Hospedagem

Florianópolis: conheça toda a ‘magia da Ilha’

Apelidada de ‘Ilha da Magia’, a capital de Santa Catarina é um lugar privilegiado pela natureza e bem aproveitado pelo homem. Florianópolis tem dezenas de praias diferentes espalhadas por todos os lados da ilha e possui em seu ecossistema diversos tipos de ambientes como dunas, lagoas e trilhas, todos em meio à Mata Atlântica nativa. Os hotéis em Florianópolis estão dispostos, em geral, próximos às praias, mas também há ótimas opções no centro da cidade para atender todos os visitantes.

Por ser uma ilha, Floripa é mais do que privilegiada em questão de praias. Oficialmente somam mais de 40, mas os nativos dizem que passam de 100 praias. Existem praias de todos os tipos, das mais agitadas e superlotadas às mais desertas.

Considerada uma das praias mais badaladas do Brasil, Jurerê é um lugar para quem gosta de agitação, porém, os valores são um pouco mais caros se comparados a outras praias. Dividida entre Jurerê Tradicional e Internacional, onde estão os condomínios de luxo, a praia está lotada de bares e restaurantes, alguns deles bem requintados, e há festas durante o dia e a noite.

Há outras opções de praias quase tão agitadas quanto Jurerê e com custos mais baixos. Canasvieiras, Joaquina e a Praia dos Ingleses – um dos points preferidos dos argentinos – podem ser ótimas escolhas para quem procura um pouco de barulho. Todas possuem uma boa estrutura de barracas, bares e hotéis à beira-mar em Florianópolis.

Porém, na contramão de toda essa agitação existem praias como Matadeiro, que não possui acesso aos carros, e para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha e um pequeno riacho. A praia é bem tranquila, com muita vegetação, e os bares mais simples servem bebidas e petiscos. De lá saem trilhas ao sul que chegam até Lagoinha do Leste, que é considerada por muitos a praia mais bonita da ilha, mas também uma das mais difíceis de chegar. Lagoinha é um pedaço praticamente intocado da Mata Atlântica, e pode surpreender até mesmo os mais exigentes com sua paisagem paradisíaca.

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Além das inúmeras praias, a capital catarinense ainda está repleta de história contada por meio de seus museus e sua arquitetura – representada pela Ponte Hercílio Luz, pelas Vilas Açorianas, pelos Fortes espalhados pela ilha, entre outros. Na culinária, Floripa se destaca ao servir, com excelência, diversos pratos com peixes. Mas por ser o maior produtor de ostras do país, esse ingrediente se tornou a “especialidade da casa”. A iguaria pode ser encontrada na maioria dos restaurantes da capital e é preparada das mais diferentes maneiras.

Seja qual for o motivo, a hospedagem em Florianópolis é uma ótima pedida o ano todo e fica ainda mais agitada nas temporadas. Portanto, escolha bem a data, marque a sua viagem e se encante com a ‘Ilha da Magia’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *