Variedades & Tecnologia

Embaixada americana reabre para emissão de vistos de estudo

Com os vistos de estudo, brasileiros não precisarão mais passar 14 dias em outro país antes de entrar nos Estados Unidos

vistos de estudo

Em maio, alguns estados americanos iniciaram uma campanha de vacinação de turistas que forem visitar as terras estadunidenses. Essa movimentação levantou diversos debates sobre ética e desigualdade, mas o fato é que não há irregularidades legais para essa movimentação e, para os que têm condições, é uma oportunidade de adiantar a imunização sem furar a fila brasileira.

Também criou-se questionamentos sobre o motivo do país estar oferecendo suas vacinas a estrangeiros. Além do fato de movimentar a economia do turismo, há doses de sobra, visto que muitos americanos, por conta de teorias da conspiração e resistências de algumas comunidades, não estão se vacinando.

Os brasileiros que desejam ir para fazer o “turismo de vacinação” precisam ter a dupla cidadania, ou passar por uma quarentena de pelo menos 14 dias em um país que tenha voos permitidos para os Estados Unidos. Todavia, para os indivíduos que têm o visto de estudante não há mais a necessidade de cumprir esses 14 dias isolados. Para os que não possuem o visto de estudante há várias opções no México, em que é possível aproveitar o tempo nas praias do país. Ao final, é necessário que apresente um teste negativo da Covid para, então, conseguir um embarque rumo às terras norte-americanas.

Com essa promessa, buscadores de viagem viram a procura de voos rumo aos EUA aumentarem. Em maio, só o buscador Kayak registrou 719% mais procuras de voos rumo à Nova York em relação ao mês anterior. Miami, Los Angeles e Orlando também tiveram um grande aumento (527%, 421% e 398% respectivamente).

Os beneficiados com esse programa, entretanto, eram apenas aqueles com documentos em mãos, já que a Embaixada Americana no Brasil parou de emitir vistos em 2020 por conta da pandemia. Agora, após um ano da suspensão, a Embaixada voltou a realizar agendamentos para o pedido de vistos de estudo no exterior.

Eduardo Heidemann, diretor da TravelMate , empresa associada da Belta (Associação que certifica a credibilidade das agências de intercâmbio brasileiras), explica que “para conseguir um visto F1 é necessário já estar aceito em alguma instituição de ensino nos EUA”. Enfatizou que os programas devem ter início a partir do dia 1º de agosto, além disso, relembrou que a entrevista no consulado é de forma presencial e o embarque pode ser feito até 30 dias antes do início das aulas. Por isso, a importância de já aproveitar este mês de Junho para adquirir o intercâmbio.

Para a emissão dos vistos de estudo é necessário comprovar matrícula em instituições de ensino nos Estados Unidos, preencher três formulários (I-20, DS-160 e I-901), pagar a taxa de solicitação e a SEVIS (Student and Exchange Visitor), agendar a entrevista e entregar a documentação. Essas e mais informações estão disponíveis no site da Embaixada Americana .

Com esse tipo de vistos de estudo, é possível ir ao exterior fazer um curso de idiomas, um programa high school ou higher education em alguma universidade americana e, ainda, aproveitar e se imunizar em outro país, sem os gastos da quarentena no México. “É uma ótima oportunidade para quem vem postergando o sonho de estudar nos Estados Unidos. Além de fazer um intercâmbio, estar imunizado contra a doença que aflige todo o mundo há quase 2 anos é uma ótima oportunidade”, comenta Eduardo Heidemann.

Não esqueça do seu seguro viagem

Agora que você já está por dentro de todas estas dicas, não custa reforçar que contratar um Seguro Viagem é essencial para a sua tranquilidade durante a viagem. Lembrando, inclusive, que se seu destino for a EUROPA, ele é OBRIGATÓRIO.

Confira nossa matéria sobre Seguro Viagem onde a gente juntou tudo o que você precisa saber sobre o assunto, as melhores dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica para usar o celular em suas viagens

Poder usar seu celular em qualquer lugar do mundo é no mínimo excelente, já que podemos acessar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, de reservas, e claro, o GPS que garante uma economia na hora de alugar um carro.

Ficar conectado com todo mundo através das redes sociais, conversar em tempo real e acompanhar o trânsito e horário dos transportes públicos é no mínimo muito mais cômodo. Acho que já deu para entender que usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo para que sua viagem seja um sucesso, não é? Então, confira aqui nossa sugestão para incluir o Chip Internacional no seu planejamento de viagem e ficar muito mais conectado.

Muito mais dicas de viagem no Instagram e no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também nosso instagram e o nosso canal no Youtube. Tem várias publicações e vídeos incríveis, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar suas viagens. Não esqueça de se inscrever e ativar as notificações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *