6 alimentos que favorecem os cuidados com a pele

Saiba quais alimentos servem para quê e o que não deve faltar na sua dieta

cuidados com a pele

A rotina de cuidados com a pele está em alta. O chamado skincare lotou as redes sociais, com dicas de produtos para a pele no dia a dia. Entretanto, além do uso de produtos adequados e do consumo de água, a alimentação é igualmente importante para quem deseja ter uma pele bonita e saudável.

Ter uma dieta equilibrada ajuda a dar elasticidade e firmeza à pele, além de auxiliar na hidratação, no controle da oleosidade e evitar o aparecimento de rugas e manchas. Por isso, o consumo de alguns nutrientes como fibra de colágeno, elastina e outros é essencial. Tão importante quanto consumi-los é manter a regularidade no consumo, para maior qualidade do tecido cutâneo.

Legumes, frutas e verduras são extremamente importantes para manter a pele hidratada, saudável e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Pensando nisso, separamos a seguir quais alimentos não podem faltar na sua dieta para complementar a sua rotina de cuidados com a pele. Confira!

Couve-flor

A couve-flor, além de ser rica em fibras, fósforo, magnésio, folato e vitaminas B6, C e K, também é rica em histidina, que impede que os raios solares causem danos ao tecido cutâneo. 

Limão

O limão faz inúmeras funções ao ser ingerido: além de ser um excelente adstringente, capaz de trazer firmeza e clarear a pele, também aumenta a produção de colágeno, combate os radicais livres e ajuda reduzir as cicatrizes de acne. Sua casca também contém flavonoides, que previnem o aparecimento de câncer. Contudo, seu uso tópico não é recomendado, por causar queimaduras e manchas quando exposto à luz solar.

Mamão

A papaína, que é uma enzima presente no mamão, é capaz de renovar e hidratar a pele, desobstruir os poros, tornar cicatrizes de acne mais amenas e prevenir o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, a fruta também é rica em potássio, magnésio, vitamina A e C, que dão elasticidade e firmeza à pele, e diminui a aparência de rugas e linhas de expressão.

Batata-doce

A batata-doce é rica em betacaroteno, que reduz o aparecimento de acne, diminui rugas e linhas de expressão, protege contra a despigmentação da pele, obstrução dos poros e combate o processo inflamatório causado por radicais livres.

Couve

A couve é um alimento extremamente nutritivo, rico em vitaminas, minerais, fibras e compostos biologicamente ativos. Possui propriedades detox e antioxidantes, estimulando a produção de colágeno e a renovação celular, além de reduzir a hiperpigmentação da pele e ajudar na cicatrização da acne. O seu consumo torna a pele mais uniforme e saudável.

Abóbora

O consumo da abóbora é capaz de restaurar o pH, suavizar a pele e equilibrar a oleosidade. A abóbora é rica em fibras, zinco, enzimas e alfa-hidroxiácidos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *