Variedades & Tecnologia

Como manter contato com familiares e amigos durante as suas viagens

Um dos lados negativos de ser um viajante a longo prazo é precisamente o afastamento daqueles que mais amamos: os familiares e amigos de longa data. Este é um dos fatores que leva muitas pessoas a adiar o sonho de percorrer o mundo durante meses a fio, conhecer novas pessoas e culturas, e colecionar experiências.

Como manter contato

Felizmente, hoje em dia é relativamente fácil manter o contato e continuar a passar momentos de qualidade com quem nos é querido, ainda que à distância. É claro que a proximidade física é essencial para o nosso bem-estar e para fomentar relações pessoais, mas há algumas formas eficazes para enganar a saudade e alimentar as amizades através da internet.

Programas de chat e vídeo

O progresso tecnológico veio facilitar e automatizar vários aspectos das nossas vidas. A comunicação é precisamente um deles. Nesse aspecto, as redes sociais vieram dinamizar completamente a forma como falamos uns com os outros, e até de como nos relacionamos. Foi talvez uma das maiores conquistas destas plataformas. Fazer uma chamada de vídeo com boa qualidade é agora um processo simples, gratuito e acessível, graças a programas e aplicações como o Messenger ou o Whatsapp – sendo que, curiosamente, ambas pertencem ao gigante Facebook.

Mas existem outras ferramentas para este efeito, como o Zoom, o Discord, o Skype, ou o FaceTime, por exemplo. Basta escolher a que mais é interessante e utilizá-la para manter a conversa em dia. E não se esqueça que há chamadas de grupo para reunir com todo o mundo de forma simultânea.

Jogos Online

Para além de serem uma fonte inesgotável de divertimento, os jogos online podem ter também uma componente social muito forte. Basta escolher o jogo certo e uma companhia agradável, e está garantida uma fantástica sessão de gaming que irá fortalecer laços sociais.

Esta é uma excelente forma de manter uma convivência de grande qualidade com os seus amigos e familiares durante uma viagem, por isso reserve uma horas da sua semana para esta atividade (e avise os seus companheiros de jogo antecipadamente para não haver confusões – principalmente se estiverem em diferentes fusos horários).

Muitos jogos online têm ferramentas de chat por voz incorporadas no próprio jogo, mas os entusiastas costumam utilizar programas específicos como o TeamSpeak ou os já mencionados Skype e Discord para falarem e conviverem de forma mais dinâmica enquanto jogam. Em termos de jogos, a oferta é grande e variada. Entre os mais populares estão o Fortnite, o Fifa, o League of Legends, o Among Us, ou o Fall Guys. Para quem prefere jogos de cartas, há como opção as mesas de cartas, o Uno, ou mesmo o tradicional jogo da Sueca.

Postais

Para além de funcionarem como um ótimo souvenir, os postais podem adquirir um enorme valor sentimental, especialmente neste mundo tão virado para o formato digital. Se for um viajante, vá comprando um postal em cada cidade que visita, escreva uma mensagem especial, e envie para aqueles de quem tem mais saudades. Eles certamente ficarão felizes com a recordação.

Como manter contato

Dica: você pode criar e enviar facilmente o seu próprio postal, com uma fotografia tirada por você mesmo e uma mensagem à sua escolha, através do website ou aplicativo do IPostal.

Comece um blog

Se sempre teve vontade de começar um blog, a sua viagem de longa duração pode ser uma boa desculpa para finalmente o fazer. Com as experiências que vai viver e os fantásticos locais que vai visitar, o conteúdo certamente não vai faltar.

Mas é claro que você não precisa começar um blog aberto ao público se não quiser partilhar as suas aventuras com todo o mundo. Pode simplesmente criar um pequeno grupo privado no Facebook, convidar todos os seus amigos e familiares para o mesmo, e ir atualizando ao longo do tempo com fotografias e textos sobre os pormenores da sua viagem. Ao contrário dos postais, estas publicações permitem uma interação mais direta com os seus entes queridos, que podem comentar e reagir àquilo que for partilhando.

Este pode também ser um excelente exercício de reflexão pessoal e uma forma de armazenar as memórias de experiências fascinantes. Uns anos mais tarde, revisitar estas publicações vai certamente reavivar todas as vivências e pequenos detalhes que muitas vezes ficam apenas perdidos no tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *