Variedades & Tecnologia

Quer Trabalhar Como Freelancer? Veja Como Começar

Trabalhar como freelancer é uma escolha de carreira que vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. Essa é uma opção muito desejada por profissionais em busca de uma melhor qualidade de vida ou da possibilidade de “ser o próprio chefe”. E muitos iniciantes preferem as oportunidades de trabalho remoto e independente para trabalhar naquilo que gostam, com liberdade para realizar outras aspirações pessoais.

Freelancer

Essa tendência também é crescente em muitas empresas, que já contam com a colaboração de freelancers, além dos diversos sites e ferramentas disponíveis para ajudar na busca por esse tipo de contratação. 

Seja qual for a sua motivação para começar a trabalhar como freelancer, confira neste artigo as principais dicas para construir uma carreira de sucesso. 

Empregue suas Habilidades ao Trabalhar Como Freelancer

As habilidades que você tem a oferecer serão os principais pilares de sua carreira como freelancer. Por isso é importante saber quais de suas habilidades estão em alta demanda ou são difíceis de encontrar no mercado — e costumam atrair mais clientes. 

Para identificar suas habilidades mais rentáveis, observe suas antigas experiências de trabalho. Afinal, é provável que outras pessoas queiram pagar você para atuar em uma função similar ou executar determinadas tarefas nas quais você tem alto desempenho ou demonstra excelência. Além disso, você também pode contar com outras habilidades desenvolvidas em cursos ou até por autoaprendizado. 

A dica, então, é fazer uma lista de suas habilidades e pesquisar online quais são as mais procuradas no mercado.  Assim você pode encontrar uma conexão entre os serviços que você pode prestar e as empresas que têm essa mesma demanda.

Estes são alguns exemplos de habilidades com as quais você pode começar uma carreira de freelancer: 

  • Escrita
  • Design Gráfico
  • Ilustração
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • Edição de Vídeo e Vídeo-grafismo 
  • Edição
  • Redação Publicitária ou de Conteúdo 
  • Análise de Dados 
  • Fotografia
  • Desenvolvimento de AI (Inteligência Artificial) 
  • Tradução
  • Atendimento ao Cliente
  • Vendas 
  • Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
  • Gestão de Projetos 
  • Pesquisa de Consumo
  • Marketing de Redes Sociais
  • Programação
  • Coaching de Carreira 
  • Segurança Cibernética 
  • Geração de Leads
  • Mineração de Dados 
  • Marketing Digital

Crie um Portfólio ou Currículo para Se Promover

A confiança é um dos fatores essenciais para conquistar os clientes. Ao se promover como profissional freelancer, você deve transmitir capacidade de realizar um serviço de qualidade, que atenda às orientações recebidas e seja entregue no prazo estipulado. 

A melhor maneira de demonstrar isso é apresentando exemplos de trabalhos que você já tenha executado, seja através de um portfólio ou de currículo online que destaque o seu potencial de sucesso e inspire credibilidade. 

Mas mesmo que você ainda não tenha nenhuma conquista profissional para exibir, isso não deve impedir você de começar a sua carreira de freelancer. Você pode incluir no CV algum trabalho voluntário ou projeto realizado com amigos ou na faculdade, por exemplo.

Caso você não tenha experiências relevantes para apresentar, vale criar alguns exemplos de tarefas que você poderia executar ou até se oferecer para realizar alguns trabalhos não-remunerados até montar o seu portfólio. 

Se você pretende trabalhar com textos publicitários, por exemplo, você pode apresentar suas ideias de slogans e campanhas fictícias. Deixe sua criatividade fluir. Quanto mais o seu trabalho se destacar, maiores serão as suas chances de contratação. 

Encontre Seu Público-Alvo

Ao se preparar para a prospecção de clientes, é importante pensar em um público-alvo que precisa daquilo que você tem a oferecer. Em outras palavras, você deve se promover com foco nas empresas que possam se beneficiar com seus serviços e para as quais você gostaria de trabalhar como freelancer. 

Para isso, use “personas” que representem os seus clientes ideais. Pesquise bastante e use a imaginação para criar nomes, características e cenários, levando em conta os desafios que esses contratantes fictícios possam estar enfrentando e os objetivos que eles desejam conquistar. Com suas “personas” bem definidas, é mais fácil criar estratégias para atrair e conquistar clientes.

Aqui estão alguns exemplos de perfis de clientes de vários segmentos que podem estar em busca de freelancers: 

  • Donos de pequenas lojas de roupas que pretendem aumentar a presença online através do marketing digital
  • Agências de marketing de médio porte que desejam terceirizar seus trabalhos de design gráfico
  • Empresas internacionais de produção de conteúdo que contratam nômades digitais para traduzir e escrever textos em seus idiomas de origem 
  • Startups com interesse em promover suas inovações tecnológicas em algum mercado em especial 
  • ONGs que desejam ser encontradas de forma mais fácil por potenciais doadores nos mecanismos de busca

Ao criar suas “personas” não deixe de pesquisar se elas teriam intenção e disponibilidade financeira para custear seus serviços. Depois, parta para a ação e levante empresas reais que se encaixem nos perfis imaginados.

Procure montar uma lista de 50 a 100 clientes ideais, com informações básicas e contatos. E essa lista pode ser ambiciosa: a dica é mirar longe para chegar mais longe.

Desenvolva um Método para Conquistar Clientes

Há diversos métodos que você pode adotar para conquistar clientes. Cada um deles apresenta vantagens e desafios, mas todos podem se tornar mais eficientes com algumas adaptações a seu modo. Veja alguns dos métodos mais comuns: 

  • Abordar diretamente os clientes em potencial: Uma das maneiras mais vantajosas de trabalhar como freelancer é atender diretamente os clientes. Os principais benefícios desse método são evitar as taxas cobradas por plataformas que intermediam as contratações e ter uma demanda frequente por seus serviços. À medida que você vai aprendendo a lidar com as necessidades de um cliente, é possível criar um relacionamento de longo prazo que facilita as coisas para ambos os lados. Para isso, você pode fazer contato direto com empresas que combinam com seu público-alvo usando plataformas como o LinkedIn e abordagens por e-mail ou telefone. O maior inconveniente desse método é o tempo que leva para prospectar e abordar clientes. 
  • Oferecer seus serviços a agências: Outro método para conseguir clientes é se conectar a uma empresa que repassa trabalhos para freelancers — por exemplo, uma agência de fotografia que representa diversos talentos e possui contatos no meio publicitário e editorial. Essa é uma boa estratégia para fazer seu nome no mercado, mas você vai depender das oportunidades prospectadas pela agência (que desconta uma porcentagem dos cachês pela intermediação do trabalho). Além disso, você não deve propor contratações diretas aos clientes com quem trabalhar na condição de agenciado. 
  • Cadastrar-se em plataformas para freelancers: As plataformas que conectam freelancers a oportunidades de trabalho estão entre as formas mais populares de busca por clientes. Em sites como RockContent, GetNinjas e Upwork, você pode encontrar vários projetos de acordo com suas preferências e se candidatar a realizá-los. Cada plataforma tem as próprias regras e cobra taxas pelos serviços envolvidos nessa intermediação. E ainda pode ser desafiador enfrentar a concorrência com um perfil de recém-chegado, mas nada que você não contorne com persistência e avaliações positivas em seus primeiros “jobs”. 
  • Encontrar trabalhos fazendo networking: Se você já tem alguns contatos em seu meio ou conhece pessoas que possam conectar você a potenciais clientes, esse é um excelente método para emplacar seus primeiros projetos. Afinal, uma indicação de alguém é como um voto de confiança. Isso é ainda mais útil para atestar a sua credibilidade quando você tem poucos trabalhos (ou ainda não tem nenhum) para referência.

Seja qual for o seu método preferido entre os mencionados acima, o ideal é fazer uma combinação de todos ao iniciar a sua carreira como freelancer. Até gerar uma boa demanda por seus serviços, experimente cada metodologia para conseguir os primeiros projetos com mais agilidade e descobrir o que funciona melhor para você. 

Prepare-se para Trabalhar Como Freelancer

Ser freelancer é uma escolha que pode ser feita por diferentes perfis profissionais e se adapta a diferentes mercados de trabalho. Para começar nessa nova modalidade de carreira, decida quais de suas habilidades e experiências anteriores servirão de base para os serviços que você vai prestar, monte um portfólio ou currículo para se promover e aproveite todas as dicas deste artigo para conquistar seus clientes. E não deixe de se registrar legalmente para trabalhar como freelancer garantindo seus direitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *