Skincare: saiba quais são os principais cuidados com a pele no verão

Estação mais quente do ano exige atenção maior à hidratação e à proteção solar, principalmente para quem tem melasma

Skincare

O verão é, indiscutivelmente, a estação mais quente do ano. Com altas temperaturas e sol constante, normalmente, o tempo é aproveitado em praias ou piscinas, que possibilitam a sensação de refrescamento e diversão das pessoas. O ponto de atenção neste período é, justamente, em relação à pele, que fica mais exposta ao sol, cloro, água do mar e suor. Por isso, é importante redobrar a atenção com os cuidados básicos.

Embora pareça complicado, há formas simples de prevenir problemas como o ressecamento e as manchas na pele durante o verão. A atenção aos horários de exposição ao sol, a forma como lavar a pele e os produtos para hidratar e proteger são passos imprescindíveis, principalmente porque o sol, baixa umidade, pouca hidratação, poluição e maus hábitos podem acabar com a saúde da pele, incluindo qualquer ganho significativo dos meses anteriores.

Veja quais são os principais cuidados com a pele no verão.

Proteção é a regra

É muito comum passar horas na praia ou à beira da piscina e acabar esquecendo o protetor solar. Acontece que ele é um item essencial não só no verão, mas o ano todo. A função dele é barrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, para evitar queimaduras na pele. Essa capacidade também ajuda na prevenção de doenças de pele, como câncer e manchas.

“O ideal é um FPS entre 30 e 40 para o dia a dia e acima de 50 na exposição, lembrando que os protetores em gel e fluido são menos resistentes à água e ao suor do que os cremes mais espessos”, explica a dermatologista Marcela Studart, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, há os horários mais indicados para a exposição solar: antes das 10h e depois das 16h. Isso porque o índice de radiação solar é mais alto nessas horas. Também é preciso reaplicar o produto a cada duas horas em todo o corpo, principalmente quando estiver usando biquíni ou sunga.

Limpeza da pele continua valendo

Mesmo com o dia na piscina ou no mar, limpar a pele em casa com o auxílio de um sabonete próprio para o seu tipo de pele – oleosa, mista ou seca – continua sendo importante. Essa etapa de cuidado pode ser complementada por um tônico facial, e, uma vez na semana, um esfoliante deve ser aplicado para remover as impurezas mais profundas.

Especificamente para peles oleosas, que apresentam ainda mais oleosidade no verão, Marcela compartilha mais dicas. “Use sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade, depois um tônico e finalize com um bom hidratante matificante”, recomenda ela.

Hidrate por dentro

A hidratação da pele é importante e deve ser feita diariamente. Contudo, também é preciso hidratar-se internamente. O recomendado é beber dois litros de água por dia para manter os órgãos e as partes do corpo em pleno funcionamento – e a pele não foge dessa regra. Essa é uma dica simples e que, caso não seja seguida, pode colocar todas as outras em risco, já que, por mais que os cremes sejam eficazes, a má ingestão de água pode atrapalhar o desempenho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *