Variedades & Tecnologia

Lollapalooza Brasil: Um balanço da edição de 2024

Por: Nelson Laboissiere

Sob nova direção, festival acertou em diversas mudanças, mas ainda tem algumas oportunidades

Lollapalooza Brasil

Entre os dias 22 e 24 de Março, o Autódromo de Interlagos em São Paulo recebeu a 11ª edição do Lollapalooza Brasil. As atrações principais deste ano foram a potência do R&B SZA, o aclamado cantor Sam Smith, os expoentes do rock dos anos 90 e 2000 Limp Bizkit e Blink 182, as bandas de rock alternativo Kings of Leon e Arcade Fire, além da derradeira apresentação da formação clássica dos Titãs na turnê “Encontro”.

Essa foi a primeira edição do Lollapalooza Brasil sob novo comando: após 8 edições com a Time For Fun a frente (as duas primeiras edições, em 2012 e 2013, foram feitas pela Geo Eventos), assume a gigante Live Nation, através da Rock World e C3 Presents.

Alguns desafios encontrados foram a lama, fruto de um clima nublado e chuvoso durante os três dias e que marca presença desde a primeira edição do evento no país, mas que poderia ter o seu impacto reduzido para a acessibilidade de todos; os sons, tanto para os artistas quanto para o público em algumas apresentações, especialmente no palco Alternativo; os cancelamentos de alguns artistas muito esperados como Dove Cameron e Paramore, além de um incêndio ocorrido na madrugada do primeiro dia, que atingiu a central de acessibilidade e impactou o primeiro dia da operação.

Contudo, a organização conseguiu manter os acertos do festival já consolidado para o público brasileiro e implementou algumas melhorias, como a variedade e quantidade de opções de alimentação para o público presente, estrutura de banheiros em containers para uma experiência mais higiênica e confortável, além da operação de transporte variada e com horário estendido. A localização dos palcos sendo mantida foi um acerto, assim como a distribuição de garrafas e água filtrada, através da ação promocional de um patrocinador.

Com uma vasta lista de artistas nacionais, o público pôde conferir apresentações memoráveis de Gilberto Gil (um momento mais do que especial no final de tarde de domingo) e Marcelo D2, que trouxe o samba mais do que presente em sua performance. Rancore, Rael, Baianasystem, Supla e Luísa Sonza também entregaram ótimos momentos. Dos gringos, as bandas Phoenix, Offspring e Thirty Seconds to Mars entregaram shows repletos de hits para alegria dos fãs, mesmo com shows um pouco mais curtos e que não fazem jus as suas discografias e lista de sucessos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *