Negócios & Serviços

A importância das estrelas

Você sabia que apenas o Ministério do Turismo pode conceder autorização para o uso de estrelas, que classificam os meios de hospedagem?

Muitas pousadas e hotéis utilizam a nomenclatura sem autorização para convencer um potencial cliente a se hospedar no local, mas as estrelas só podem ser concedidas àqueles que, de fato, passaram por uma avaliação do ministério e do Inmetro.

As estrelas são importantes para a segurança do turista, que pode reservar um meio de hospedagem sabendo o que encontrará no local sem ser pego de surpresa. Para obter a classificação, primeiro é necessário se cadastrar no Cadastur – o cadastro dos prestadores de serviços turísticos. Após a regularização, é necessário preencher um termo de compromisso, uma declaração do fornecedor e uma autoavaliação, que são enviados ao órgão oficial de turismo da região que atua.

Os documentos são analisados. Se tudo estiver correto, o processo é aberto e um representante do Inmetro é avisado. Ele emite um guia de recolhimento (os valores variam de acordo com o tipo de meio de hospedagem) que deve ser pago. Em seguida, um avaliador do Inmetro vai até o local e faz a avaliação, informa o resultado e entrega um registro preliminar. Se tudo estiver certo, o Inmetro avisa o MTur, que com base no relatório final, emite o certificado com as devidas estrelas! 

Em menos de quatro meses, é possível se regularizar. Bom para o estabelecimento, que tem a autorização e vantagens de utilizar as estrelas, e melhor para o turista, que pode viajar e se hospedar em um local certificado! 

Confira este post em no blog: blog.turismo.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *