Variedades & Tecnologia

Perequeté: A Revolução do Cinema Queer Nordestino

Descubra a vibrante revolução do cinema queer nordestino na mostra gratuita “Perequeté”. De 14 a 31 de março no CCBB Rio de Janeiro, mergulhe na estética contestadora que desafia preconceitos e celebra a diversidade

Cinema Queer

Uma mostra cinematográfica gratuita, “Perequeté: cinema queer nordestino”, está prestes a capturar a atenção do público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, de 14 a 31 de março de 2024. O evento promete ser uma celebração efervescente da expressão artística e da elegância desafiadora, encapsulada na palavra “perequeté” – um termo popular para descrever alguém que se adorna com um charme exagerado.

A origem dessa manifestação cultural remonta à década de 1980 em João Pessoa, onde cineastas, principalmente estudantes da Universidade Federal da Paraíba, começaram a produzir filmes com uma estética irreverente. Eles desafiaram o conservadorismo e a opressão da época, utilizando câmeras super-8 para criar obras que questionavam as normas sociais e políticas.

Entre os contribuintes para o chamado Cinema Guei, destacam-se Bertrand Lira, Henrique Magalhães, Pedro Nunes, Lauro Nascimento e o grupo Nós Também. Eles fazem parte da sessão “A onda de filmes Queer em Super-8 da Paraíba”, cujas obras foram recuperadas e restauradas pela Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB), um projeto da associação Cinelimite.

O filme “Perequeté”, de Bertrand Lira, é um marco da mostra, retratando a vida do artista Francisco Marto, que, pela primeira vez em um filme paraibano, compartilha sua experiência com o preconceito e sua jornada no mundo das artes.

Quatro décadas depois, uma nova geração de cineastas do nordeste brasileiro está emergindo, construindo um repertório de obras que redefinem o termo “queer” e dão visibilidade a narrativas anteriormente marginalizadas. A mostra incluirá trabalhos de Breno Baptista, Noá Banoba, Leo Tabosa, Alexandre Figueirôa e R.B. Lima, além de um destaque para o coletivo Surto & Deslumbramento, uma das iniciativas mais inovadoras do cinema pernambucano recente.

Os ingressos para esta jornada cinematográfica são gratuitos e estarão disponíveis na bilheteria do CCBB ou online em [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. Não perca a chance de testemunhar a potência e a energia do cinema queer nordestino em sua forma mais pura e autêntica.

PROGRAMAÇÃO CCBB RJ 

Disponível também no site bb.com.br/cultura 

14/03 (quinta): 

18h – A onda de filmes Queer em Super-8 da Paraíba:Perequeté/Baltazar da Lomba/Era Vermelho seu batom/Closes/Miserere Nobis 

15/03 (sexta): 

18h – Leo Tabosa: Tubarão/Baunilha/Marie/Dinho 

16/03 (sábado): 

17h – Noá Bonoba: O mundo sem nós/Terra Ausente/Nebulosa/Travomantra/Lalabis 

16/03 (sábado): 

19h – Surto e deslumbramento: Vênus de Nyke/O Nascimento de Helena/Sonhos 

17/03 (domingo): 

17h – Breno Baptista: Monstro/Bando Sagrado/Panteras 

21/03 (quinta): 

18h – Alexandre Figueirôa: Eternamente Elza/Kibe Lanches/Piu Piu/Recife, Marrocos/Consuella 

22/03 (sexta): 

18h – R.B. Lima: De Vez Em Quando, Quando Eu Morro, Eu Choro/Beso Rosado/BOYZIN/Adão, Eva e o Fruto Proibido 

23/03 (sábado): 

17h – Leo Tabosa: Tubarão/Baunilha/Marie/Dinho 

19h – A onda de filmes Queer em Super-8 da Paraíba: Perequeté/Baltazar da Lomba/Era Vermelho seu batom/Closes/Miserere Nobis 

24/03 (domingo): 

17h – Breno Baptista: Monstro/O Bando Sagrado/Panteras 

28/03 (quinta): 

18h – Noá Banoba: O mundo sem nós/Terra Ausente/Nebulosa/Travomantra/Lalabis  

29/03 (sexta): 

18h – Alexandre Figueirôa: Eternamente Elza/Kibe Lanches/Piu Piu/Recife, Marrocos/Consuella  

30/03 (sábado): 

17h – Surto e deslumbramento: Vênus de Nyke/O Nascimento de Helena/Sonhos  

31/03 (domingo): 

17h – R.B. Lima: De Vez Em Quando, Quando Eu Morro, Eu Choro/Beso Rosado/BOYZIN/Adão, Eva e o Fruto Proibido 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *