Variedades & Tecnologia

Quais são as manutenções periódicas de um veículo?

Manter a manutenção do carro em dia é importante para evitar problemas e melhorar o desempenho do veículo

manutenções periódicas

Você pretende comprar o seu carro dos sonhos em 2020? Então, é preciso ficar ligado nas manutenções periódicas que um automóvel precisa para não ter problema nenhum com ele. Aqui, vamos listar as principais, para que você não tenha nenhuma dor de cabeça. 

Não basta apenas comprar o carro. Um veículo precisa passar por manutenções periódicas. Mantê-las em dia ajuda a antecipar problemas, aumenta a vida útil do motor e melhora o desempenho do automóvel. Confira quais são as principais a seguir.

Rodízio de pneus

Fazer o rodízio de pneus é importante para aumentar a vida útil destes produtos. É preciso manter um olhar atento sobre a situação dos pneus do carro, pois, quando eles ficam “carecas”, perdem aderência. 

É preciso ficar de olho nas ranhuras do pneu. Pela lei, elas devem ter, pelo menos, 1,6 mm de distância do piso, servindo, assim, como espécie de calha para que a água da pista possa escoar. 

Para aumentar a vida útil dos pneus, você deve fazer o rodízio, aplicando o revezamento dos pneus do seu carro. Também é importante calibrá-los a cada duas semanas, no mínimo, inclusive o seu pneu de estepe. 

Óleo e filtro de óleo

A troca do óleo e do filtro de óleo a cada seis meses ou um ano é importante para limpar todas as impurezas do motor do carro. Essa manutenção periódica é fundamental para manter a lubrificação do motor. Também é essencial colocar um óleo de boa qualidade para evitar o mau funcionamento do veículo. 

Correia de motor 

Existem diversos tipos de corrente de motor, mas a maioria dos carros usa a correia dentada. Ela é bastante importante para o funcionamento do carro e deve passar por revisão a cada seis meses. 

Se a correia de motor arrebenta, o carro simplesmente não anda até que você faça a troca. Caso ela arrebente com o veículo em movimento, provavelmente o prejuízo será maior porque acabará estragando mais peças importantes do automóvel. 

Discos e/ou pastilhas de freio

Estar com os freios do carro em dia é essencial. Verifique os componentes do freio regularmente sem perca tempo para trocar o disco e as pastilhas. Outra parte importante é o fluido de freio, que também deve ser trocado com frequência. 

Por ser primordial para prevenir acidentes, manter a manutenção periódica dos freios é sinônimo de proteger o seu carro e não ter problemas no dia a dia. 

Velas 

As velas são peças do motor responsáveis pela energia necessária para a ignição, ajudando na partida. Quando estão danificadas, pode ficar mais difícil conseguir ligar o carro. O desgaste das velas também indica que o motor está com outros problemas. 

A manutenção das velas e de seus cabos deve ser feita conforme o modelo do seu veículo. Pode ser necessário realizar o processo a cada 15 mil km ou até depois de 100 mil km, dependendo do carro. 

Lâmpadas

Conduzir um veículo com alguma lâmpada queimada é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, sendo passível de multa e pontos na carteira. Dirigir nessa condição é muito perigoso, pois todas as lanternas e faróis são importantíssimos para a sinalização do seu veículo. 

É por meio das lâmpadas que outros motoristas podem identificar sua luz de freio, sua troca de pista, entre outros pontos. Manter todas as lâmpadas do carro funcionando é uma forma de aumentar a sua segurança ao dirigir. 

A dica é que você verifique se todas as lâmpadas estão funcionando corretamente a cada 15 dias. Assim, além de garantir que não será multado, você mantém itens de segurança importantes para o dia a dia no volante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *