Negócios & Serviços

Evento em Brasília aproxima Blogueiros de Turismo com órgãos oficiais do governo

 

Na quarta-feira dia 26 de setembro, nós do Embarque na Viagem, representado por mim, Eduardo Madeira, e outros seis blogueiros desembarcamos no Distrito Federal a convite do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo do DF para uma série de programações em homenagem ao Dia Mundial do Turismo. 

 Pela sua arquitetura, Brasília é a única cidade do mundo construída no século XX a ser declarada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Logo que chegamos, fomos carinhosamente recebidos no aeroporto pela Bruna Marques e Ricardo Lopes da equipe do MTur e encaminhados para o Centro de Atendimento ao Turista, onde conhecemos as atendentes Socorro e Elizabeth Rocha, do CAT da Secretaria de Turismo do DF, parceiros nesta ação. Ficamos confortavelmente hospedados no Melia Brasil 21, na Asa Sul (bem no centrão), e como já estava na hora do nosso almoço, seguimos para o BierFass Lago Sul, onde o gerente Auyres, nos reservou uma mesa com privilegiada vista para o Lago Paranoá (que vista!!), e depois, dando continuidade à programação, seguimos para a Praça dos Três Poderes, Palácio do Itamaraty, Palácio da Alvorada e Quartel-General do Exército, onde tivemos a oportunidade de  conhecermos todos, (mas vou falar isoladamente de cada em outras matérias) uma dica que logo dou para quem pretende conhecer melhor a Capital Federal: vale a pena tirar dois dias para fazer tudo com calma, sem correria, para poder apreciar a arquitetura, as obras de arte e toda a atmosfera cultural que Brasília tem. Uma das características mais marcantes nessa minha visita à Capital Federal foi o planejamento, a organização das largas avenidas que envolvem os prédios públicos e se espalham pelas asas norte e sul, que por sua vez são divididas nas chamadas superquadras, cada uma contendo diversos edifícios, a impressão de déjà vu é constante. 

Já na quinta-feira, no Dia Mundial do Turismo, seguimos bem cedinho para a programação que incluiu visita à Torre de TV Digital, o mais novo monumento do Distrito Federal, (vai ficar um tempo fechada, para conclusão da tecnologia digital, mas assim que soubermos o período, informaremos). O local foi inaugurado no dia 21 de abril deste ano e é considerado o ponto mais alto do Distrito Federal, não chega a ser vertiginoso, pois as obras do Oscar Niemeyer, são tão ricas em detalhes, que, quem tem medo de altura, esquece até o medo de tão eloquentes que são, mas vamos as características do lugar: são duas cúpulas, que formam um conjunto em forma de uma flor do cerrado: uma delas fica a 80 metros do chão e outra a 60 metros, que permitem uma visão privilegiada de Brasília. Como eu disse, uma verdadeira obra de arte.

Durante o almoço, tivemos a companhia do Secretário de Estado de Turismo, Luís Otávio Neves, da Diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane de Sá Brasil, de Janaina Vieira, Subsecretária de Promoções e Eventos, e de Tatiana Lobão, Coordenadora de Comunicação Digital do Ministério do Turismo (Palestrante no primeiro dia do #BlogueirosnaAbav) que endossaram a importância da colaboração dos parceiros para o desenvolvimento do turismo, mas falando a pura verdade, a conversa ficou para depois do almoço, almoçar no Mangai foi uma verdadeira maldade para quem estava de dieta. Para não falar dos mais de 70 pratos que a casa oferece, os que se destacam são: Carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, “suvaco” de cobra, gororoba de charque, lasanha de macaxeira e macaxeira frita, eu fiquei no salmão ao forno com molho de maracujá, e Surubim empanado. Tinha que me controlar um pouco pois a tarde ainda seria corrida.

O passeio também contemplou a Barragem do Paranoá, a Ponte JK e a noite após participarmos da palestra “Como criar destinos sustentáveis e inteligentes” ministrada por Angel Díaz, fomos à Catedral de Brasília. O Sr. Ángel Díaz, consultor especialista no setor turístico e presidente da Advanced Leisure Services Consultoria, é um Espanhol muito alegre e simpático, visitou a Torre de Tv Digital conosco, foi muito gentil e atencioso em adiantar alguns pontos da palestra que ministraria poucas horas depois de nosso passeio.

A programação do encontro terminou na sexta-feira, com um proveitoso café-da-manhã com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e com a equipe técnica do MTur (que falarei também em outra matéria), representada pela Tatiana Lobão, Andrea Lopes e pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico  Srº Ítalo Oliveira. Devido a sua constante agenda, o Ricardo Freire do site Viaje na Viagem se juntou ao nosso grupo somente no último dia, mas com certeza ele já conhece as ofertas turísticas que Brasilia tem a oferecer.

A programação foi feita em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, e durante os três dias desta programação, os perfis do Ministério do Turismo nas redes sociais apresentaram informações, coberturas e fotos das atividades. Nós do Portal Embarque na Viagem também realizamos, em tempo real a cobertura deste encontro em nossas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagran através de total integração com o MTur. A ação fez parte da estratégia de aproximação do ministério com este segmento que tanto tem contribuído para a divulgação dos destinos turísticos brasileiros.

Acesse as redes oficiais do Mtur;

Twitter Facebook | Youtube Pinterest |Instagram: @mturismo | Flickr Google+

Para nós do Portal Embarque na Viagem, em especial para mim, Eduardo Madeira foi um grande prazer participar da programação em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, e conhecer pessoalmente a equipe do MTur, representantes da Secretaria de Turismo do DF e o Ministro do Turismo Gastão Vieira. É muito importante ter sempre o feedback de como anda o turismo no país, e poder participar ativamente para melhora-lo ainda mais. Acreditamos em uma integração efetiva e comprometida, mas reforçamos que os sites que estão se especializando em divulgar o Turismo precisam estar em constante aperfeiçoamento agregando maior qualidade e confiabilidade.

Foto oficial do encontro – Todos os direitos reservados ao MTur

Na foto estão; Érika Marques, Maurício Oliveira, Luiz Júnior Fernandes, Sílvia Oliveira, Márcio Nel Cimatti, Ministro do Turismo Gastão Vieira, Eduardo MadeiraDiego Souza, Ricardo Freire e Tatiana Lobão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *