Variedades & Tecnologia

CCBB-RJ tem programação em homenagem às mulheres e ao aniversário da cidade

A programação deste mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher é dedicada a elas. O Centro Cultural Banco do Brasil tem muitas novidades para aproveitar no coração da Cidade Maravilhosa.

No teatro, Mãe Baiana estreia e reverencia a memória de Lea Garcia com roda de conversa e exibição, no cinema, da montagem audiovisual da peça e fotos da montagem, última atuação de Lea Garcia, antes de seu falecimento em dezembro passado. Ainda nos palcos, Makeda, a Rainha da Arábia feliz canta para o público infanto-juvenil as histórias da futura Rainha de Sabá, em sessões com audiodescrição e tradução em Libras. O Clube de Leitura CCBB 2024 homenageia a literatura feminina negra com o encontro entre Eliana Alves Cruz e Marilene Felinto. Complementando a celebração, a ancestralidade e representatividade das tias da Zona Norte carioca estão de volta em mais uma edição da Feira das Yabás na Praça da Pira.

Para comemorar o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, a exposição Mundo Zira abre suas portas e se expande para a Praça da Pira, mobilizando as crianças de todas as idades a conhecerem o legado de 90 anos da obra de Ziraldo. A Junta Local se une nessa festa com mais uma edição da feira com programação voltada para o público infantil, com apresentação do bloco Mini Seres do Mar. Os parceiros do CCBB – loja-galeria Mão Brasileira, Confeitaria Colombo e Lilia Café – oferecem promoções especiais para clientes Banco do Brasil no pagamento com Ourocard.

EXPOSIÇÕES

Entrada gratuita.

HIROMI NAGAKURA ATÉ A AMAZÔNIA COM AILTON KRENAK

Até 27 de maio

Produzida pelo Instituto Tomie Ohtake (SP), a exposição oferece ao público um recorte de culturas indígenas amazônicas, com imagens produzidas pelo premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. O material foi registrado na década de 1990 em cinco viagens feitas à Amazônia, durante visitas a áreas Yanomami, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e Ashaninka, sempre guiado pelo líder Ailton Krenak, curador da exposição. Os dois primeiros dias de exposição contarão com rodas de conversa que terão a presença de Krenak, Nagakura e de lideranças indígenas.

Curadoria: Ailton Krenak

Classificação indicativa: livre

Diálogos com a programação – Palestra com Ailton Krenak e a presença de cinco lideranças indígenas

01 de março, 17h – Salão de leitura/Biblioteca – 5º andar

Ingressos distribuídos a partir das 9h da manhã do dia do evento.

MUNDO ZIRA – ZIRALDO INTERATIVO

De 06 de março a 13 de maio

A exposição homenageia a obra do cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo Ziraldo, um dos nomes mais importantes do universo cultural brasileiro e um artista multifacetado, sempre atual, que consegue conversar com todas as gerações.

Em experiência interativa e sensorial, a mostra começa com Flicts, numa sinfonia de cores regida pelo próprio visitante, que também pode dar voz aos quadrinhos do Menino Quadradinho, ficar cara a cara com a Turma do Menino Maluquinho, contracenar com desenhos, caçar palavras cromáticas, brincar de esconde-esconde com a Turma do Pererê, ter todas as cores do mundo na ponta dos dedos e fazer barulho pisando firme em um chão que faz “BOOM”. A expografia convida o público a mergulhar no universo encantado dos personagens e estimula a criatividade e o espírito lúdico. Na Praça da Pira, um grande inflável do Menino Maluquinho dá as boas-vindas ao público.

Curadoria: Adriana Lins e Daniela Thomas

Classificação indicativa: livre

BIENALSUR – SIGNOS NA PAISAGEM

De 20 de março a 13 de maio

Com trabalhos que propõem a necessidade de uma reflexão sobre como o planeta vem sendo modificado, a mostra reúne obras de artistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha, França e Arábia Saudita. O evento acontece em 28 países e mais de 70 cidades ao redor do mundo, em todos os continentes. Fiel ao objetivo de ser uma bienal diferente – descentralizada, democrática, horizontal e humanista, que aborda os temas do mundo de hoje – a BIENALSUR segue reivindicando o direito à cultura e à diversidade, com exposições e ações focadas em questões ambientais, perspectiva de gênero, construção de narrativas e democracia.

SIGNOS NA PAISAGEM reúne obras de Rochelle Costi e Dias & Riedweg (BRA); Gabriela Golder e Matilde Marín (ARG); Stephanie Pommeret (FRA); Silvia Alejandra González Soca (URY); Gabriela Bettini (ESP); Sara Abdu, Zhara Al Ghamdi e Hatem Al Ahmad (SAU).

Curadoria: BIENALSUR, Diana Wechsler

Classificação indicativa: livre

ARTES CÊNICAS 

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura

Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.  

MAKEDA, A RAINHA DA ARÁBIA FELIZ

Teatro II

2 de março a 5 de maio – Sábados e domingos às 15h

Era uma vez uma africana princesa, que do seu trisavô era aprendiz. Por ele educada para uma grande rainha se tornar, dentro de uma pequena tenda ela aprenderia uma grande lição: que por entre universos imaginários conseguiria viajar, se usasse o seu incrível poder de imaginação. Deixado de presente para a pequena Makeda, um velho pergaminho de portal servirá, para lhe apresentar a sua ancestral realeza, vivendo grandes aventuras no Reino Peninsular. Direção e dramaturgia: Naira Carneiro e Duda Rios; Textos: Duda Rios; Direção musical e trilha sonora original: Beto Lemos. Dramaturgia e direção: Allex Miranda; direção musical: Maíra Freitas; atores criadores: Graciana Valladares, Lucas dos Prazeres, Romeu Evaristo e Iasmin Patacho

Duração: 60 min

Classificação indicativa: livre

CLAUSTROFOBIA

Teatro III

7 de março a 15 de abril – Quinta a sábado às 19h; Domingo às 18h

Transitando entre a estranheza e o humor, o espetáculo expõe o isolamento e a alienação da vida urbana atual, através de três histórias entrelaçadas: num prédio empresarial de uma metrópole brasileira, um ascensorista, uma executiva e um porteiro — interpretados por um único ator — criam um microcosmo das relações humanas e sociais do nosso país.

Texto: Rogério Corrêa; direção: César Augusto; atuação: Marcio Vito

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 16 anos

MÃE BAIANA

Teatro II

8 a 31 de março – Quinta a sábado – 19h; Domingo – 18h

Segundo espetáculo da trilogia “Matriarcas – da obra de Helena Theodoro”, trata da relação de uma avó e de uma neta que têm de lidar com um luto recente. A perda faz com que essas duas mulheres mergulhem em suas lembranças, descobertas, afetos e traz à tona toda a força da mulher negra.

No dia 16 de março, após a sessão do espetáculo, Helena Theodoro convida as Matriarcas – Mãe Márcia Marçal D’Obaluayê, Mãe Nilce de Iansã – e o elenco da peça para uma roda de conversa com o público presente.

Argumento: Helena Theodoro; texto: Thaís Pontes e Renata Andrade; direção: Luiz Antonio Pilar; direção musical: Wladimir Pinheiro; elenco: Dja Marthins e Luiza Loroza

Duração: 70 min

Classificação indicativa: 16 anos

MÃE BAIANA – HOMENAGEM A LÉA GARCIA

Foyer cinema II – 8/3 – 16h

Abertura da miniexposição com fotos de cena e de bastidores, além de áudios da peça, que foi o último trabalho de Léa Garcia.


Cinema I – Roda de Conversa – 8/3 – 17h

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no dia 08/03, Helena Theodoro faz homenagem a Léa Garcia e convida as autoras Thais Pontes e Renata Andrade para uma roda de conversa. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 70 min. Entrada gratuita com distribuição de senhas 1 hora antes da conversa.

Cinema II – Mãe Baiana Filme – 9, 16, 23 e 30/03 – 18h

Esta singela homenagem a um dos maiores talentos da televisão e da dramaturgia brasileira, falecida no ano passado, consiste em exibições da versão filmada da peça Mãe Baiana, protagonizada pela atriz e, provavelmente, seu último registro audiovisual. Contracena com Léa a atriz Luana Xavier. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 40 min. Entrada gratuita. Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura

IDEIAS

Entrada gratuita. Senhas distribuídas 1h antes.

CLUBE DE LEITURA CCBB 2024

Entrada gratuita.

Biblioteca – 5º andar

13 de março – 17h30 – Quarta

O projeto inicia a temporada de 2024 no mês das mulheres com a mesa “A literatura tem cor e gênero?”, composta pelas escritoras convidadas Marilene Felinto e Eliane Alves Cruz. O encontro contará ainda com a participação especial da filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé.

Escritora, tradutora e colunista, Marilene Felinto (SP) recebeu o Prêmio Jabuti de Revelação de Autor (1983) com o romance As Mulheres de Tijucopapo (1982). Traduzido para o inglês, o francês, o holandês e o catalão, o livro levou também o prêmio da União Brasileira de Escritores de melhor romance inédito. É autora de outros romances e tem passagens por eventos internacionais e universidades estrangeiras.

Escritora e jornalista, Eliana Alves Cruz (RJ) estreou nas letras com o romance Água de Barrela (2015), que ganhou o prêmio Oliveira Silveira, da Fundação Cultural Palmares. Com quatro romances publicados entre 2016 e 2022, além de um livro de contos, e mais dois dedicados a leitoras e leitores iniciantes, a autora é considerada um dos grandes nomes da literatura afro-brasileira contemporânea. Ficou em primeiro lugar na categoria Conto do Prêmio Jabuti 2022 com o volume A vestida.

Curadoria e mediação: Suzana Vargas. Classificação indicativa: 14 anos

Confira a programação completa do Clube em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao

MÚSICA 

Entrada gratuita

Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura

MÚSICA NO MUSEU 

Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras 

O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br 

Curadoria: Sérgio da Costa e Silva 

Classificação indicativa: livre 

CINEMA

Entrada gratuita

O HOMEM NAS SOMBRAS: VAL LEWTON

Cinema I

Até 09 de março

A mostra “O Homem nas Sombras: Val Lewton” é uma retrospectiva dos clássicos do cinema de horror psicológico produzidos pela RKO Radio Pictures na década de 1940. Val Lewton, reconhecido como um dos produtores mais influentes na história do cinema de terror, ganhou destaque por criar um estilo que se concentrava mais na sugestão do que na exibição explícita de violência ou de monstros. Seus filmes, considerados clássicos do gênero, exploram temas como paranoia, loucura, solidão e morte de maneira sutil e sugestiva. A mostra apresentará clássicos como ‘Sangue de Pantera’ (1942), ‘A Sétima Vítima’ (1943) e ‘A Ilha dos Mortos’ (1945), entre outros.

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao

PEREQUETÉ: CINEMA QUEER NORDESTINO

Cinema I

De 14 a 31 de março

A mostra busca estabelecer o diálogo entre a produção superoitista paraibana das décadas de 1970 e 1980, apresentada no programa ‘A onda de filmes Queer em Super-8 na Paraíba’, e a produção contemporânea de alguns realizadores e coletivos nordestinos, como o Surto & Deslumbramento. Mais de quarenta ano depois, o cinema de baixo orçamento, normalmente produzido em curta e média metragem, realizado de forma independente ou por meio de incentivos públicos, revisita e atualiza questões sociais e de gênero. Se antes tratado com marginal, o cinema queer desponta como efervescente e potente manifestação cinematográfica no nordeste do Brasil.

Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao

PROGRAMA EDUCATIVO

1° andar – Quarta a segunda

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural, que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas Mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Educadores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura, e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.

VISITA AGENDADA

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas convida instituições de ensino, saúde e assistência social, além de ONGs e grupos particulares para agendarem suas visitas mediadas à exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak.

A exposição traz uma seleção única de registros realizados pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura nos anos 1990 por meio de diversas expedições aos estados do Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas. Juntos, Krenak e Nagakura puderam aproximar-se, conviver e registrar a cultura dos povos Krikati, Gavião, Xavante, Huni Kuin, Yawanawá, Ashaninka e Yanomami. Com curadoria de Ailton Krenak, a mostra ocorre no ano de comemoração do 80º aniversário de Hiromi Nagakura, em uma possibilidade singular de percorrer uma das veredas de sua potente trajetória no fotojornalismo internacional.

Venha conhecer os registros das viagens de Ailton Krenak e Hiromi Nagakura acompanhado de arte-educadores para mediação! As visitas agendadas acontecem de forma gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras.

As visitas agendadas acontecem de forma totalmente gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras. É só agendar por e-mail ou telefone:

Email: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Telefone: (21) 3808-2070

A retirada de ingressos para visitas espontâneas é realizada através do site http://bb.com.br/cultura ou da bilheteria presencial do CCBB-RJ.

Consulte o site para maiores informações sobre todas as atividades, dias, horários e classificação indicativa. Toda a programação do CCBB Educativo é gratuita.

EXPOSIÇÕES PERMANENTES

Entrada gratuita

DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL

Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a Segunda

‘’Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil’’ exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.    Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.  A montagem e a apresentação desta exposição materializam o compromisso do Banco do Brasil em incentivar a popularização da educação financeira e em contribuir para a preservação e a evocação do patrimônio histórico e cultural do país e do mundo.  

Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.

Curadoria: M’Baraká  

Classificação Indicativa: Livre  

O Banco do Brasil e sua história

Museu Banco do Brasil – 4º andar – Quarta a segunda 

Narrando os 215 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.  

Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio. 

Classificação indicativa: livre  

Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio .  

CCBB PATRIMONIAL

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando o projeto de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920, passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático no mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e, depois, à Agência Primeiro de Março.

No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias, e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. Juntamente com o Arquivo Histórico, Museu e Biblioteca – que possui mais de 250 mil exemplares em seu acervo –, o CCBB RJ é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.

Saiba mais sobre a história do BB no Arquivo Histórico Banco do Brasil agendando sua visita pelo ccbbrio@bb.com.br

Regras de visitação da Biblioteca Banco do Brasil em www.bibliotecasbb.com.br

JUNTA LOCAL

Entrada gratuita.

Praça da Pira – 09 de março – 12h às 20h

A Junta Local retorna à Praça da Pira, em mais um ano de parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. Ancorado no sucesso dos dois últimos anos, a Junta e o CCBB se unem novamente para trazer a comunidade de produtores de comida boa, local e justa, que marcam presença nas feiras da Junta pela cidade, como parte da programação do espaço. E para repetir a fórmula de sucesso, cada edição contará com uma programação especial, com apresentações musicais e outras atividades.

Para abrir a temporada, inspirada na mostra “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, a feira traz programação bem voltada para o público infantil. Desde a participação da iniciativa Bolhas Mágicas, que faz a criançada vibrar com suas bolhas de sabão gigantes, à apresentação do Mini Seres do Mar. A partir das 15h, o bloco, que é sucesso entre os pequenos e suas famílias, levará clássicos do cancioneiro infantil e da MPB com a temática marinha. Ao som de sanfonas, sopros e zabumbas, a trupe promete levar todos em uma viagem lúdica e divertida pelo fundo do mar, passando por sereias, tubarões, estrelas do mar e princesas sem sair da terra firme. Um programão para toda a família!

Classificação indicativa: livre

FEIRA DAS YABÁS NO CCBB – RECONSTRUINDO TERRITÓRIOS E PERTENCIMENTO

Entrada gratuita.

Praça da Pira – 16 de março – 12h

Em março, aportaremos novamente com nosso samba e nossas Yabás no Centro Cultural Banco do Brasil.

Nesta edição, a Feira das Yabás traz como atrações musicais Kiko Horta, Pedro Miranda e Sombrinha. Representando a gastronomia dos quintais suburbanos, as tias trazem para o público pratos como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira, macarrão com carne assada e muito mais.

A Feira levará suas tradições e costumes ao território da zona portuária, tão representativo da cultura negra no Rio de Janeiro, mostrando um outro lado da cultura diaspórica brasileira. Nos cultos afrodescendentes se encontra o culto ao caboclo, numa forma de saudar o dono da terra. Dessa forma, a Feira das Yabás saúda a exposição “Hiromi Nagakura até à Amazônia com Ailton Krenak”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *