Variedades & Tecnologia

10 dicas para uma vida e um planeta mais sustentável

Em tempos de isolamento social, onde estamos confinados devido a pandemia do COVID-19, é essencial reavaliar algumas atitudes que podem ser prejudiciais para o planeta

planeta

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que levanta a importância de repensar velhos hábitos e entender como atitudes sustentáveis trarão impacto positivo para o mundo. Afinal, nunca foi tão claro como nossa saúde está ligada diretamente com a saúde do planeta. Por isso, quando cuidamos da terra, água e ar, automaticamente estamos cuidado de nós mesmos.

Em tempos de isolamento social devido a pandemia do COVID-19, é essencial reavaliar atitudes que podem ser prejudiciais para o planeta, como: deixar luzes acesas sem necessidade, não separar o lixo e deixar a torneira aberta enquanto higieniza as mãos. Então, a partir de agora, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, lança o desafio: aproveitar a quarentena para repensar velhos hábitos, transformando a rotina em casa e também o dia a dia em um momento de cuidado, bem-estar e sustentabilidade. Preparados?

Confira lista com 10 atitudes simples para ajudar o planeta e colocar em prática durante a quarentena:

1- Deixe de lado os absorventes descartáveis

Com a correria da rotina, o receio de testar novos métodos acaba deixando as mulheres presas aos absorventes descartáveis durante o período menstrual. Por isso, a quarentena é um ótimo momento para conhecer outras opções, com a segurança de estar em casa.

Os absorventes descartáveis, além de gerarem desconforto, também são muito prejudiciais ao meio ambiente. Afinal, não são recicláveis e demoram cerca de 500 anos para se decompor. A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, foi criada justamente para isso: oferecer uma opção mais confortável e sustentável às mulheres. As calcinhas da marca são biodegradáveis e substituem completamente os outros métodos. Além de serem reutilizáveis, estão disponíveis em diversos modelos – cada um é ideal para um tipo de fluxo, desde o mais leve até o mais intenso.

2- Reduza a sua produção de lixo

E por falar em descartáveis, este também é um ótimo momento para reduzir os copos e outros utensílios desse tipo! No escritório, pode parecer mais fácil utilizá-los, mas imagine a quantidade de lixo que é produzida só com eles ao longo do mês. Agora, neste período em casa, tente criar o hábito de carregar com você uma garrafa de água ou caneca reutilizáveis. Mantenha este aprendizado e leve-o para a sua rotina quando acabar a quarentena.

3- Aproveite a luz do Sol

Existe algo mais energizante do que abrir a janela ao acordar? A prática, além de benéfica para o bem-estar, principalmente em tempos de distanciamento social, também contribui por reduzir a necessidade de energia elétrica. Apagar as luzes, quando for possível, e aproveitar a luz solar é um ato de carinho com o planeta!

4- Crie a sua própria horta

Esta é uma ótima forma de aproveitar o tempo livre dentro de casa e ainda pensar no meio ambiente. Com sua própria horta, você evita sair de casa quando precisar de alguns temperinhos ou ervas e também tem a garantia de que consumirá tudo fresquinho e orgânico.

5- Feche a torneira

Pequenos detalhes fazem grandes diferenças! Fechar a torneira enquanto lava as mãos, escova os dentes, ensaboa o corpo no banho e lava a louça traz uma enorme diferença para o planeta.

planeta

6- Não jogue óleo na pia

Quando o óleo de cozinha é descartado no ralo da pia, ele vai para os esgotos e pode contaminar rios e mares. Por isso, é importante fazer o seu descarte correto! Após utilizá-lo, armazene-o em uma garrafa e entregue-o para ONGs ou empresas especializadas neste tipo de coleta seletiva.

7- Escolha shampoo e condicionador em barra

Já imaginou a quantidade de lixo que é produzida só pelo descarte de embalagens? Utilizar shampoo e condicionador em barras (além do sabonete), pode ser um ótima forma de reduzir este montante! Eles eliminam a necessidade dos frascos de plástico e ainda têm a vantagem de durarem muito mais.

8- Separar os recicláveis

Esta é uma prática já muito conhecida, mas importante de ser sempre ressaltada. A reciclagem reduz expressivamente o impacto do lixo sobre o meio ambiente, pois torna possível reaproveitar aquilo que é descartado e não sobrecarrega os aterros sanitários, para onde deve ir apenas os resíduos que não são possíveis reciclar.

9- Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima

A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consome água. Por isso, para que o gasto não seja maior do que o necessário, espere para ligá-la apenas quando atingir a sua capacidade máxima.

10- Troque lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED possuem grande capacidade de iluminação, o que faz com que elas consumam menos energia do que as de outros tipos. Além disso, por não terem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, elas não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda pode ser reciclada.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *