plataforma Google Arts & Culture. Tudo que precisamos fazer é acessar o site oficial do museu e procurar pelas exposições virtuais disponíveis.

Confira três alternativas imperdíveis de museus para visitar online:

1 – MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é um dos principais museus paulistanos e um passeio imperdível para aqueles que visitarem a Avenida Paulista. Sua coleção virtual dispõe de mais de oito mil obras diversas, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários.

A visita online também permite fazer um passeio virtual por todo o museu, além de conhecer a exposição “Quem tem medo de Teresinha Soares?”, que reúne mais de 60 obras da artista Teresinha Soares, todas produzidas entre 1966 e 1973.

A exposição virtual do acervo do MASP ainda conta com várias obras mundialmente famosas e prestigiadas, como O lavrador de café (Cândido Portinari, 1934) e As meninas Cahen d’Anvers (Pierre-Auguste Renoir, 1881).

2 – Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca é outro grande museu paulistano que não ficou de fora do ambiente virtual, nesta lista de museus para visitar online. Sua exposição no Google Arts & Culture conta com mais de 400 obras de seu acervo principal, um prato cheio para os amantes da história brasileira. São mais de 90 coleções e ainda há a possibilidade de realizar um tour, via Street View.

Para aqueles que planejam visitar São Paulo e conhecer esses museus no futuro, pode ser interessante procurar carros por assinatura para se deslocar mais facilmente entre um museu e outro, pois a capital oferece uma grande variedade deles, com exposições muito diversas. Vale a pena conferir todos!

3 – Museu Nacional Belas Artes

Para finalizar nossa lista de museus para visitar online, saindo de São Paulo e indo para o Rio de Janeiro, o Museu Nacional Belas Artes mantém sua relevância no ambiente virtual, com o maior acervo de obras do século XIX do país. O saudoso Museu Nacional também oferece um tour virtual com toda sua coleção intacta – tudo capturado antes do trágico incêndio que destruiu boa parte do seu acervo, em 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *