Variedades & Tecnologia

Dia dos Povos Indígenas: Celebração no CCBB Rio

O CCBB Educativo celebra o Dia dos Povos Indígenas com uma programação especial, incluindo apresentações do Coral da Aldeia Maracanã e um encontro com o educador Dauá Puri

Dia dos Povos Indígenas
Foto: iStock/Reprodução

Em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas está organizando uma série de eventos no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro para destacar a rica cultura indígena. No sábado, 20 de abril, às 12h, o Coral da Aldeia Maracanã, composto por indígenas Guajajaras, realizará uma apresentação emocionante, marcada por cantos poderosos, batidas de maracás e vozes harmoniosas. Este evento será realizado no Espaço Conceito, no térreo do CCBB Rio.

No sábado seguinte, 27 de abril, às 10h, haverá um Encontro com Educadores, com o tema “Identidades Negadas”. O convidado especial será Dauá Puri, um compositor, escritor e poeta que é também o autor do primeiro livro bilíngue Puri-português “Tempo de Escuta – Alkeh Poteh e Histórias infantis”. Este evento acontecerá no Cinema 1, também no térreo do CCBB Rio.

Além desses eventos, a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” continuará em exibição, apresentando fotografias que capturam a vida cotidiana nas aldeias indígenas do Brasil, tiradas entre 1993 e 1998, principalmente na Amazônia.

No mesmo dia, 27 de abril, às 16h, a artista visual Yoko Nishio conduzirá a oficina “Corpo Cidade” no Ateliê Convida. Os participantes serão convidados a explorar como os corpos são projetados dentro da cidade, uma perspectiva única proposta por Nishio, que é doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ).

Todos os eventos são gratuitos e fazem parte do projeto CCBB Educativo, patrocinado pelo Banco do Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no Brasil no dia 19 de abril e tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

Essa data comemorativa foi criada, em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. Ainda, a data foi criada por influência do Congresso Indigenista Interamericano que havia sido realizado no México em abril de 1940.

Essa data tem como propósito manter viva as histórias e as culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil, de acordo com o Censo de 2010. Essa manutenção é fundamental, sobretudo por conta de todo o histórico de desrespeito em relação aos indígenas no Brasil.

Muitos indígenas e grupos que atuam em defesa desses povos apontam que o dia 19 de abril é mais uma data para reflexão e luta do que necessariamente de celebração, uma vez que há muito a se avançar nos direitos dos povos originários brasileiros. O órgão responsável pela proteção dos indígenas brasileiros é a Funai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *