Variedades & Tecnologia

A valorização da sustentabilidade e um Brasil mais ecológico

Entre as novas gerações, como os Millenials e a Geração Z, existe uma adoção quase natural de hábitos mais sustentáveis

valorização da sustentabilidade

O impacto ambiental e a opção por um estilo de vida mais amigo do planeta são questões cada vez um pouco mais populares por todo o mundo. Principalmente entre as novas gerações, como os Millenials e a Geração Z, existe uma adoção quase natural de hábitos mais sustentáveis e escolhas que têm o objetivo de proteger a casa de todos os seres humanos. Essa valorização da sustentabilidade vem tendo maior destaque no Brasil, onde a floresta se assume como maior símbolo e bastião. Esse culto da floresta não acontece apenas pela proteção dos espaços verdes, mas também por uma crescente utilização da floresta e do seu imaginário em áreas diversas, como o esporte, o entretenimento, as artes, o marketing, a moda ou o turismo.

Viagens mais rápidas, isoladas e… ecológicas

Ao contrário do que acontecia há 10 anos, as práticas sustentáveis não estão mais ligadas somente às ações do dia-a-dia. Atualmente, as pessoas têm preocupações ambientais até na hora de planejar suas férias. O Ecoturismo é uma tendência na hora de escolher um destino de férias e a procura por viagens com propostas mais sustentáveis e ambientais é maior ano após ano.

Esta alteração de prioridades acontece devido aos benefícios conhecidos do contato com a natureza e por um fenômeno de aceitação maior da floresta em troca, por exemplo, da praia ou da cidade. Essa popularidade da floresta é notória em plataformas como o Instagram ou o Strava. A presença destes temas em eventos de renome, como a Semana do Clima de Nova York, também ajuda a sensibilizar as pessoas para estas questões. Desse jeito, muitas paisagens naturais ganharam uma nova popularidade entre os turistas.

O Marketing Verde e uma imagem sustentável

Este não é um fenômeno novo, mas as marcas estão cada vez mais empenhadas em falar de questões ambientais e construir um discurso semelhante ao de seus seguidores ou clientes. Em muitos casos, a primeira motivação das empresas é investir em sustentabilidade para melhorar a imagem, sendo o interesse genuíno no assunto um ponto secundário, mas que acaba crescendo com o tempo e, consequentemente, beneficia tanto as companhias quanto os consumidores – visto que aproxima a marca do seu público e cria uma imagem mais positiva.

Contudo, existem também empresas que surgem tendo como missão primordial contribuir para um mundo melhor, como é o caso do aplicativo Too Good to Go, disponível no Brasil. É esperado que este tipo de negócios de reaproveitamento de comida ou de produtos recondicionados aumente no futuro.

Mais referências ambientais no entretenimento

Para além de fazer a diferença com suas escolhas e preferências, as pessoas muitas vezes têm uma predisposição maior para consumir conteúdos associados ao ambiente ou que tenham uma estética típica da natureza. O jogo “Wonder Woods”, disponível em alguns sites de cassino online, usa a floresta como cenário para a sua narrativa e constitui um exemplo de produto cujo foco é mais natural. A tranquilidade associada à natureza e a adrenalina suscitada pelo jogo criam uma experiência única, pois contrastam a calma que a floresta propicia com o entusiasmo que um jogo online gera, fornecendo ao usuário uma diversão equilibrada, que relaxa e entretém simultaneamente. Na música, a banda francesa Gojira faz sucesso cantando sobre temas ambientais e alertando para a proteção das florestas. Nos shows da banda de heavy metal existem sempre adereços alusivos à natureza e à sustentabilidade do planeta. No ramo de filmes e séries, o documentário Cowspiracy foi um dos mais vistos na Netflix e fez com que muitas pessoas tenham optado por mudar seus hábitos alimentares.

Esta valorização da sustentabilidade visível na alteração de comportamentos e na maior frequência de utilização de referências ambientais se reflete, obviamente, em resultados positivos para o ambiente. O índice de reciclagem de alumínio, por exemplo, é de 98% no Brasil, ultrapassando países como o Japão (92%) ou os EUA (65%).

Para além dos casos referidos, a valorização da sustentabilidade acontece também em áreas mais improváveis, como a moda. O Brasil Eco Fashion Week alertou para a moda sustentável no início do ano e será normal que esta indústria se adapte cada vez mais às carências do ambiente. Aliás, só uma revolução sustentável em todas as áreas servirá aos interesses de um planeta mais azul e com menos alterações climáticas. Para já, os passos podem até parecer curtos em muitas indústrias, mas existem melhorias claras acontecendo no Brasil, o que mostra que o país está procurando rumar a um mundo mais sustentável.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *