Variedades & Tecnologia

Sexta-feira 13 e as supostas origens da superstição

Muitas pessoas não fazem ideia, mas ao longo dos séculos, o número 13 foi visto de forma desfavorável por diversas culturas ao redor do mundo

Sexta-feira 13

É sempre assim, basta chegar uma sexta-feira 13 para o povo ficar alvoroçado, envolto em muitas superstições, algumas até extremamente absurdas, e sair por aí catando histórias e curiosidades. Aí, resolvemos aproveitar que todo mundo está amando a nossa série “Hoje na História” (aproveita para conferir), onde estamos compartilhando várias curiosidades e fatos históricos, para falar um pouco sobre como começou essa história de sexta-feira 13 ser um dia de azar.

Ao longo da História, o número 13 foi visto de forma pejorativa e desfavorável nas mais diversas culturas, tradições e religiões ao redor do mundo. Com o passar do tempo, dada a carga negativa em torno do número, muitas pessoas passaram a temer tudo ligado ao 13. 

Por exemplo, quando este número cai em uma sexta-feira 13 é pior ainda. Ao redor do mundo — inclusive no Brasil — existem superstições que a data seria amaldiçoada, sendo amplamente temida por parte da população. 

Contudo, mesmo não tendo explicações plausíveis para o número 13 ser indesejado, suas origens estão diretamente ligadas a fatos históricos e lendas antigas — principalmente relacionadas a crenças religiosas.

Venham comigo, pelos caminhos mais escuros de nossa história, tentar desvendar as origens do número que, quando junto a uma sexta-feira, compõe a data mais temida e menos auspiciosa do calendário.

A superstição do número 13

De acordo com a numerologia não há nada de errado na sexta-feira 13. Para a maioria das pessoas, também não existe nada de plausível ou especial na numerologia, contudo, o medo do número 13 faz parte das tradições supersticiosas de muitas culturas.

De tão frequente, existe um nome para a fobia relacionada a ele — a Triscaidecafobia. Já o transtorno psicológico no qual a pessoa tem medo ou aversão específica à sexta-feira 13 é chamado parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Tal é a influência difundida por esse pavor que, na antiga Constituição do Espírito Santo, não figurava o artigo 13, suprimido provavelmente por conta da cisma do legislador. A superstição também está presente no mercado imobiliário, principalmente no norte-americano.

Em Nova York, estima-se que cerca de 90% dos edifícios não contam com o 13º andar. Na cidade é comum que os pavimentos pulem do 12º para o 14º piso, e muito elevadores saem de fábrica sem o botão de número 13.

No Brasil, três dos mais famosos prédios da cidade de São Paulo, aboliram a utilização do número 13, o edifício do Banco Safra, inaugurado em 1988, o da torre norte do Centro Empresarial Nações Unidas, do ano de 2000, e o do Novotel Jaraguá, de 1954.

As supostas origens 

As origens da superstição não são claras, contudo, há várias teorias para o 13 ser considerado um número desfavorável. Uma delas tem origem no século 14, quando o rei da França, Filipe IV, considerou que a Ordem dos Cavaleiros Templários era ilegal. No dia 13 de outubro de 1307, o monarca decretou que os membros da ordem fossem presos. Acusados de heresia, todos os cavaleiros que estavam em território francês foram perseguidos e detidos, torturados e executados em fogueiras. 

Em 1314, o último grão-mestre Jacques de Molay foi preso em Paris e queimado vivo em praça pública. Enquanto ardia nas chamas, Jacques teria lançado uma maldição sobre o rei, o papa e o conselheiro Guilherme de Nogaret, dizendo que os três seriam convocados perante o tribunal de Deus no prazo de um ano. Coincidentemente, o trio morreu no prazo de um ano.

A propósito das superstições ligadas a sexta-feira 13, no judaísmo ela não existe. Em hebraico, sistema onde os numerais são escritos com letras do alfabeto, 13 é um número extraordinariamente positivo. Segundo a gematria, 13 é o valor numérico das palavras amor e unidade, denotando uma ligação intrínseca entre elas.

Do ponto de vista religioso, o Antigo Testamento revela que a data em que Eva teria oferecido a maçã a Adão, e também aquela marca o início do grande dilúvio, teria ocorrido em uma sexta-feira. Há também quem relacione a data à Última Ceia, ocasião em que Jesus Cristo se reuniu com seus 12 apóstolos, um dia antes de ser crucificado na sexta-feira.

Em alguns aspectos, essa crença encontra seu símile na mitologia nórdica. Quando Odin estabeleceu seu reino na Escandinávia, convocou 12 sábios, para administrarem, celebrarem os rituais e predizerem o futuro. Reuniu-os, então, em um grande banquete no Valhalla. Contudo, Loki teria aparecido sem ser convidado e tratou de armar uma confusão. A traquinagem foi tanta que por engano Hodur, o deus cego, assassinou Balder, deus do Sol. A partir disso, surgiu a crendice de que 13 pessoas reunidas em um jantar é desgraça certa.

A história ilustra, ainda, o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval como provável origem do temor. Antes de se converterem, os escandinavos eram politeístas e tinham grande admiração por Friga, deusa do amor, da beleza e que daria origem ao nome Friday.

De maneira a criminalizar tal devoção, a Igreja passou a amaldiçoa-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para lançar pragas contra o mundo dos homens.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, um dos maiores vencedores da história do futebol mundial e um dos nomes mais respeitados no esporte, Mário Jorge Lobo Zagallo, o Zagallo, assim como muitas outras pessoas no mundo todo, interpreta o número 13 com um significado completamente oposto. Por meio da somatória de seus dígitos, é um numeral compreendido como um forte indício de boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *