Descubra Portugal

A imponência do Vale do Douro

Quero começar este artigo com uma frase que ouvi dia destes em um programa sobre vinhos que dizia: “Todo vinho, se pudesse, seria um Porto”. E no que se refere a sabor e tradição, isso é a mais pura verdade. Mas e o Douro com isso? O Douro é o “berçário” do vinho do Porto, consequentemente, o responsável por tamanha qualidade e sabor.

Douro

Que fique claro que não sou nenhuma expert em vinhos e tampouco especialista em vinho do Porto, mas posso dizer que sou uma apaixonada na arte de degustá-los. Em todos os momentos de minha vida eles estão presente, então uma visita à região onde são produzidos alguns dos melhores vinhos de Portugal, entre os melhores do mundo, é no mínimo uma experiência muito enriquecedora e empolgante. O passeio ao Douro é imperdível em sua passagem pela região Norte de Portugal e pode ser feito em um dia, embora eu recomende que você se alongue um pouquinho mais para poder aproveitar melhor a região e o estilo slow motion que rola por lá. Existe muito mais para se fazer além do tradicional passeio pelo Rio Douro e apreciar os vinhedos.

Rótulos de garrafas de vinho

Rótulos de garrafas de vinho

Uma boa forma de conhecer a região é diminuir o ritmo e começar visitando o Museu do Douro que fica na Régua. Por lá você já vai se ambientando e conhecendo um pouco mais sobre a história, a tradição e a identidade da região. Você terá contato com os mais variados tipos de Porto, como ele surgiu, como foi seu desenvolvimento e até mesmo como foi o momento de crise que quase extinguiu este que é um tesouro legitimamente português. Vai poder conhecer um pouco mais sobre a produção do vinho, desde os mais tradicionais aos mais modernos.

Exposição do museu do DouroEm 1756 esta foi a primeira região de vinho do mundo a ser demarcada e regulamentada. Em 2001 a UNESCO declarou a região como Patrimônio da humanidade e hoje por lá é produzido além do famoso Vinho do Porto, excelentes vinhos DOC Douro, Espumantes e Moscatéis. Para se ter uma ideia, em 2012 a região produziu uma média de 60 milhões e quinhentos mil litros de vinho e hoje existe um movimento muito favorável para a comercialização do Vinho do Douro devido a varias etapas serem mais simplificadas.

Subindo o Douro, você irá se deparar com paisagens exuberantes que provavelmente nenhuma fotografia poderá reproduzir por si só. Hoje o Douro é totalmente navegável. Existem muitas capelinhas as margens do rio que foram erguidas ao longo dos anos como forma de agradecimento pelo retorno em segurança das viagens.

Douro

Douro

Existem duas formas de passear pelo Rio Douro, em pequena viagem num barco Rabelo ou passar alguns dias a bordo de um barco-hotel. O fato é que em ambos os casos, a experiência que você vai ter é algo muito grandioso e impressionante.

Barco Rabelo - Douro

Barco Rabelo – Douro

Você pode optar também por fazer um passeio de trem pela região que sai da estação de Peso da Régua onde uma robusta locomotiva a vapor alemã ainda existe e transporta os turistas para uma descoberta de paisagens deslumbrantes nas curvas do Douro. Dependendo da época do ano, a paisagem vai sendo colorida por cerejeiras em flor ou até mesmo pelas vindimas que poderão estar acontecendo se você estiver na região entre Setembro e Outubro.

Estação de trem do Douro

Estação de trem do Douro

Outra forma de conhecer a região mais profundamente é visitar as várias caves e quintas do Douro. São os locais ideais para conhecer a história do vinho. Visite uma Quinta onde se produzem os preciosos néctares da região e durma embalado pela sedução da natureza em fabulosas varandas sobre o Douro.

Nós visitamos a Quinta Nossa Senhora do Carmo onde pudemos apreciar um primoroso almoço com sabores e paisagens inesquecíveis. Um lugar lindo, acolhedor e que merecia uma estadia mais alongada. O que infelizmente não tive tempo de fazer e ao visitar as instalações a minha vontade era de ficar por ali bem mais tempo. Fica uma certeza, a de um breve retorno.

 

Confira em nossa FanPage o álbum Vale do Douro – Norte de Portugal com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Douro

 

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação  #DescubraPortugal : Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

 

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *