Variedades & Tecnologia

12 de outubro é dia de estreia e festa no CCBB RJ

Dia das crianças, aniversário de 214 anos do Banco do Brasil e  de 33 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro têm programação gratuita para todas as idades

CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro completa 33 anos em 2022. O CCBB RJ simboliza o início do investimento do Banco do Brasil em cultura, Instituição que faz aniversário de 214 anos no mesmo dia.  

Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, o CCBB é marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro.  

O Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares.   

“O ano de 2022 representa a retomada dos eventos presenciais e a festa com muita arte e diversão se espalha por todos os cantos do prédio do Centro Cultural. A programação do dia 12 de outubro é totalmente gratuita e tem opções para toda a família. As crianças receberão um lanche especial”, declara a gerente geral do CCBB RJ, Sueli Voltarelli.   

OSGEMEOS estreia e ocupa rotunda com Gigante no CCBB RJ

A data será marcada pela abertura da exposição OSGEMEOS: nossos segredos, que ocupará todo o primeiro andar com mais de mil itens, além de instalações no térreo e na rotunda do CCBB, onde o público poderá ver as obras Templo e Gigante, instalações pensadas especialmente para o local. É também o último dia para conferir a exposição Playmode, no segundo andar. No quarto andar, Fotógrafos Italianos no florescer da fotografia brasileira, exposição inédita promovida pelo Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro e pela Embaixada da Itália, apresenta perfis e fotografias de artistas italianos que, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, tiveram uma intensa atuação no Brasil. Continua aberto à visitação o Museu BB, com a exposição de longa duração BB e sua história e Oceanofotográfica, mostra de fotografias do acervo itinerante do BB. 

Nos teatros II e III, o Festival Intercâmbio de Linguagens (FIL 2022) traz os espetáculos Pianíssimo, um musical de Tim RescalaVitrolinha, com a Palhaça Rubra, Ler é um espetáculo, com Ivan Zigg, e a reapresentação do sucesso Tatá, o travesseiro. Pelos corredores, a exposição Espinho de arraia e Curupira apresenta obras de Roger de Mello. 

Na biblioteca, o Clube de Leitura CCBB 2022 convida para um bate-papo sobre a obra O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, com o membro da ABL e premiado escritor de literatura infanto juvenil Godofredo de Oliveira Neto.  

O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversos horários de visita mediada à exposição OSGEMEOS: nossos segredos e visitas patrimoniais, contando um pouco da história deste prédio centenário, seu entorno, e sobre o Museu BB. Nas atividades especiais para a data, estão a Hora do Conto e oficina de dança urbana.  

O Espaço Conceito BB conta com as oficinas de arte e tecnologia do Futuro Presente, às 10h, 14h e 16h, e um bate-papo especial, às 18h. 

Mais voltados para o público adulto, o concerto do Música no Museu marca presença com a atração internacional Antique Córdova Ensamble e a peça Ficções, estrelada por Vera Holtz, ocupa o teatro I.

SERVIÇO 

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro 

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ 

  • Segundas: das 9h às 21h  
  • Terças: fechado  
  • Quartas a sábados: das 9h às 21h 
  • Domingos: das 9h às 20h 

Ingressos dia das crianças 

Entrada gratuita, inclusive teatro infantil e adulto 

Exposições: 

OSGEMEOS e Playmode – agendamento na bilheteria física ou no site do CCBB RJ (bb.com.br/cultura) a partir de 03 de outubro. No dia 12, haverá cota de ingressos disponibilizada apenas na bilheteria física. 

Demais atividades: 

Ingressos emitidos 1h antes de cada evento, apenas na bilheteria física. 

Sujeito à lotação dos espaços. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *