Como ser sustentável dentro de casa durante a pandemia

A pandemia de coronavírus é uma oportunidade para sermos mais sustentáveis

sustentável

A sustentabilidade estava virando uma realidade no mundo pré-pandemia. Em tempos de surto de COVID-19, precisamos aprender como ser mais sustentáveis dentro de casa. Alguns hábitos simples, como a separação do lixo e o reuso de sacolas para carregar objetos, são essenciais e podem ser feitos em domicílio. 

É importante entender que podemos ser sustentáveis em qualquer lugar. Aqui, vamos dar algumas dicas de como implementar novos hábitos sustentáveis em sua vida. Confira, abaixo

Separe o seu lixo para facilitar a reciclagem 

Com a maioria das pessoas passando mais tempo em casa, obviamente, a quantidade de lixo domiciliar aumentou. Com isso, é importante reforçar a necessidade de fazer a separação dos entulhos. 

Busque se informar sobre como à separação do lixo deve ser feita corretamente. Compre sacos ou lixeiras de cores diferentes para facilitar a divisão. Assim, você também ajuda a rotina dos trabalhadores da reciclagem de sua cidade. 

Use sacolas biodegradáveis

As sacolas biodegradáveis são menos prejudiciais ao meio ambiente do que as sacolas plásticas comuns. O principal benefício do uso é que elas demoram menos tempo para se decompor. 

Hoje, está muito mais fácil obter estas sacolas, já que elas começaram a ser vendidas ou dadas em supermercados de todo o país. Assim, você pode adquiri-las facilmente nas suas próximas compras. É possível utilizá-las para tudo, desde a separação e o descarte do seu lixo, como também para carregar seus produtos recém-adquiridos. 

Informe-se sobre a sustentabilidade 

Outra dica importante é se informar sobre a sustentabilidade. Durante a pandemia, ficamos mais em casa e temos mais tempo para pesquisar sobre o assunto. Adquirir mais conhecimento e informação sobre o tema é essencial para nos tornarmos pessoas mais sustentáveis. 

É por meio da informação que começamos a mudar o mundo. Não adianta querer se tornar uma pessoa sustentável de um dia para o outro, se não souber o que ou porque fazer. 

Feche a torneira ao lavar as mãos

Lavar as mãos é uma das principais formas de prevenir a contaminação por coronavírus. Com as pessoas fazendo esta higienização mais vezes durante o dia, é preciso se preocupar com o gasto de água. 

Uma maneira simples de evitar o desperdício é fechar a torneira ao lavar as mãos. Obviamente, o consumo de água irá aumentar, afinal, estamos consumindo mais esse recurso, porém, podemos evitar o desperdício desnecessário. 

Sempre que ensaboar as suas mãos, feche a torneira! Assim, você pode passar o sabão pelas duas mãos, como recomendam os especialistas, e somente depois disso, você abre a torneira enxaguar. Milhares de litros de água podem ser economizados com essa simples ação. 

Faça limpeza regularmente para desinfetar a sua casa

Outro ponto importante para prevenir o coronavírus e ser mais sustentável é reforçar a limpeza da sua casa. Isso é importante para mantê-la higienizada e desinfetar os ambientes. 

Pesquise e dê preferência para os produtos de limpeza que não contenham substâncias agressivas ao meio ambiente ou à sua saúde. Assim, você pode fazer uma higiene eficiente e sustentável no seu lar. 

Tire os aparelhos em stand-by da tomada

O consumo de energia também tende a aumentar com as medidas de isolamento social. Uma atitude eficaz para evitar um consumo desnecessário de eletricidade é tirar os aparelhos em stand-by da tomada. 

Assim, você consegue evitar o aumento da sua conta de luz durante a quarentena. Tirar os aparelhos em stand-by da tomada é uma medida sustentável que também pode ajudar a impedir os efeitos do aumento do consumo no bolso.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *