Variedades & Tecnologia

O uso da tecnologia no esporte

tecnologia no esporte

A influência da tecnologia no esporte está cada vez mais difundida, tanto a nível profissional, amador e até recreativo. As inovações tecnológicas conseguiram se adaptar a um campo tão complexo como o esporte, oferecendo instrumentos de medição precisos, materiais que melhoram o desempenho e dispositivos que previnem lesões ou facilitam a recuperação de atletas.

Para que serve a tecnologia no esporte?

As aplicações da tecnologia no esporte e na atividade física abrem um novo capítulo em competições, treinamento e cuidados com atletas. Até mesmo para promover novos tipos de eventos como a corrida digital.

Nesse sentido, novas tecnologias são então aplicadas ao design de materiais para vestuário, calçados ou instrumentos esportivos. Eles também estão se tornando o melhor aliado dos treinadores, pois permitem monitorar o desempenho dos atletas e programar melhor os períodos de treinamento e descanso.

Desde aplicativos esportivos até tecnologia de ponta para analisar o desempenho de atletas para prevenir lesões ou auxiliar na recuperação, a tecnologia revolucionou o setor esportivo nos últimos anos.

As novas tecnologias no esporte também estão se tornando o braço direito dos árbitros, facilitando a comunicação ou auxiliando-os em decisões difíceis. E eles já são aplicados em sistemas de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões esportivas.

Vantagens da tecnologia no esporte

Protege a saúde do atleta

O uso de novas tecnologias no esporte permite que os atletas sejam monitorados para evitar esforços excessivos que podem causar lesões. Além disso, ela também contribui para tratamentos perfeitos para facilitar a recuperação dos atletas. 

Graças à eletroestimulação, por exemplo, certos grupos musculares podem ser mantidos em forma mesmo que o atleta não possa treinar, o que possibilita uma recuperação acelerada.

Decisões mais precisas e justas

Sistemas de super câmera lenta, circuitos de vídeo fechados ou VAR minimizam a margem de erro dos árbitros, fornecendo-lhes informações para que possam tomar decisões melhores e mais justas, de modo que essa tecnologia já foi adotada em diversos esportes como futebol, rugby, tênis e atletismo.

Coleta dados valiosos

Outro benefício da tecnologia no esporte é que ela coleta uma grande quantidade de dados que permitem um acompanhamento mais preciso do treinamento e do desempenho. 

Os instrutores então podem usar essas informações para planejar cargas de trabalho e otimizar o treinamento de acordo com os objetivos e necessidades de cada atleta de maneira ainda mais personalizada.

Desempenho de energia

O uso da tecnologia no esporte melhora o desempenho dos atletas. Suas aplicações são múltiplas, desde a criação de novos materiais mais resistentes ao contato e velocidade de movimento até câmaras hiperbáricas que simulam condições de altitude de até 2.000 metros acima do nível do mar para melhorar a capacidade respiratória dos atletas.

tecnologia no esporte

Exemplos de aplicações da tecnologia no esporte

Termografia

Esta tecnologia permite avaliar a temperatura da superfície dos atletas para identificar lesões ou riscos de lesão no desporto, permitindo ainda o acompanhamento de tratamentos de reabilitação e regresso à prática desportiva.

Sistemas de rastreamento de jogadores

Os sistemas de posicionamento e rastreamento de jogadores fornecem informações valiosas em esportes coletivos, como futebol ou basquete, ajudando os treinadores a conhecer melhor os jogadores e tomar decisões mais informadas durante a competição, treinamento ou descanso.

Realidade Virtual

Hoje, com a revolução digital e os novos conceitos de interação, muitas foram as áreas que evoluíram de acordo com as necessidades dos usuários nos conteúdos online. No caso, a realidade virtual permite interagir com o outro lado do ecrã, através de processos digitais, complexos, com mais velocidade e objetividade para que o usuário navegue no mundo do esporte estando no conforto de sua casa.

E no que toca a esse ponto, os maiores exemplos são o poker e o xadrez. No caso do poker, este esporte mental transformou sua forma de interação no meio online. Com a RV é possível participar em eventos de poker em ambientes 3D em plataformas especializadas com óculos de realidade virtual para uma experiência imersiva. Já o xadrez, com o desenvolvimento de plataformas online e consoles ganhou um videojogo compatível com Realidade Virtual, o Chess Ultra.

Aplicativos de esportes

A tecnologia democratizou e promoveu a prática do esporte. Com smartphones, aplicativos esportivos e/ou pulseiras de atividades, muitas pessoas podem monitorar indicadores como intensidade do exercício, distância percorrida, rota, número de calorias consumidas, força máxima, número de passos ou frequência cardíaca para avaliar seu progresso.

Muitos benefícios ainda estão por vir

O uso da tecnologia no esporte é uma tendência que será cada vez mais forte nos próximos anos e décadas, de forma que os atletas e fãs colherão ainda mais benefícios no futuro com a chegada de novas ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *