Negócios & Serviços

Festuris 2012 teve Acessibilidade, Plano de Marketing do Turismo e Blogs de Turismo

 

Estivemos nesta última semana no Festival de Turismo de Gramado a convite da organização do evento para realizar a cobertura e algumas conversas com o trade turístico que, como sempre, nos recebeu muito bem e de forma muito carinhosa. Foi um grande prazer reencontrar alguns profissionais amigos de longa data e conhecer novos profissionais muito competente que estão chegando agora para engrandecer ainda mais a competência de grandes empresas do setor de Turismo.

Diversos momentos foram muito importantes e marcantes durante estes dias. Alguns destes encontros que devemos destacar foram especiais, entre eles o abraço carinhoso de Marta Rossi, seus “Guris” Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius  e sua carinhosa equipe que nos recebeu com tanta atenção e dedicação. Outro momento marcante foi estar com a equipe da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, com a Diretora de Promoção e Marketing Camila Mumbach além é claro da Secretária de Turismo Abgail Pereira que é uma das profissionais do Turismo mais empolgada e vibrante que conheci em minha trajetória no Turismo. Foi realmente empolgante passar alguns momentos com estes excelentes profissionais.

O Festuris, só para variar, foi um sucesso. Tivemos o lançamento do Programa de Turismo Acessível, do Ministério do Turismo; O lançamento do Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul; Encontro com Blogueiros de Turismo; Salão de Enoturismo, entre outras ações que fizeram parte deste grande concerto harmonioso e afinado.

Secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abigail Pereira e o governador do Estado, Tarso Genro

Entre estes momento tão importantes do Festuris, logo após a apresentação do Plano de Marketing do Turismo do Rio Grande do Sul que tem o propósito de trabalhar as estratégias de promoção aliadas à comunicação para desenvolver e aumentar a oferta turística gaúcha, conforme o mapeamento dos estudos e pesquisas realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apontadas no Plano de Desenvolvimento do Turismo, tivemos um encontro pontual e muito significativo entre Blogueiros de Viagem e Turismo e Secretaria de Turismo para estreitarmos laços e formatar projetos de divulgação de destinos de diversas regiões turísticas do Rio Grande do Sul.

O encontro teve o propósito de reunir os blogueiros para uma conversa em que se buscou obter mais informações sobre o segmento e saber de que forma a secretaria pode contribuir e atuar como parceira, visto que os blogs são ferramentas de comunicação que promovem os destinos turísticos, por meio de suas publicações, e os Blogueiros de Viagem e Turismo grandes produtores de conteúdo, originados de experiências próprias.

De acordo com Abgail Pereira, a aproximação com os blogueiros é um tipo de integração das experiências, vivências e impressões sobre os mais diferentes locais do Rio Grande do Sul, a partir da visão da blogosfera.

“Quem vive a experiência tem condições de contar as descobertas que alguns lugares, podem oferecer e inclusive surpreender. Os blogs exercem o papel de sair do comum, do tradicional e nesse sentido, nos ajudam a promover e divulgar ainda mais o turismo no Estado”, avaliou.

Estiveram presentes os blogueiros, Eduardo Madeira e Naira Amorelli – embarquenaviagem.com, Alexandra Aranovich – cafeviagem.com e Daiana Silva – daianasilva.com.br  entre outros convidados.

As considerações sobre o 24º Festival de Turismo de Gramado – Festuris 2012 não poderiam ser melhores: ótimos profissionais reunidos, ambiente agradável e uma excelente estrutura para networking. Até 2013!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *